Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Fatos Históricos

30 anos da Agência Brasileira de Cooperação

30 anos da Agência Brasileira de Cooperação

Conteúdo postado em 26/05/2017

A Agência Brasileira de Cooperação (ABC) completa 30 anos em 2017. Integrada ao Ministério das Relações Exteriores (MRE), a ABC foi criada para coordenar os programas e projetos brasileiros de cooperação técnica internacional, trabalhando no fortalecimento da cooperação do Brasil para o exterior e na coordenação da cooperação técnica do exterior para o Brasil. Ao longo das três décadas de atuação, a ABC desenvolveu parcerias com cerca 147 instituições brasileiras, 29 organismos internacionais e 30 agências de cooperação de países desenvolvidos e em desenvolvimento, além de cooperações bilaterais com 124 países.

 

A cooperação técnica ao longo do tempo

 

O conceito de cooperação técnica internacional evoluiu ao longo do século XX e remonta à Conferência de Bretton Woods, na qual a cooperação foi identificada como um mecanismo auxiliar do desenvolvimento, de forma a recuperar países afetados pelo conflito internacional e acelerar o desenvolvimento dos países menos industrializados. Em 1948, o conceito de “assistência internacional” é adotado pela Assembleia Geral da ONU, definida como transferência não comercial de técnicas e conhecimentos entre atores de nível desigual de desenvolvimento.

 

A ideia de doação que existia no conceito de assistência internacional é retirada com a adoção do conceito de cooperação técnica a partir de 1959, que pressupõe uma relação de trocas e interesses mútuos, mesmo havendo partes desiguais no processo (já que, originalmente, a cooperação internacional teve forte componente norte-sul). O caráter não comercial foi mantido, porém com foco na capacitação institucional, de forma a reduzir assimetrias e garantir a continuidade de projetos.

 

Nas décadas seguintes, a cooperação por intermédio de organismos internacionais foi ganhando espaço, destacando-se a atuação do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e para a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (ONUDI). O sucesso das iniciativas de cooperação norte-sul fez com que as Nações Unidas passassem a fomentar a cooperação técnica entre países em desenvolvimento já na década de 1970, focando em projetos passíveis de serem transferidas para outros países com problemas semelhantes. Desta forma, a cooperação técnica internacional passa a funcionar não somente como instrumento auxiliar de promoção do desenvolvimento nacional, mas também como importante mecanismo de estreitamento das relações entre países do sul global.

 

O Brasil e a cooperação internacional

 

Inicialmente destino de projetos de cooperação internacional, o Brasil alcançou importantes avanços institucionais e técnicos por meio de parcerias com países desenvolvidos, elevando as suas bases de conhecimento e capacidades técnicas a ponto de se tornarem entidades de excelência em seu campo de atuação. Nas últimas três décadas, foram executadas certa de 4 mil atividades de cooperação em benefício do Brasil, mobilizando aproximadamente US$ 6 bilhões de recursos nacionais e US$ 1.5 bilhão de recursos estrangeiros. As iniciativas priorizam, atualmente, a agenda de desenvolvimento sustentável e social, promoção de direitos e modernização da gestão pública.

 

Reconhecendo a importância da cooperação técnica internacional para o desenvolvimento nacional, o governo brasileiro passou a disponibilizar a sua experiência para outros países, retornando, assim, os benefícios que conquistou. Com isso, a cooperação recebida passou a dar lugar, gradativamente, à prestada pelo Brasil, que se utilizou das políticas bem-sucedidas em seu território para auxiliar países em desenvolvimento que enfrentavam desafios similares. Mais de 3 mil projetos de cooperação do Brasil para o exterior já foram realizados por meio de parceiros com outros países e organismos internacionais, em 108 países da África, América Latina, Ásia e Oceania.

 

As iniciativas brasileiras de cooperação são desenvolvidas a partir da demanda dos países em desenvolvimento, analisadas a partir das capacidades técnicas do Brasil na área em questão. A cooperação técnica não prevê prestar apoio financeiro aos países, apenas o reforço de capacidades e a transferência de conhecimento. Outros princípios que guiam a cooperação técnica brasileira são a não imposição de condicionalidades para o intercâmbio de tecnologia e conhecimento e a reprodução de boas práticas adaptadas à realidade de cada país parceiro.

 

Atualmente, entre cooperação recebida e cooperação prestada, existem cerca de 620 projetos em execução, nas áreas de saúde, educação, agricultura, desenvolvimento social, meio ambiente, trabalho e emprego, administração pública e segurança pública.

 

Bônus! No ano passado, o blog Sapi fez uma lista com Cinco iniciativas brasileiras de Cooperação Sul-Sul que pode te ajudar a compreender melhor como esse mecanismo funciona. Além disso, a Agência Brasileira de Cooperação publicou um vídeo pelos seus 30 anos que também é interessante para ver o funcionamento da ABC e a implementação dos projetos. Confira!

 

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS