Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Fatos Históricos

70 anos da Revolução Chinesa

70 anos da Revolução Chinesa

Conteúdo postado em 01/10/2019

Olá, Sapientes!

 

Na data de hoje, 1º de outubro de 2019, a China comemora os 70 anos da revolução que estabeleceu o regime vigente até o momento no país, isso é, os 70 anos daquela que é chamada a Revolução Chinesa ou, ainda, a Revolução Maoísta. Para refrescar nossa memória, que tal a gente relembrar alguns detalhes do contexto que envolveu esse importante movimento?

 

No período antes da revolução, existiam dois grandes movimentos políticos: os Kuomintang, ou Partido Nacional do Povo, que estavam no poder, em face da derrubada da monarquia e, posteriormente, do regime militar, e os comunistas, do Partido Comunista Chinês, que agrupavam as forças operárias e camponesas. Os Kuomintang e os comunistas conviviam bem entre si até a ascensão do general Chiang Kai-chek, em 1925, que passou a reprimir violentamente o movimento operário.

 

Diante do cenário de perseguição e de consequente guerra civil, os comunistas direcionaram-se para o interior do país, junto aos camponeses, onde teve início a criação, sob a liderança do líder político Mao Tse-tung, daquele que seria conhecido como o Exército Vermelho. Tendo em vista a força dos Kuomintang nas cidades, a estratégia comunista era a de cercar os centros urbanos por meio dos campos nos arredores.

 

Em 1931, com o enfraquecimento causado pela guerra civil chinesa, os japoneses invadiram a Manchúria e, em 1937, outras regiões chinesas, obrigando o líder dos Kuomintang a assinar um acordo com os comunistas para, juntos, formarem uma frente única e, assim, derrotarem os invasores. Ao final da Segunda Guerra Mundial, a China pôde, enfim, livrar-se dos japoneses, porém a aliança entre seus partidos acabou fragmentando-se.

 

Os comunistas, com um grande apoio popular, foram ampliando suas forças e ganhando mais territórios com o passar do tempo. Em 1948, a região norte chinesa já estava sob o domínio comunista, e, no início de 1949, a região central também. Em setembro de 1949, as forças comunistas tomaram Pequim e, em 1º de outubro de 1949, Mao Tse-tung proclamou a República Popular da China, o que obrigou o líder dos Kuomintang a refugiar-se na ilha de Taiwan, fundando, dessa forma, a República Nacionalista da China.

 

Ser diplomata é o seu objetivo de vida?

 

Então não perca a oportunidade de estudar com a gente. Se você está começando seus estudos para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) agora, o Sapientia acaba de abrir novas turmas para o Curso Regular Extensivo (CRE), com orientações passo a passo acerca de todo o conteúdo necessário a ser estudado e a bibliografia indicada para cada item do edital. Sem contar que as aulas são on-line e 100% inéditas, com plantão de dúvidas diretamente com nosso time de experts e material em PDF disponibilizado aos alunos. Curtiu? Então, vem com a gente!

 

>>> Saiba mais sobre o nosso curso regular clicando aqui.

 

Até a próxima!

 

70-anos-da-revolucao-chinesa

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS