Corpo Docente

Ana Carolina C. Albuquerque

As aulas da professora Ana são planejadas para que Direito Internacional não seja um problema para o candidato. No curso de resolução de questões (CRQ), o objetivo é mostrar aos alunos que não há mistérios na prova de DIP da primeira fase do CACD, mas é preciso ter conhecimento consistente dos conceitos essenciais da disciplina. A professora é Bacharel (2006), Mestre (2011) e Doutora (2015) em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Está envolvida com ensino jurídico desde os tempos de graduação e dá aulas no Sapientia desde 2013. Ana é conhecida pelos alunos por ser especialista na arte de tornar palatável uma grande quantidade de informações e conteúdo denso.

 

Arthur de Oliveira

Formado em Letras - Francês pela Universidade de São Paulo, trabalha como professor de inglês e francês há 5 anos e faz pesquisa na área de ensino de francês como língua estrangeira (FLE). Cursou um semestre do mestrado em FLE na Université de Rennes 2, na França, e já trabalhou na University of Victoria como assistente de pesquisa no departamento de francês.

 

Bernardo Nunes

Bernardo Nunes é doutor em Economia pela University of Stirling. Possui mestrado em Economia do Desenvolvimento pelo PPGE-UFRGS e mestrado em finanças pela NOVA School of Business and Economics. No Brasil, Bernardo foi professor do departamento de Economia da PUCRS e, desde 2009, tem sido instrutor em cursos preparatorios para o CACD e concursos da área bancária. Bernardo é também gestor de investimentos aprovado pela certificação de Gestores Anbima – CGA desde 2009.

Claudia Simionato

Aulas completas e aprofundadas, sem que a gramática da língua portuguesa pareça um conhecimento inalcançável. Especialista, também, na preparação de candidatos para a segunda fase do concurso, as aulas de redação da professora (nos cursos CRR e Maratona - Segunda Etapa) conduzem os candidatos a um estilo de redação claro, objetivo e, melhor de tudo, perfeito para a prova do CACD. É bacharel em Letras (Português/Espanhol) pela Universidade de São Paulo (USP) e prepara candidatos desde 2003.

 

Daniel Falcão

Bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (2004), onde também obteve os títulos de Mestre (2010) e Doutor em Direito (2014). Também é formado em Ciências Sociais pela USP. Professor de Direito Interno do Sapientia desde 2012, consegue mostrar em suas aulas, de modo simples e direto, até as noções mais complicadas do Direito.

 

Daniel Szmidt

Graduado em História.
Especialista em História do Rio Grande do Sul.
Mestre em História.
Aprovado no CACD.
Trabalhou na Divisão da África I, que se ocupa das relações do Brasil com países da África Ocidental.
Vice-Cônsul do Brasil em Santiago do Chile.

 

Filipe Nobre Figueiredo

Não subestime História Mundial somente por não estar na fase dissertativa do CACD. Além de presente no TPS, é essencial na compreensão de todas as matérias. As aulas do curso regular (CRE) de História Mundial são com Filipe Figueiredo, blogueiro, colunista de política internacional, podcaster, além de graduado em História pela Universidade de São Paulo (USP). Ele vai filtrar todo aquele volume de leituras para que você aproveite melhor seus estudos e foque-se no principal, sem precisar estudar as Pirâmides do Egito.

 

Guilherme Casarões

Fala firme e calma, conhecimento amplíssimo de Relações Internacionais, atenção às peculiaridades da prova de Política Internacional do CACD. Essas são as características marcantes das aulas do professor Casarões, responsável pelo curso regular (CRE) de Política Internacional do Sapientia. Doutor e mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo e também mestre em Relações Internacionais pela Universidade de Campinas (Programa San Tiago Dantas). Especializou-se em História e Culturas Políticas pela Universidade Federal de Minas Gerais e graduou-se em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas. Estudioso e crítico da política externa Brasileira, o professor Casarões busca oferecer aulas e material da maior qualidade, que ajudam os alunos a organizar a infinidade de informações sobre Política Internacional exigidas do candidato à carreira de diplomata.

 

Ivo Yonamine

Bacharel em Direito pela Faculdade do Largo São Francisco, da Universidade de São Paulo (2002) e graduando em Letras, também pela Universidade de São Paulo (2016). Tem longa experiência como tradutor (inglês, espanhol e francês) e como revisor de textos (português e inglês). No Curso Sapientia, ministra as aulas de Português, atua como elaborador e corretor de provas da mesma disciplina e como revisor da Revista Sapientia.

José Luiz Pimenta Jr

Doutorando e Mestre em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo (USP), é Especialista em Negociações Econômicas Internacionais pelo Programa San Tiago Dantas (PUC, UNESP e UNICAMP) e Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Foi Coordenador de Negociações Internacionais e Estudos de Comércio Exterior da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) entre 2010 e 2015. É colunista do International Centre for Trade and Sustainable Development. Possui publicações na área de Comércio Internacional, Internacionalização de empresas e Negociações Econômicas Internacionais.

 

Laura Delamonica

Laura Berdine Santos Delamonica é diplomata de carreira desde 2012, aprovada em 1º lugar no Concurso de Admissão à Carreira Diplomática e trabalha atualmente na Divisão de Temas Sociais do Ministério das Relações Exteriores. Formada em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, Intercâmbio Acadêmico na Universitá degli studi di Bologna – Itália, Pós-graduada em Direito Internacional Público pela Academia de Direito Internacional da Haia – Holanda e Mestre em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UNB). Professora Assistente da disciplina de História da Política Externa Brasileira (HPEB) no Instituto Rio Branco.

Leonardo Rocha Bento

Aprovado no CACD 2013, após ter obtido a maior nota na primeira fase do concurso daquele ano, Leonardo assumiu o desafio de ministrar aulas de Política Internacional. Em aulas dinâmicas, em ritmo ágil e focadas na transmissão tanto de bastante conteúdo quanto de técnicas de resolução de questões, alia seu estudo contínuo dos temas da matéria, a experiência que tem adquirido no Itamaraty e dicas valiosas de quem soube desmitificar a prova do TPS. É bacharel em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo (2009).

 

Luigi Bonafé

O professor Luigi é especialista nas provas de História do Brasil e História Mundial do CACD. Graduou-se em História pela Universidade Federal Fluminense (2003), onde também obteve o título de Doutor em História Social (2008). Tem grande experiência na preparação de candidatos para o CACD. Além de seu trabalho como historiador do IBGE e de fazer parte de bancas examinadoras de grandes processos seletivos, o professor Luigi dedicou-se a desvendar as provas de História do concurso para ingresso na casa de Rio Branco. Em suas aulas, busca não apenas transmitir o conhecimento sobre História para os alunos, mas também orientá-los sobre como responder às provas do concurso, destrinchando as questões mais complexas.

 

Luiza Sampaio

A professora Luiza ajuda qualquer um a perder o medo de Economia nas aulas de correção de exercícios (CRQ). Aqueles gráficos enormes e complicados são resolvidos de uma maneira surpreendentemente fácil. É economista com pós-graduação lato sensu em Gestão, Consultoria e Avaliação de Projetos e Economia Aplicada às Empresas pela Universidade Regional do Cariri - URCA (CE), Mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma Universidade e Mestre em Políticas Sociais pela UNICSUL (SP). A professora Luiza dá aulas de Economia para concursos, dos mais simples aos mais exigentes, há mais de 10 anos e faz parte da equipe do Sapientia desde 2013. É autora da obra “Macroeconomia Esquematizada”, da Editora Saraiva.

 

Marcelo Zorovich

Professor de Relações Internacionais na ESPM-SP e líder de área do curso de R.I. da mesma instituição. Doutorando em Relações Internacionais pelo IRI-USP e pela University of Miami, onde também foi Resident Fellow no Center for Hemispheric Policy. Mestre em Relações Internacionais pela Université Laval (Québec), Canadá e Mestre em R.I. com ênfase em Economia Política Internacional pela University of Miami (EUA). Mestre em Administração pelo Programa de Mestrado em Gestão Internacional, da ESPM. MBA pela FEA-USP. Graduação em Marketing pela ESPM. Trabalhou como Diretor para a América Latina em empresas como Nielsen Company e Kantarworldpanel, somando quase 20 anos de trabalho nas áreas de Pesquisa de Mercado, Relações Internacionais e Negócios envolvendo vários setores (alimentos, bebidas, tabaco, automotivo, telecom, higiene e beleza) e empresas nacionais e multinacionais, com destaque para trabalhos desenvolvidos no Brasil, EUA, Canadá, América Latina, Suiça (treinamento na OMC), Londres, Praga e China. Ministrou aulas na Middlesex em Londres e na University of New York em Praga. Linha de Pesquisa e interesse nas áreas de Estratégia Internacional, Economia Política Internacional e Cadeia Global de Valor. É Pesquisador do Centro de Estudos e Pesquisas em Diplomacia Corporativa (CEDiC) na ESPM. Membro do Conselho da Fundação do Colégio Visconde de Porto Seguro.

Marcia Arze Fantinatti

As aulas de espanhol são focadas no aluno brasileiro, para que ele compreenda com segurança o uso da norma culta do idioma, requisito necessário à prova do CACD, sem confundir-se com a semelhança do português: este é o diferencial da professora Marcia. Bacharel em Direito e pós-graduada em Tradução e Interpretação em Espanhol no Brasil, ela nasceu na Bolívia e tem a vivência concreta da fluência nativa dos dois idiomas, orientando o caminho de quem encara o espanhol a partir do português. A professora tem uma longa experiência nos diferentes tipos de ensino do espanhol instrumental e, especialmente, na preparação de candidatos ao CACD.

 

Paulo Henrique Gonçalves Portela

O professor Paulo é responsável pelo curso extensivo (CRE) de Direito Internacional Público. Ele conheceu a banca como candidato e como professor. Foi diplomata, aprovado no CACD em 1996 – você pode até já ter encontrado uma das respostas dele no guia de estudos daquele ano! – e seguiu na carreira até 2006, quando deixou a casa de Rio Branco para dedicar-se à carreira docente. É bacharel em Direito pela Universidade Federal do Ceará (1994) e Mestre em Direito pela mesma instituição (2007). Também é autor do livro "Direito Internacional Público e Privado: incluindo noções de Direitos Humanos e de Direito Comunitário", editado pela Juspodivm. Suas aulas são ricas em informações e muito esclarecedoras, fortalecidas pelo conhecimento teórico e também pela prática!

 

Regina Célia Araújo

As aulas da professora Regina são sempre instigantes. Com vasto conhecimento de geografia, suas aulas são conduzidas no nível de profundidade exigido pelo CACD. Possui graduação em Geografia pela Universidade de São Paulo (1985). Mestre (1992) e doutora (2001) em Geografia (Geografia Humana) pela mesma Universidade. Também é autora do “Manual do Candidato: Geografia”, editado pela FUNAG (2000). Trabalha, ainda, preparando provas de geografia para grandes processos seletivos. Suas aulas são povoadas de referências bibliográficas esclarecedoras, dados relevantes sobre o Brasil e sobre o mundo, tudo orientado para o CACD. Durante as aulas da professora Regina você perceberá que o estudo da Geografia é, na verdade, um dos mais interessantes na sua preparação.

 

Rodrigo Goyena

Rodrigo Goyena Soares é atualmente pesquisador visitante na Universidade de Nova York (NYU). Doutora-se em História Social na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), onde também concluiu mestrado em História. Formou-se em Ciências Políticas no Instituto de Estudos Políticos de Paris (SciencesPo.), havendo lá concluído mestrado em Relações Internacionais. Leciona há 4 anos em cursos universitários e preparatórios para o CACD. Entre suas principais publicações, destacam-se manuais de preparação para o CACD, livros e artigos sobre a Guerra do Paraguai e a Proclamação da República.

Tacilio Alves

Advogado e professor universitário.
Mestre em Direito Constitucional.
Especialista em Direito Constitucional e Administrativo.
Professor de cursos preparatórios para concursos públicos desde 2009.

Todd Marshall

“Welcome to the next level!”, diria com ânimo e firmeza, o professor Todd durante as aulas de Inglês do Curso Sapientia (CRLE). As aulas do professor em nada se assemelham às entediantes aulas de inglês do colégio ou daquela escola-franquia especializada. Como a gramática e o vocabulário da língua inglesa são tratados em um nível de exigência muito mais elevado no CACD, o professor Todd, que prepara alunos para o concurso há mais de 13 anos, guia os candidatos rumo à aprovação.