Quero ser Diplomata, e agora?
A preparação para as provas de História do Brasil do CACD
Olá, sapientes!
Quem aqui tem História do Brasil como uma das matérias favoritas do CACD? Pois é justamente dessa disciplina que o Blog Sapi irá falar hoje para te ajudar a entender melhor como ela é cobrada em cada fase do concurso.
Primeira Fase
História do Brasil (HB) é uma matéria fundamental para a aprovação no CACD! Na primeira fase, das 73 questões objetivas, 11 são de HB. Isso significa que, aproximadamente, 15% da sua nota dependerá dos conhecimentos históricos nacionais. Junto à História Mundial (HM), HB é a segunda matéria com mais questões na prova de primeira fase (antigo TPS). Com isso, fica bem clara a importância de ter uma preparação consolidada em História do Brasil, né?
Para início de conversa, o que vamos colocar aqui são apenas sugestões. É importante que você filtre o que faz sentido ou não à sua realidade.
Para quem está iniciando os estudos, é importante entender que o conteúdo para o concurso vai além do que se estudou no Ensino Médio e na universidade.
Aqui, duas das maiores dicas para ajudar na sua preparação são: criar resumos de todos os tópicos importantes e citados no edital, e investir na resolução de questões. Aliás, é válido dizer que, à medida que você for estudando, você deve ir fazendo questões. Não é opcional! E outra coisa: não aguarde finalizar o edital até iniciar as questões! O ideal é já ir resolvendo as provas antigas simultaneamente à aquisição de novos conteúdos. Há quem prefira, inclusive, inverter o processo (ou seja, começar pelas questões para, só então, iniciar o curso teórico). Isso fica a seu critério!
Vale dizer que o curso teórico, normalmente, sugere a bibliografia a ser lida. No entanto, dois clássicos do CACD são o livro do Boris Fausto (História do Brasil), para compreender a conjuntura nacional, e o livro do Amado Cervo e Clodoaldo Bueno (História da Política Exterior do Brasil).
E agora vem um pequeno spoiler: a partir da próxima semana, teremos uma aba no blog para conversarmos sobre essas obras. A História da Política Exterior do Brasil será a nossa primeira escolha!
Terceira Fase
Se a prova de História do Brasil é significativa para a primeira fase, imagine só como ela é para a terceira! Normalmente, a tendência dos últimos anos mostra que, pelo amplo diferencial de notas, os candidatos aprovados devem ir bem na terceira fase de HB.
Sabe aqueles resumos que citamos acima quando falamos sbore a preparação para a primeira fase? Pois bem, aqui, eles vão te fazer perceber o quanto a estrutura/forma e o conteúdo bem concatenado fazem diferença! O grande "x" da questão dessa fase é conseguir produzir uma resposta estruturada, sem cair na superficialidade, com os pontos bem conectados. Uma ótima dica para resolver as questões é sempre se ater aos fatores externos, ou seja, aos conteúdos aprendidos em História Mundial, que, diferentemente do que muitos alegam, tem, sim, importância na terceira fase.
Uma dica de estudo é a seguinte: após ter contato com o conteúdo, tente resolver uma questão dissertativa sobre a matéria (inicialmente, sem consulta). Após uma semana, releia sua questão e compare ao padrão de resposta. Veja o que deixou de fora e o que poderia ser melhorado! Aos poucos, você vai percebendo que a prática, realmente, leva à perfeição.
E se você quiser se aprofundar ainda mais nos estudos para o CACD, o Sapi pode te ajudar...
Se você está começando agora sua preparação para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD), o Sapientia acaba de abrir uma turma novinha para o Programa Primeiros Passos, que vai te ajudar a traçar a melhor estratégia de estudos para o concurso e sistematizar seu planejamento. Trata-se de um treinamento 100% on-line, desenvolvido sob medida para quem precisa de orientações básicas para engatar de vez os estudos para o CACD. E isso vale, também, para aqueles que já iniciaram sua preparação e estão precisando de uma forcinha extra para atualizar suas estratégias. E aí, curtiu?
>>> Conheça mais sobre o Programa Primeiros Passos clicando aqui.
Até a próxima!