Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Matricule-se Agora

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Quero ser Diplomata, e agora?

5 dicas para o CACD sobre o que fazer neste final de ano

5 dicas para o CACD sobre o que fazer neste final de ano

Olá, Sapientes!

 

Com o fim do ano se aproximando, vai batendo aquela ansiedade sobre o fato de não darmos conta de cumprirmos nossas metas de estudo ou de desacelerarmos a tal ponto que não consigamos retomar depois. Nós bem que gostaríamos de terminar o Amado Cervo, agora em dezembro, mas como vamos fazer isso com tantas festas de confraternização, Ceia de Natal e Réveillon? Bem, essa dúvida não é exclusividade de um pequeno grupo de pessoas. Pelo contrário. Muitos de nós veem-se nessa situação. É por isso que separamos algumas dicas, para que, juntos, possamos refletir sobre o que fazermos durante o período de festividades e, assim, aproveitarmos o momento da melhor forma. Vamos nessa conferir!

 

1) Não é o estudo no final do ano que vai nos aprovar: bem, é possível que nossos esforços em mantermos a normalidade nos estudos façam uma diferença bacana e nós acumulemos muitas horas de estudo, em vez de horas com a família, mas será que é isso que vai nos aprovar no final das contas? Para respondermos isso, devemos ter em mente que a aprovação é construída pela constância nos estudos ao longo de vários dias e meses seguidos. Não é deixando de estar com pessoas queridas, para estudar 10 horas a fio em um dia, que vai mudar completamente nosso destino. Agora é o momento de buscarmos o equilíbrio.

 

2) Está tudo bem em aceitarmos que o ritmo vai diminuir: sim, nós temos o objetivo de terminarmos o ano em grande estilo, encerrando capítulos de livros e elaborando lindos fichamentos, mas será que estamos sendo realistas quanto àquilo que idealizamos para o momento? Será que se nos trancarmos em um cômodo, até batermos a meta do dia, mesmo com a casa cheia de visitas, é a melhor saída? Ou será que aceitarmos a diminuição do número de horas estudadas, sem pressão e sem peso na consciência, mas, mesmo assim, continuarmos nos dedicando ao menos um pouquinho não é uma escolha mais acertada? Façamos essa reflexão com carinho e lembremos que não somos máquinas, ok?

 

3) Recarreguemo-nos de amor e de energia: estarmos com pessoas queridas, tanto amigos quanto familiares, poderá nos proporcionar uma boa dose de energia e amor, para que sintamos aquela força extra na hora encararmos uma nova etapa em nossos estudos, vocês não acham? É por isso que não podemos, simplesmente, descartar essa companhia, para terminarmos mais um capítulo de livro. Lembremos que essa preparação é uma maratona e não uma corrida de cem metros rasos. Tudo aqui deverá ser pensado em médio e longo prazo, certo?

 

4) Não vamos dar ouvidos a críticas desnecessárias: em muitos casos, infelizmente, não conseguimos evitar a presença de pessoas que fazem aqueles comentários do tipo “nossa, você ainda não passou?”, ou “nossa, não seria melhor um concurso mais fácil?”, ou, ainda, “você sabia que o primo do vizinho do papagaio passou em 6 meses?”. A solução, para esse caso, é nos blindarmos e não deixarmos que esses comentários destrutivos prejudiquem a confiança em nossos estudos. Sempre haverá alguém nocivo em nosso meio, mas cabe a nós sabermos que estamos no caminho certo e que estamos dando o nosso melhor. Pouco importa o que essas pessoas falam. Portanto, ignorá-las e fazer cara de paisagem é o melhor remédio.

 

5) Aproveitemos para refletir e planejar o próximo ano: esta é uma época excelente para refletirmos sobre o que deu certo em nossos estudos e sobre o que podemos fazer de um modo diferente. Vamos aproveitar para dedicarmos alguns momentos aos nossos planejamentos e recalibrarmos as baterias para uma nova etapa. Uma busca por bons artigos e bons conselhos vai cair superbem neste momento, pois sempre é possível melhorarmos e aprendermos com nossas tentativas. Apenas tenhamos o cuidado de selecionarmos boas fontes, combinado?

 

Ótimos estudos e um lindo período de festividades a todos!

 

Ser diplomata é o seu objetivo de vida?

 

Então não perca a oportunidade de estudar com a gente. Se você está começando seus estudos para o CACD agora, o Sapientia acaba de abrir novas turmas para o Curso Regular Extensivo (CRE), com orientações passo a passo acerca de todo o conteúdo necessário a ser estudado e a bibliografia indicada para cada item do edital. Sem contar que as aulas são on-line e 100% inéditas, com plantão de dúvidas diretamente com nosso time de experts e material em PDF disponibilizado aos alunos. Curtiu? Então, vem com a gente!

 

>>> Saiba mais sobre o nosso curso regular clicando aqui.

 

Até a próxima!

 

5-dicas-para-o-cacd-sobre-o-que-fazer-neste-final-de-ano

 

ARTIGOS RELACIONADOS