Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Fatos Históricos

75 anos do Dia D: Os Desembarques da Normandia

75 anos do Dia D: Os Desembarques da Normandia

Conteúdo postado em 11/06/2019

Olá, Sapientes!

 

Há 75 anos, mais precisamente em 6 de junho de 1944, a costa da Normandia, no litoral norte da França, era palco do desembarque de milhares de navios aliados transportando equipamentos e mais de 150 mil soldados pertencentes ao Reino Unido, ao Canadá e aos Estados Unidos. Era apenas o início da presença do grupo dos Aliados em território francês, com o objetivo de conter a expansão nazista, o que culminaria, três meses depois, na ida de 2 milhões de soldados para aquela região.

 

A Operação Netuno, codinome dado aos Desembarques da Normandia, é considerada a maior operação anfíbia, com ataques marítimos, terrestres e aéreos. Nos primeiros dias de avanço, as tropas aliadas foram recebidas sob forte bombardeio de armas posicionadas ao longo das praias e de minas e obstáculos que cobriam a região costeira, ocasionando grande baixa para ambos os lados. Na duração total do embate, estimam-se que foram de 4 mil e 9 mil vítimas alemãs, enquanto que, no grupo dos Aliados, os números chegam a 10 mil, com 4414 mortes confirmadas.

 

Os Aliados foram avançando gradualmente e, em fevereiro de 1945, quando a derrota do Eixo tornava-se iminente, os líderes norte-americano (Franklin Roosevelt), britânico (Winston Churchill) e soviético (Stálin) reuniram-se no que foi denominada a Conferência de Yalta, na qual foram acertados os detalhes para a grande ofensiva que ocasionaria a derrota das tropas alemãs.

 

Mas eu devo saber essa data específica para o CACD?

 

A Segunda Guerra Mundial é um dos grandes marcos históricos, portanto, para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD), além de nos lembramos quando ela se iniciou e teve fim, é ainda mais importante sabermos em que momento na história o conflito ocorreu, seus motivos e quais as implicações dele no mundo.

 

De fato, História Mundial é uma disciplina de grande relevância para o concurso, tendo em vista o seu notável peso na fase objetiva. Na prova do ano passado, foram 11 questões de um total de 73. Isso significou 15% da nota final dessa primeira fase. No entanto, há que se ter em mente que, na fase dissertativa subsequente, essa matéria não é cobrada, portanto, seu estudo deve ser estrategicamente planejado para não ocupar mais tempo que deveria.

 

E como eu faço para lembrar de tanta informação antes da prova?

 

Bom, nós temos uma ótima notícia! O Sapientia acaba de lançar o Maratona 1ª Etapa 2019, para fazer uma super-revisão verdadeiramente eficiente nesta reta final de preparação. Sabe aquela arrancada no finzinho de uma longa corrida? É exatamente essa a proposta do Maratona. Serão 9 módulos, com direito a aulas teóricas e listas de questões objetivas, abrangendo absolutamente tudo o que você precisa saber para a primeira etapa do CACD. E, ainda, você terá uma garantia incondicional de atualização, o que significa que, caso o edital de 2019 traga itens inéditos em seu conteúdo programático, não haverá nenhuma cobrança adicional para cobrir esses tópicos. Sensacional, né? E aí, curtiu? Então, vem com a gente!

 

>>> Saiba mais sobre o Maratona 1º Etapa 2019 clicando aqui.

 

Até a próxima!

 

CACD-diplomata-itamaraty-diplomacia-75-anos-do-dia-d-undefined-os-desembarques-da-normandia

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS