
Quero ser Diplomata, e agora?
Como vencer o medo de estar sempre atrasado nos estudos
Uma abordagem prática e honesta sobre foco, equilíbrio e confiança na sua trajetória.
Complemente seu Estudo
Olá, Sapientes!
Em 7 de abril de 1994, ano em que boa parte de vocês já havia nascido, ocorria um triste episódio que marcaria para sempre nossa história: o Genocídio de Ruanda. Vocês se lembram de quais foram as causas que desencadearam a morte de mais de 800 mil pessoas em apenas 100 dias? A efeméride desta semana é para trazer à memória os detalhes de uma tragédia inesquecível na História Mundial. Vamos a ela!
Voltando um pouco na história desse país africano, é preciso lembrar que Ruanda esteve sob domínio alemão e, posteriormente, belga, antes de alcançar sua independência. Sob o protetorado belga, a rivalidade étnica entre tutsis e hutus era marcada por uma pressão sobre a alta classe tutsi em explorar, por meio de tributação, uma maioria hutu já desfavorecida economicamente.
Em 1959, os hutus derrubaram a então vigente monarquia tutsi, causando a evasão de dessa etnia para países vizinhos. Fora de seu território, os tutsis criaram o grupo rebelde intitulado Frente Patriótica Ruandesa, que voltou para Ruanda, em 1990, para lutar contra os hutus no poder. A disputa perdurou até 1993, quando um acordo de paz foi celebrado entre as etnias.
Em 6 de abril de 1994, um avião em que o presidente hutu de Ruanda viajava foi derrubado, causando o início da campanha pelo extermínio tutsi no país. A ampla projeção desse massacre se deu em razão da própria população rebelar-se entre si e assassinar qualquer tutsi que estivesse ao seu alcance.
O conflito só teve fim, quando, com o apoio do exército de Uganda, a Frente Patriótica Ruandesa passou a conquistar mais território e gradualmente a cessar a disputa étnica, com parte da população hutu refugiando-se em outros países.
Para o Concurso de Admissão à Carreira Diplomática, além de nos lembramos em qual ano o genocídio ocorreu, é ainda mais importante sabermos em que momento na história o movimento aconteceu, seus motivos e quais as implicações dele no mundo.
De fato, História Mundial é uma disciplina de grande relevância para o concurso, tendo em vista o seu notável peso na fase objetiva. Na prova do ano passado, foram 11 questões de um total de 73. Isso significou 15% da nota final dessa primeira fase. No entanto, há que se ter em mente que, na fase dissertativa subsequente, essa matéria não é cobrada, portanto, seu estudo deve ser estrategicamente planejado para não ocupar mais tempo que deveria.
Fiquem tranquilos, pois o Sapientia é o lugar certo para você encontrar a orientação adequada em seu planejamento de estudos não só de História Mundial, como das demais matérias. O nosso corpo docente é reconhecidíssimo no mercado e ele vai te mostrar o passo a passo de como montar a sua estratégia de estudos para todas as disciplinas cobradas no concurso.
E este é o momento ideal, pois o nosso curso regular extensivo (CRE) está com uma nova turma em pleno vapor. Todas as matérias são oferecidas com aulas online 100% inéditas, plantão de dúvidas diretamente com os professores e materiais em PDF. Imperdível, né?
>>> Conheça mais sobre nosso curso regular clicando aqui.
Até a próxima!
Uma abordagem prática e honesta sobre foco, equilíbrio e confiança na sua trajetória.
O Dia do Diplomata, celebrado em 20 de abril, data do nascimento do Barão do Rio Branco, é um marco simbólico da diplomacia brasileira. Mas, além de uma homenagem ao patrono do Itamaraty, a data também nos convida a refletir sobre a cara da diplomacia hoje: quem representa o Brasil no exterior? Que vozes compõem o corpo diplomático? A dip
A carreira diplomática é frequentemente associada a eventos de gala, negociações de alto nível e viagens internacionais. No entanto, por trás dos bastidores, a verdade é que a carreira diplomática é construída sobre experiências humanas profundas, desafios práticos e aprendizados que extrapolam as páginas dos livros.