Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Fatos Históricos

100 anos do Tratado de Versalhes

100 anos do Tratado de Versalhes

Conteúdo postado em 03/09/2019

Olá, Sapientes!

 

Em meio ao turbilhão de notícias envolvendo o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) deste ano, cuja prova deve ocorrer dentro de cinco dias, nada mais acalentador que uma efeméride de História Mundial pra lá de clássica. Sim, estamos falando da assinatura do Tratado de Versalhes, que, em 2019, completou cem anos de existência e que, em sua época, foi um fator propulsor dos conflitos que marcaram o século XX. Vamos relembrar alguns detalhes?

 

O Tratado de Versalhes foi um acordo de paz assinado em 28 de junho de 1919, entre as potências europeias vencedoras da Primeira Guerra Mundial e a Alemanha, pondo fim ao conflito com esse país e instituindo a Liga das Nações. Cabe lembrar que, embora o Tratado seja conhecido como o instrumento que encerrou definitivamente a Guerra, ele refere-se somente aos acordos com a Alemanha, a qual se responsabilizaria pelas causas do embate e pelas reparações aos danos que cometeu.

 

As duras imposições à nação alemã, como a cessão de considerável parte de seu território europeu e ultramarino, a restrição do tamanho de seu exército e o pagamento exorbitante devido aos países vitoriosos do conflito, decorreram fortemente da vontade dos franceses em obterem revanche da Guerra Franco-Prussiana de 1870, na qual o Reino da Prússia derrotou o Império Francês.

 

As duras condições impostas aos alemães, por meio do Tratado de Versalhes, são compreendidas como a semente para a queda da República de Weimar e a ascensão do regime nazista, levando, inevitavelmente, à eclosão da Segunda Guerra Mundial, vinte anos após a assinatura do acordo de paz.

 

E como eu faço para estudar para o CACD?

 

Fiquem tranquilos, pois vocês estão no lugar certo. Aqui no Sapientia, o Curso Regular Extensivo (CRE) é ideal para quem quer explicações detalhadas sobre todos os pontos do edital. Nele você terá todo o apoio necessário, com aulas online 100% inéditas, plantão de dúvidas diretamente com o professor e materiais em PDF. Fora o corpo docente do Sapientia, que é reconhecidíssimo no mercado. Quem vem com a gente?

 

>>> Conheça mais sobre o nosso curso regular clicando aqui.

 

Até a próxima!

 

100-anos-do-tratado-de-versalhes

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS