Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Fatos Históricos

25 anos do Genocídio de Ruanda

25 anos do Genocídio de Ruanda

Conteúdo postado em 09/04/2019

Olá, Sapientes!

 

Em 7 de abril de 1994, ano em que boa parte de vocês já havia nascido, ocorria um triste episódio que marcaria para sempre nossa história: o Genocídio de Ruanda. Vocês se lembram de quais foram as causas que desencadearam a morte de mais de 800 mil pessoas em apenas 100 dias? A efeméride desta semana é para trazer à memória os detalhes de uma tragédia inesquecível na História Mundial. Vamos a ela!

 

Quais foram os fatores que causaram o Genocídio de Ruanda?

 

Voltando um pouco na história desse país africano, é preciso lembrar que Ruanda esteve sob domínio alemão e, posteriormente, belga, antes de alcançar sua independência. Sob o protetorado belga, a rivalidade étnica entre tutsis e hutus era marcada por uma pressão sobre a alta classe tutsi em explorar, por meio de tributação, uma maioria hutu já desfavorecida economicamente.  

 

Em 1959, os hutus derrubaram a então vigente monarquia tutsi, causando a evasão de dessa etnia para países vizinhos. Fora de seu território, os tutsis criaram o grupo rebelde intitulado Frente Patriótica Ruandesa, que voltou para Ruanda, em 1990, para lutar contra os hutus no poder. A disputa perdurou até 1993, quando um acordo de paz foi celebrado entre as etnias.

 

Em 6 de abril de 1994, um avião em que o presidente hutu de Ruanda viajava foi derrubado, causando o início da campanha pelo extermínio tutsi no país. A ampla projeção desse massacre se deu em razão da própria população rebelar-se entre si e assassinar qualquer tutsi que estivesse ao seu alcance.

 

O conflito só teve fim, quando, com o apoio do exército de Uganda, a Frente Patriótica Ruandesa passou a conquistar mais território e gradualmente a cessar a disputa étnica, com parte da população hutu refugiando-se em outros países.

 

Mas eu devo saber essa data para o CACD?

 

Para o Concurso de Admissão à Carreira Diplomática, além de nos lembramos em qual ano o genocídio ocorreu, é ainda mais importante sabermos em que momento na história o movimento aconteceu, seus motivos e quais as implicações dele no mundo.

 

De fato, História Mundial é uma disciplina de grande relevância para o concurso, tendo em vista o seu notável peso na fase objetiva. Na prova do ano passado, foram 11 questões de um total de 73. Isso significou 15% da nota final dessa primeira fase. No entanto, há que se ter em mente que, na fase dissertativa subsequente, essa matéria não é cobrada, portanto, seu estudo deve ser estrategicamente planejado para não ocupar mais tempo que deveria.

 

E como eu faço um planejamento de estudos para História Mundial?

 

Fiquem tranquilos, pois o Sapientia é o lugar certo para você encontrar a orientação adequada em seu planejamento de estudos não só de História Mundial, como das demais matérias. O nosso corpo docente é reconhecidíssimo no mercado e ele vai te mostrar o passo a passo de como montar a sua estratégia de estudos para todas as disciplinas cobradas no concurso.

 

E este é o momento ideal, pois o nosso curso regular extensivo (CRE) está com uma nova turma em pleno vapor. Todas as matérias são oferecidas com aulas online 100% inéditas, plantão de dúvidas diretamente com os professores e materiais em PDF. Imperdível, né?

 

>>> Conheça mais sobre nosso curso regular clicando aqui.

 

Até a próxima!

 

CACD-diplomata-itamaraty-diplomacia-25-anos-do-genocidio-de-ruanda

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS