Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Fatos Históricos

100 anos do estabelecimento das relações diplomáticas entre o Brasil e a Polônia

100 anos do estabelecimento das relações diplomáticas entre o Brasil e a Polônia

Conteúdo postado em 17/06/2020

Olá, sapientes!

 

O Brasil e a Polônia comemoram, este ano, o centenário do estabelecimento de relações diplomáticas! O Brasil já havia, em 1918, reconhecido a restauração da independência da Polônia, antes de todos os outros países latino-americanos (na verdade, o Brasil foi um dos primeiros países do mundo a prestar o reconhecimento do Estado polonês).

 

A relação entre o Brasil e a Polônia

 

Pois bem, em 1920, os dois países estabeleceram relações diplomáticas, permitindo um alto fluxo de migrantes poloneses para o Brasil. Consequentemente, hoje, se encontra no nosso país, a segunda maior comunidade de descendentes de poloneses no mundo. Esse fato favoreceu as relações comerciais com o país europeu e, atualmente, o Brasil se caracteriza como o principal parceiro comercial da Polônia na América do Sul.

 

Outro fator interessante sobre essa relação é que, desde a integração da Polônia na União Europeia, em 2004, o tema da aproximação do Brasil com a UE passou a fazer parte da agenda de discussões nos encontros dos dois países.

 

Processo de Varsóvia

 

Mais recentemente, o Brasil iniciou discussões com a Polônia sobre o chamado “Processo de Varsóvia”, um esforço conjunto liderado por EUA e Polônia, com a participação de mais de 80 países que têm promovido reuniões para discutir e formular projetos para combater as frequentes ameaças à paz e à segurança no Oriente Médio e questões estratégias de longo prazo para a região.

 

Ser diplomata está em seus planos?

 

Para você que está começando agora sua preparação para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) e também para você que já se prepara há algum tempo e busca uma estratégia de estudos dinâmica e eficiente, o Sapientia desenvolveu a Trilha Regular Extensiva (TRE), um programa completo pensado para otimizar sua preparação, perpassando todos os itens do edital do concurso de forma sólida e pragmática. A TRE utiliza o que há de melhor dos recursos multimídia para unir teoria, prática e aprofundamento para te auxiliar a atingir um ótimo resultado no Concurso da Diplomacia. Curtiu a ideia?

 

 >>> Conheça mais sobre nosso curso regular clicando aqui.

 

Até a próxima!

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS