Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Fatos Históricos

196 anos da Questão de Chiquitos

196 anos da Questão de Chiquitos

Conteúdo postado em 04/08/2021

Olá, sapientes!

 

Que o Primeiro Reinado foi um período histórico turbulento, isso todo mundo já sabe, né? E um desses desafios que o Império teve que enfrentar foi a Questão de Chiquitos com a Bolívia. Por isso, vem com a gente descobrir ou revisar o que foi esse episódio da política internacional brasileira!

 

O Governador de Chiquitos, Sebastião Ramos, era um monarquista ferrenho que não quis aceitar a independência do Alto Peru, hoje Bolívia, em 1825. Seja pelo desejo de defender seus princípios de lealdade ao trono espanhol, seja por medo de perder o poder, o fato é que o governador de Chiquitos recorreu à proteção do Império brasileiro contra os revolucionários republicanos da América espanhola. 

 

A proposta de Sebastião Ramos

 

A proposta de Sebastião Ramos era de colocar a província sob a proteção do Império brasileiro, com a manutenção da autonomia do poder local, até a retomada do trono e, consequentemente, do domínio da América espanhola por Fernando VII. Nessa história, Chiquitos acaba sendo anexada, em 1825, à fronteiriça Província do Mato Grosso por Manuel Veloso Vasconcelos, Comandante das Armas da Província e Secretário do Governo Provisório de Mato Grosso, sem antes informar nada sobre a anexação ao governo central do Rio de Janeiro.

 

A retirada das forças brasileiras da região

 

Meses depois, D. Pedro I é informado, por via oficial, da situação da fronteira e da tensão com as repúblicas vizinhas e decide ordenar a retirada imediata das forças brasileiras da região. O governo central não aceita a anexação para evitar conflitos com os exércitos libertadores de Simon Bolívar e Antônio José de Sucre e com as novas repúblicas. 

 

Ainda assim, a decisão do imperador não evitou consequências negativas para a diplomacia brasileira. Juntamente com a guerra da Cisplatina, ocorrida nesse mesmo ano, a questão de Chiquitos gerou uma forte desconfiança dos vizinhos em relação ao império e piorou a imagem da monarquia da região. Muitos políticos e historiadores das repúblicas vizinhas por décadas defenderam que o império brasileiro era expansionista, o que favoreceu o isolamento regional do Brasil até a instauração da Primeira República.

 

Se tornar um diplomata é o seu objetivo?


Para você que está começando agora sua preparação para o CACD e também para você que já se prepara há algum tempo e busca uma estratégia de estudos dinâmica e eficiente, o Sapientia acaba de lançar a Trilha Regular Extensiva (TRE), um programa pensado para otimizar sua preparação, perpassando todos os itens do edital do concurso de forma sólida e pragmática. A TRE utiliza o que há de melhor dos recursos multimídia para unir teoria, prática e aprofundamento. Curtiu a ideia?

 >>> Conheça mais sobre nosso mais novo curso regular clicando aqui.

Bons estudos e boas leituras!

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS