Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Atualidades

A visita de Jair Bolsonaro aos EUA

A visita de Jair Bolsonaro aos EUA

Conteúdo postado em 19/03/2019

Olá, Sapientes!

 

Vocês viram que o presidente do Brasil realizou, neste domingo, sua primeira visita oficial ao exterior? E indo em direção oposta à tradição, que perdurou vários anos, o destino da primeira visita presidencial brasileira não foi a Argentina, mas, sim, os Estados Unidos. Nesse sentido, conforme já havia sido prometido em campanha eleitoral, Jair Bolsonaro deixou claro que o alinhamento brasileiro mudou seu foco e direcionou-se, prioritariamente, à relação entre o Brasil e o país norte-americano.

 

Hoje, o presidente brasileiro será recebido por Donald Trump, na Casa Branca, para discutirem assuntos como a Crise na Venezuela – ambos concordam sobre a deposição de Maduro, mas o Brasil é contra uma investida militar – e a candidatura brasileira para entrada na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) – o Brasil quer o apoio norte-americano em sua candidatura.

 

Outros temas poderão ser discutidos como a utilização da Base de Alcântara – no Maranhão – por aeronaves norte-americanas e a venda de produtos brasileiros, de cunho militar, para o Pentágono. Em ambos os casos, as expectativas não são altas, tendo em vista o desdobramento polêmico que os temas podem causar.

 

Após a visita aos EUA, que se encerrará nesta terça-feira, Bolsonaro tem programada, em sua agenda, a visita ao Chile e a Israel, deixando, mais uma vez, claro o alinhamento que o Brasil terá em seu governo. Desse modo, não podemos deixar de acompanhar e compreender os próximos passos que a atual administração adotará no sentido de estabelecer e executar as ações de política externa de nosso país, não é mesmo?

 

A relação do Brasil com os EUA é assunto do edital do concurso para diplomata?

 

Com certeza. O tema é abordado pelo item 5, de Política Internacional, sobre “a política externa norte-americana e as relações com o Brasil”, constante no último edital de abertura do Concurso de Admissão à Carreira Diplomática (CACD) em 2018. Nesse sentido, é fundamental que acompanhemos como a relação entre os dois países se desdobra na execução de suas agendas de política externa.

 

Para isso, o Sapientia oferece todo o apoio que você precisa em seus estudos. As aulas do curso regular extensivo de Política Internacional – que começaram há pouco tempo – englobam temas como a política externa brasileira, as teorias de relações internacionais, as relações do Brasil com diversos atores do cenário mundial, os temas da agenda internacional e as atualidades referentes ao edital.

 

Quer fazer parte dessa turma novinha em folha? Então saiba que as aulas são 100% inéditas, com plantão de dúvidas diretamente com o professor e material disponibilizado em PDF. Não dá pra perder, né?

 

>>> Vem com a gente para conhecer mais sobre nosso curso regular aqui.

 

Até a próxima!

 

CACD-diplomata-itamaraty-diplomacia-a-visita-de-jair-bolsonaro-aos-eua

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS