Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Quero ser Diplomata, e agora?

10 motivos para você se apaixonar pela Carreira Diplomática

10 motivos para você se apaixonar pela Carreira Diplomática

Olá, futuras e futuros diplomatas!

 

Você já perguntou por que quer ser diplomata?

 

Certamente, alguma vez que você comentou sobre sua decisão com alguém, a pessoa te respondeu: “tá, mas por quê?”.

 

Para te ajudar a responder essa pergunta, vamos te dar dez motivos para se apaixonar pela carreira diplomática!

 

Quem sabe você não inspira outras pessoas também?

 

1. Viaje pelo mundo


Esse é um dos primeiros motivos que costuma chamar a atenção de quem se interessa pela carreira diplomática: você pode trabalhar no exterior! E não são poucas opções, já que o Brasil é um dos três países que têm relações com todos os 192 Estados-membros da ONU, além de manter missões permanentes junto a organizações internacionais. Tudo bem, não é tão fácil definir exatamente para onde você será enviado; entretanto, se você mantiver a mente aberta, cada posto será uma nova oportunidade. O que nos leva ao segundo motivo…

 

2. Conheça novas culturas


Não é só pelas viagens, mas também pela oportunidade de interagir com pessoas de todos os lugares do mundo. Mesmo no Curso de Formação do Instituto Rio Branco, primeira etapa após aprovação no Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata, você já terá contato com pessoas do Brasil inteiro, bem como com alunos intercambistas (como mencionamos nessa outra coluna). Além disso, ao longo da carreira, você conhecerá pessoas com as mais diversas histórias de vida, de diferentes crenças, visões de mundo… Tudo isso será importante para desenvolver seu papel no Itamaraty, já que é imprescindível que você…

 

3. Promova o Brasil para o mundo


Sim, essa é a função primordial de todo diplomata. Acima de tudo, é preciso agir de acordo com os interesses do País. Isso não se confunde com um nacionalismo ufanista: é essencial que todo diplomata reconheça os desafios do Brasil, justamente porque é sua responsabilidade ajudar a superá-los. A diplomacia é um dos principais meios de fomentar o desenvolvimento do nosso país, em todas as áreas. Toda essa variedade lembra o quarto motivo…

 

4. Atue nos mais diversos campos


Gosta da cultura brasileira? Existe espaço para você no Itamaraty. Quer ajudar a fortalecer os laços comerciais com outros países? Sem problemas, é um dos objetivos do MRE. Seu foco é promover a cooperação internacional? Também é uma prioridade brasileira! Quer que o mundo venha conhecer o Brasil? O Itamaraty também! Seja no campo cultural, econômico, social, turístico, político, administrativo… o Itamaraty tem um lugar para você. E não se preocupe, você não vai receber mal para fazer o que gosta!

 

5. Já viu o salário?


Venhamos e convenhamos: todo nós precisamos pagar os boletos no fim do mês, não é mesmo? Com o vencimento inicial do Itamaraty, dá pra fazer isso com algum conforto: desde janeiro, um terceiro secretário (primeiro degrau da carreira diplomática), ganha R$ 18.059,83 brutos. Dá até pra começar a pagar um aluguel em Brasília...

 

Se quiser saber mais sobre o salário dos diplomatas, volta aqui quinta-feira (22/03). Teremos uma coluna só sobre isso!

 

6. Tenha a famosa estabilidade


Como todas as funções do serviço público federal, a carreira diplomática cai na lei 8.112/1990. Isso que quer dizer que, após três anos, o servidor adquire estabilidade. Para além do significado jurídico, a vida de um diplomata também é bastante estável: existe a rotina de processos inerente de qualquer função burocrática, o preenchimento de relatórios, a prestação de serviço público… pois é, isso também faz parte! Entretanto, se você acha monótono…

 

7. É uma carreira dinâmica


Tudo bem, existe o lado rotineiro. Mas nem só de vida de escritório vivem os diplomatas! A rotatividade de postos é alta: segundo o Itamaraty, um diplomata passa cerca de 2 a 3 anos em cada lugar. Ao longo da carreira, são várias as oportunidades de mudar — radicalmente — de vida. Com todas essas mudanças, é importante se manter em...

 

8. Atualização constante


Saber é poder! Para acompanhar o dinamismo do mundo, diplomatas precisam estar sempre renovando seus conhecimentos. O Instituto Rio Branco sabe bem dessa importância, como se percebe com os cursos CAD e CAE, necessários para a ascensão na carreira. Além disso, existe outro conhecimento essencial aos diplomatas...

 

9. Aprenda novas línguas


Palavras são essenciais na diplomacia. Uma expressão fora do lugar, e um texto pode ser interpretado de maneira totalmente diferente da intenção original. Na rotina diplomática, dominar a língua (ou as línguas) é fundamental para negociar. Que melhor incentivo você poderia ter para continuar aquele cursinho de idiomas? Inglês, espanhol e francês são o básico, mas você também pode começar a arranhar no árabe, mandarim, russo… quanto mais, melhor!

 

10. É a realização do seu sonho!


Mais do que qualquer outro motivo, amar a carreira diplomática é importante simplesmente porque é o caminho que você escolheu. Estar feliz com essa escolha é o primeiro passo na sua jornada rumo ao Itamaraty, e é o que te manterá firme para alcançar seu objetivo.

 

Nós do Sapi também somos apaixonados pela carreira diplomática! Que tal dar uma olhada nas nossas páginas do Facebook e do Instagram?

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS