Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Quero ser Diplomata, e agora?

7 sinais de que chegou a hora de prestar o Concurso para Diplomata

7 sinais de que chegou a hora de prestar o Concurso para Diplomata

Olá, futuras e futuros diplomatas!

 

Que tal sair do plano das ideias e tornar o sonho de ser diplomata algo real?

 

Para isso, tem que ter muita disposição, disciplina e trabalho duro! Você está pronto(a)? Nós do Sapi temos certeza que sim!

 

Por isso, hoje vamos te apresentar sete sinais de que chegou a hora de prestar o Concurso para Diplomata. Quem sabe a gente não te convence a colocar o CACD na lista de promessas para este ano? Ah, lembrando que promessa é dívida, hein?

 

Confira esses sete sinais e foca nos estudos!

 

1. Acorda sempre se perguntando se saiu notícia do edital

  

“O edital já saiu?” é uma das perguntas mais recorrentes na sua mente. Na maioria esmagadora das vezes, a resposta vai ser não, mas você está sempre atento a qualquer movimentação. Mesmo assim, é bom tomar cuidado para não ficar muito ansioso, não é mesmo. Deixe as coisas acontecerem no tempo certo.

 

2. Começa a acertar aquele tema que sempre errava

 

No começo, vários itens errados. Depois, um pouco menos. Com o passar de alguns meses, poucas respostas incorretas, às vezes até nenhuma. Até chegar no próximo tema… e até superá-lo também! E assim você vai ganhando confiança, sentindo que o sonho da diplomacia está mais perto. A sensação de progresso nos estudos é um dos mais fortes sinais de que você está pronto para a maratona do CACD.

 

3. Ouve falar do dólar ou da taxa Selic e já pensa nas consequências macroeconômicas

 

O jornal anuncia: o dólar subiu. Reunião do Copom. O desemprego cai, mas ainda devagar. Na sua cabeça, tal qual Nazaré confusa, você já começa a montar os gráficos e pensar como as variáveis econômicas vão se comportar daqui em diante. Sim, isso é estar afiado na prova de Economia! É também mais um indicador de que a hora de prestar o concurso chegou.

 

4. Acompanha todas as eleições mundo afora

 

Você ficou sabendo do resultado das recentes eleições em Cuba, Paraguai, Azerbaijão, Hungria, Rússia? Está acompanhando o processo no México, na Colômbia e na Venezuela? Se sim, está pronto para o concurso! Estar preparado para o CACD também é estar por dentro da situação política em vários países do mundo.

 

5. Lê uma palavra nova e já pensa como ela será escrita em outras línguas

  

Nada mais CACDista do que encontrar uma palavra desconhecida e pesquisar seu significado em português, inglês, francês e espanhol. Ainda rola perguntar aplicação em frase, divisão silábica, classe gramatical… Nessa hora, toda atenção a acentos e falsos cognatos é pouco. Mas uma mente minimamente poliglota já é suficiente para prestar o concurso.

 

6. Passa os feriados estudando sua origem histórica

 

Dia de feriado é dia de descanso? Pode até ser, mas que tal aproveitar pra aprender sobre o significado de cada data?

21 de abril? Dia de estudar a Inconfidência Mineira. 1º de maio? Vamos ver a evolução do movimento operário. Corpus Christi? Hora de revisar o papel social da Igreja Católica no século XIX.

 

E ainda tem gente que vê a hora e já vincula a algum acontecimento histórico (Por exemplo: 18:22? Ano da Independência do Brasil)! CACD também tem suas esquisitices, mas são elas que ajudam a tornar o estudo mais leve.

 

7. Ser diplomata é seu sonho

 

Apesar de todos esses sinais, temos uma notícia para você: no fim das contas, ninguém sabe se realmente está 100% preparado. No fundo, isso não é uma coisa ruim: significa que qualquer hora é hora de prestar o concurso, desde que você seja honesto com suas expectativas e seu nível de preparação (temos diversos textos em nosso site sobre esse tema aqui).

 

Se você sente que a diplomacia é a carreira que você quer seguir, terá que enfrentar o CACD em algum momento. E porque não aproveitar a renovação do ano novo e entrar de vez na preparação para a diplomacia? Conte com o Sapi nessa caminhada!

 

O CACD é seu percurso até a Carreira de Diplomata!

 

Acompanhe o Sapi no Instagram e no Facebook que a gente te ajuda nessa jornada!

 

 

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS