Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Fatos Históricos

25 anos de luta pela defesa da Biodiversidade

25 anos de luta pela defesa da Biodiversidade

Conteúdo postado em 23/05/2018

Olá, amigas e amigos CACDistas!

 

22 de maio de 2018 marca 25 anos do Convênio sobre a Diversidade Biológica. Desde que entrou em vigor, a Convenção foi implementada a partir da visão e da liderança demonstrada por países, organizações não-governamentais e intergovernamentais, povos indígenas e comunidades locais, comunidade científica e indivíduos.

 

Os resultados são dignos de nota: o desenvolvimento de diretrizes científicas para a conservação e uso sustentável da biodiversidade para os biomas ao redor do mundo, a entrada em vigor do Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança, o Protocolo de Nagoya sobre Acesso a Recursos Genéticos e a Partilha Justa e Equitativa de Benefícios decorrentes da sua utilização e criação e implementação de estratégias nacionais de biodiversidade e planos de ação. Após a adoção do Plano Estratégico para a Biodiversidade 2011-2020, as Partes fizeram avanços significativos na realização de uma série de Metas de Biodiversidade de Aichi.

 

O Plano Estratégico é composto por uma visão compartilhada, uma missão, metas estratégicas e 20 metas ambiciosas, porém possíveis de ser alcançadas, as Metas de Aichi. O Plano serve como uma estrutura flexível para o estabelecimento de metas nacionais e regionais e promove a implementação coerente e efetiva dos três objetivos da Convenção sobre Diversidade Biológica.

A missão do novo plano é:

“tomar medidas eficazes e urgentes para deter a perda de biodiversidade para garantir que até 2020 os ecossistemas sejam resilientes e continuem a fornecer serviços essenciais, garantindo assim a variedade de vida do planeta e contribuindo para o bem-estar humano e a erradicação da pobreza. Para garantir isso, as pressões sobre a biodiversidade são reduzidas, os ecossistemas são restaurados, os recursos biológicos são utilizados de forma sustentável e os benefícios decorrentes da utilização dos recursos genéticos são compartilhados de forma justa e eqüitativa, recursos financeiros adequados, capacidades melhoradas, questões e valores da biodiversidade. As políticas apropriadas são efetivamente implementadas e a tomada de decisões é baseada em ciência sólida e na abordagem de precaução ”.

 

O 25º aniversário da Convenção apresenta uma oportunidade única para ressaltar o alcance de seus objetivos em nível nacional e global. Proporciona, além disso, uma oportunidade de olhar para o futuro, particularmente, à medida que começamos a considerar o acompanhamento do Plano Estratégico para a Biodiversidade 2011-2020.

 

O Secretariado da Convenção está preparando diferentes materiais e haverá eventos de alto nível e reuniões em Montreal e Nova York para comemorar o 25º aniversário da Convenção.

 

Qual é o valor da Biodiversidade?

 

Embora haja um reconhecimento crescente de que a diversidade biológica é um bem global de valor intangível para as gerações presentes e futuras, o número de espécies têm cada vez mais reduzido significativamente devido às ações humanas.

 

A Convenção sobre Diversidade Biológica é o instrumento legal internacional para a conservação da diversidade biológica, o uso sustentável do meio ambiente e a repartição justa e equitativa dos benefícios resultantes da utilização de recursos genéticos que foi ratificada por 196 nações.

 

Em razão da importância da educação e da conscientização pública para a implementação da Convenção, a Assembléia Geral proclamou o dia 22 de maio, data da adoção de seu texto, como o Dia Internacional da Diversidade Biológica, por sua resolução 55/201, de 20 de dezembro de 2000.

 

Dados e Fatos

 

- Desde sua criação pelo Segundo Comitê da Assembléia Geral da ONU em 1993 até 2000, foi realizada em 29 de dezembro para celebrar o dia em que a Convenção sobre Diversidade Biológica entrou em vigor. Em 20 de dezembro de 2000, a data foi mudada para comemorar a adoção da Convenção em 22 de maio de 1992 na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, também conhecida como Eco-92, e em parte para evitar muitos outros feriados que ocorrem no final de dezembro;

- Até o momento, existem 193 partes;

- Componentes da biodiversidade são todas as várias formas de vida na Terra, incluindo ecossistemas, animais, plantas, fungos, microorganismos e diversidade genética;

- Com seus três objetivos, a CDB é frequentemente vista como o principal instrumento internacional para o desenvolvimento sustentável;
Ecossistemas, espécies e recursos genéticos devem ser usados ​​para o benefício dos seres humanos, mas de uma maneira que não leve ao declínio da biodiversidade;

- Investimentos substanciais são necessários para conservar a biodiversidade, mas trarão significativos benefícios ambientais, econômicos e sociais em troca;

- A Abordagem Ecossistêmica, uma estratégia integrada para a gestão de recursos, é a estrutura de ação sob a Convenção;

- O princípio da precaução estabelece que, quando há uma ameaça de redução significativa ou perda de diversidade biológica, a falta de certeza científica completa não deve ser usada como razão para postergar medidas para evitar ou minimizar tal ameaça.


Biodiversidade e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

 

Interessante observar que os objetivos de deter a perda de biodiversidade e promover o uso sustentável dos ecossistemas de água doce terrestre e continental estão incluídos no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável Nº15.

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS