Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Quero ser Diplomata, e agora?

4 Dicas de organização de tempo para estudar para o CACD

4 Dicas de organização de tempo para estudar para o CACD

Tic tac tic tac…

 

Você sente que não está organizando o seu tempo de estudos para o CACD de uma forma otimizada?

 

Então calma, que hoje o Sapi tem 4 dicas para ajudar você a organizar seu tempo de estudos para o Concurso da Diplomacia.

 

1. Organize por hora, período (manhã, tarde ou noite) e matérias

 

É natural do ser humano ter uma facilidade em fazer coisas por horas “fechadas”. Por isso, uma boa dica para organizar seu tempo é separar seu estudo por hora, período e de acordo com as matérias.

 

Para a organização ficar melhor ainda é importante que isso esteja anotado, ou como todo CACDista gosta, “planilhando”, assim, não tem como se perder e deixar de estudar algo.

 

Lembrando que quanto mais longo o seu planejamento é (em relação a dias, semanas e meses), mais fácil de você seguir uma linha de raciocínio tênue. Às vezes, organizar o seu tempo de estudo por dias pode não ser tão efetivo.

 

2. Defina metas a serem batidas

 

Não adianta seguir um caminho sem saber aonde se quer chegar, não é mesmo? Por isso, defina metas e se esforce a cumpri-las.

 

Fazer só por fazer apenas cansa a sua mente. E vamos combinar, é muito gratificante bater nossas metas próprias…

 

É importante que você saiba que seu nome na lista de aprovados é uma coisa que depende unicamente de você e que isso não vire uma cobrança, uma obrigação. Bata as suas metas de estudo lembrando que a recompensa será a realização do seu sonho: estar entre os aprovados no Concurso do Itamaraty.

 

Então, no planejamento fim do planejamento do seu tempo de estudos para o CACD, ponha sempre uma meta diária, semanal ou mensal que você almeja bater.

 

3. Defina um horário de descanso

 

É de extrema importância saber que em algum momento você vai precisar programar um descanso para desopilar a mente, senão você vai estar estudando mas não vai aprender absolutamente nada.

 

Por isso, já deixe na sua planilhinha de horas de estudos um tempo reservado para o seu descanso.

 

Isso vai ajudar você a voltar desse intervalo com toda potência, dando o seu máximo!

 

4. Seja rigoroso

 

Por fim, seja rigoroso. Não adianta fazer toda uma organização no seu tempo e não seguí-la a risca, senão tudo terá sido em vão.

 

No começo é natural que seguir essa organização seja um pouco difícil, mas aos poucos sua rotina de estudos vai virando um hábito, e você estará organizado quase que automaticamente.

 

Ah, e não esquece de anotar os seus resultados, e criar novas metas a serem alcançadas.

 

Aproveitando que agora você já sabe como fazer um planejamento de estudos otimizado, que tal marcar um a sua Orientação Pedagógica Exclusiva para futuros diplomatas? A orientação tem como objetivo auxiliar o candidato a descobrir, passo a passo, qual o melhor caminho para a sua preparação para o CACD, conforme o seu perfil de aprendizagem e nível nos estudos. Solicite já a sua orientação clicando aqui!

 

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS