Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Quero ser Diplomata, e agora?

3 Passos Para o Planejamento de Estudos

3 Passos Para o Planejamento de Estudos

Olá, Sapientes!

 

Começo de ano, novas metas, ânimo renovado... 2019 vai ser o ano daquela virada de mesa, não é mesmo? Maravilha! Nós também estamos super animados. E, aproveitando o clima de início de novas turmas aqui no Sapientia, hoje nós vamos te mostrar três passos de como montar o seu planejamento de estudos para colocar em prática já. Vamos lá?

 

Passo nº. 1: Qual é o seu verdadeiro motivo?

 

Antes de tudo, você precisa ter muito claro o porquê de querer entrar nessa maratona rumo ao Itamaraty. Não podemos, simplesmente, dizer que o motivo é passar no Concurso de Admissão à Carreira Diplomática. É necessário que se saiba quais as razões que vão te fazer acordar todo dia e se sentir com disposição para enfrentar qualquer desafio.

 

Então, pegue um papel e uma caneta e vamos montar uma declaração à prova de fogo. Comece escrevendo “Eu, seu nome, declaro que vou...” e estabeleça qual o verdadeiro motivo que faz o seu coração palpitar, quando vai alcançá-lo, como vai fazer – quais os esforços que você está disposto a fazer – e por quem vai fazer – por você, pelos seus pais, por sua família etc. Coloque a data, assine e leia essa declaração todos os dias pela manhã e à noite antes de se deitar. Essa é uma forma de mantermos acesa aquela chama da motivação e de nunca nos esquecermos de nosso verdadeiro motivo.

 

Passo nº. 2: Como está a sua rotina neste momento?

 

Com a sua declaração em mãos, agora é hora de saber qual a sua verdadeira disponibilidade para os estudos. Segure aquela caneta e pegue uma agenda – ou abra uma planilha no Excel – e escreva tudo o que você faz todos os dias, em todos os horários, definindo as atividades executadas a cada meia hora de cada dia, incluindo os finais de semana. Com uma caneta de outra cor, você vai identificar todos os intervalos de, pelo menos, meia hora disponíveis em sua agenda, pois eles poderão sim ser utilizados para o seus estudos. Terminou? Vamos para o próximo passo

 

Passo nº. 3: Escolha a melhor técnica de estudos para você.

 

Neste terceiro passo, é preciso que você faça uma autoavaliação sobre o fato de sua rotina ser mais constante ou não. Você consegue cumprir, de uma maneira geral, aquilo que planeja no dia anterior, ou, a todo momento, surgem imprevistos e seu planejamento vai por água abaixo? Dependendo de sua resposta, a técnica de estudos a ser utilizada será diferente. Se você possui uma rotina com horários fixos, um cronograma com dias e horários específicos pode ser uma boa alternativa. No entanto, se, a todo momento, surgem novas demandas e você nunca sabe quando terá uma brecha para se dedicar às leituras, a técnica de ciclo de estudos pode funcionar muito bem pra você.

 

Na próxima semana, traremos mais informações sobre técnicas de estudo, porém, o que você precisa ter em mente é que não existe técnica perfeita e, sim, a técnica que melhor vai se ajustar à sua realidade, ok?

 

Segue a gente lá no Facebook e Instagram para ficar por dentro das novidades do concurso para a diplomacia.

 

Até a próxima!

 

CACD-diplomata-itamaraty-diplomacia-3-passos-para-o-planejamento-de-estudos

 

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS