Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Fatos Históricos

211 anos da chegada da família real no Brasil

211 anos da chegada da família real no Brasil

Conteúdo postado em 22/01/2019

Olá, Sapientes!

 

Hoje o papo é sobre História do Brasil. Quem “amamos” essa matéria?

 

Ao nos deleitarmos com as páginas de nosso amado Boris Fausto e aprendermos mais sobre essa matéria fascinante que é a história de nosso país, constatamos que, em 1808, o navio da família real portuguesa aportou no Brasil.

 

Disso você se lembra, não é mesmo? Mas o mais interessante dessa data é que, especificamente hoje, 22 de janeiro, foi o dia em que Dom João VI e sua família desembarcou em Salvador, na ânsia de fugir das tropas napoleônicas que se aproximavam da Península Ibérica. Então hoje tem aniversário? Oba! Fica que vai ter bolo!

 

Logicamente que, ao estudarmos esse assunto para o Concurso de Admissão à Carreira Diplomática, devemos nos aprofundar sobre o estabelecimento do Brasil como sede do Estado monárquico português, buscando mais informações acerca das motivações para a partida da família real portuguesa, das relações entre os países europeus na época, da política interna e da economia brasileira nesse período e por aí vai...

 

Mas eu devo saber essa data para o CACD?

 

Calma... Para o CACD, é muito mais importante estar a par das causas e consequências de um fato histórico, que memorizar datas específicas. Mas vamos combinar que você conseguiria impressionar sua roda de amigos com essa informação, não acha?

 

Brincadeiras à parte, História do Brasil é uma das disciplinas de maior relevância para o concurso, tendo em vista o seu notável peso na primeira fase – foram 11 questões de um total de 73 na prova de 2018 – e sua prova específica na terceira fase, com 4 questões dissertativas que, juntas, podem somar até 100 pontos em sua nota final de classificação. Fora isso, depois das notas das provas dissertativas de Português e Inglês, a nota de História do Brasil é considerada o terceiro critério para desempate entre candidatos.

 

Conseguiu perceber a importância dessa matéria em seus estudos rumo à carreira de diplomata?

 

E como eu faço para estudar História do Brasil?

 

Bingo! Eis a pergunta certa, no lugar certo e na hora certa!

 

O Sapientia conta com um corpo docente reconhecidíssimo no mercado, que vai te mostrar o passo a passo de como montar a sua estratégia de estudos para História do Brasil e todas as outras matérias cobradas no concurso.

 

E a hora certa é agora, pois o nosso curso regular extensivo (CRE) está com uma turma novinha em folha se iniciando neste mês. E todas as matérias com aulas 100% inéditas, plantão de dúvidas com os professores e materiais em PDF. E aí, partiu?

 

>>> Conheça mais sobre nosso curso regular clicando aqui.

 

Até a próxima!

 

CACD-diplomata-itamaraty-diplomacia-211-anos-da-chegada-da-familia-real-no-brasil

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS