Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Fatos Históricos

180 anos do nascimento de Machado de Assis

180 anos do nascimento de Machado de Assis

Conteúdo postado em 25/06/2019

Olá, Sapientes!

 

Em 21 de junho de 1839, nascia Joaquim Maria Machado de Assis, no Morro do Livramento, região periférica do Rio de Janeiro. Filho de uma lavadeira e de um pintor, Machado de Assis frequentou, por pouco tempo, a escola pública e não chegou a ingressar qualquer universidade ou instituição de instrução secundária. Sua origem humilde, no entanto, não foi fator delimitador para que avançasse em sua educação, sendo o autodidatismo a grande marca de seu aprendizado em relação à leitura e à escrita nas línguas portuguesa, inglesa e francesa.

 

Machado acreditava na possibilidade de ascensão na sociedade por meio de aquisição de bagagem cultural e do conhecimento erudito, a exemplo de alguns intelectuais e políticos que se destacavam na hierarquia social da época. Nesse sentido, dada sua instrução em letras e contas, batalhou por sua progressão social, assumindo cargos públicos no Ministério da Agricultura, do Comércio e das Obras Públicas, e já alcançando alguma notoriedade na publicação de suas primeiras poesias e crônicas.

 

Tendo vivido grande parte durante o período do Segundo Império, Machado de Assis era um conservador e monarquista convicto. Suas obras foram marcadas pelo uso brilhante da ironia, por meio da qual inseria pitadas de humor ácido como forma de crítica às relações sociais, políticas e econômicas da época. Mesmo tendo presenciado a Abolição da Escravatura e a transição do período monárquico para o republicano, o autor criticava muito sutilmente o racismo escravista, o qual era exteriorizada na descrição das relações problemáticas da sociedade.

 

Machado faleceu em 29 de setembro de 1908, no Rio de Janeiro, e seu legado contou com inúmeros romances, contos, peças teatrais, poemas, sonetos e crônicas. Vale ressaltar que o mais importante não é lembrar a data de seu nascimento em si, mas o contexto e a caracterização de suas obras na transição do romantismo para o realismo. E mais! A leitura de Machado de Assis é tão fundamental para o entendimento da história literária no Brasil, que o próprio Itamaraty publicou uma homenagem ao autor em suas redes sociais. Vale a pena ficar de olho, vocês não acham?

 

Mas em que matéria do CACD esse tema se encaixa?

 

No edital para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) não existe a matéria Literatura e, sim, a de Língua Portuguesa. Na primeira fase do certame, a fase objetiva, o enfoque é maior em gramática e interpretação de texto. Já na segunda fase, a qual é dissertativa, além de uma redação sobre tema geral, serão propostos dois exercícios de interpretação e análise de textos. A Literatura vai permear esses exercícios de interpretação, pois você correrá o “risco” de ter lido o trecho da obra referenciada, bem como ampliará sua bagagem cultural para fazer um eventual diálogo entre obras, caso seja possível.

 

A dica é: não é necessário ler obras literárias durante seu tempo de estudos regular. Deixe para fazer essa leitura antes de ir deitar-se. Se, todo dia, você ler um pouquinho, conseguirá finalizar várias obras, sem tomar muito o seu tempo. E, de quebra, seus sonhos podem ficar mais culturais. O que acha?

 

Você está se preparando para a CACD 2019?

 

Então, nossa novidade é para você! Com a publicação da portaria, o Sapi lançou o 2º lote para o curso Maratona 1ª Etapa 2019, com uma revisão totalmente voltada para a primeira fase do concurso e verdadeiramente eficiente nesta reta final de preparação para o CACD. Sabe aquela arrancada no finzinho de uma longa corrida? É exatamente essa a proposta do Maratona. Serão 9 módulos, com direito a aulas teóricas e listas de questões objetivas, abrangendo absolutamente tudo o que você precisa saber para a primeira etapa do concurso para diplomata. E, ainda, você terá uma garantia incondicional de atualização, o que significa que, caso o edital de 2019 traga itens inéditos em seu conteúdo programático, não haverá nenhuma cobrança adicional para cobrir esses tópicos. Sensacional, né? E aí, curtiu? Então, vem com a gente!

 

>>> Saiba mais sobre o curso Maratona 1º Etapa 2019 clicando aqui.

 

Até a próxima!

 

CACD-diplomata-itamaraty-diplomacia-180-anos-do-nascimento-de-machado-de-assis

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS