Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Quero ser Diplomata, e agora?

Bibliografia CACD: o que é, onde encontrar e quais livros ler

Bibliografia CACD: o que é, onde encontrar e quais livros ler

Olá, sapientes!

 

O post de hoje vem como uma sugestão de diversos candidatos; também trata de uma das partes mais importantes do estudo rumo ao Itamaraty. Afinal, como estudar sem livros?

 

Por isso, muita gente pergunta: existe uma bibliografia oficial para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata?

 

A resposta é não.

 

Bibliografia para CACD

 

Atualmente, o Cebraspe/Cespe (banca organizadora do concurso) não divulga nenhuma lista de leitura para o CACD. Mas nem sempre foi assim! Até 2010, era comum que o Guia dos Aprovados apresentasse uma lista de livros indicados pela banca para realizar as provas dos anos seguintes.

 

Agora, só porque não existe uma lista oficial, não quer dizer não haja uma seleção de livros relevantes para os estudos. A banca do Cespe é formada por diversos professores universitários, e eles sempre baseiam suas questões em uma quantidade limitada de obras.

 

Bibliografia Concurso Diplomata

 

Sim, de 2011 em diante, os candidatos tiveram que contar mais com a intuição. Mas não precisa se preocupar: ainda existe a chamada bibliografia “oficiosa” do CACD, já que diversas obras ainda são recomendadas com um certo consenso por muitos professores! Vamos conhecer algumas delas?

 

Nova gramática do português contemporâneo Celso Cunha

 

A prova de Português do CACD consegue, como poucas provas de concurso, unir interpretação e gramática em uma mesma questão. Para alcançar esse nível de refinamento, é preciso treinar com muuuitas questões, mas também manter uma sólida base teórica. A Nova gramática do português contemporâneo, de Celso Cunha, com certeza te ajudará nesse segundo aspecto. A obra é campeã de recomendações dos professores da casa Claudia Simionato e Ivo Yonamine.

 

História do Brasil - Bóris Fausto

 

Talvez você estranhe essa recomendação. Talvez, muitos anos atrás, você lembre que essa obra também foi recomendada pelo seu professor de história do ensino médio. Pois é: por incrível que pareça, a obra de Boris Fausto ainda cobre um grande número de questões da prova de História do Brasil do CACD. Esse livro é o feijão com arroz do tema, então seu estudo deveria dar uma passadinha por ele para te ajudar a fechar a prova de História do Brasil.

 

Geografia: pequena história crítica - Antonio Carlos Robert de Moraes

 

A prova de Geografia do CACD não é a prova de Geografia do CACD sem ao menos uma questão sobre história da geografia. Ano após ano, há pelo menos um item mencionando Ritter, Humboldt, Ratzel ou La Blache. A obra do professor Antonio Carlos Robert de Moraes vai te ajudar a percorrer as principais correntes metodológicas da Geografia, desde sua instituição como ciência no século XIX até as principais atualizações dos séculos XX e XXI.

 

Direito internacional público e privado - Paulo Henrique Gonçalves Portela

 

Em Direito Internacional, temos a chamada “Bíblia Amarela” com o livro do professor Portela. A obra é constantemente atualizada sua última edição foi lançada ainda este ano —, sem falar que conta com esquemas e quadros para memorização e diversas questões de concursos. Um material essencial para fechar a prova de DIP.

 

Princípios da Microeconomia e Princípios da Macroeconomia - Gregory Mankiw

 

Pergunte a qualquer estudante de Economia sobre os manuais de Mankiw que eles vão saber do que você está falando. Por mais exigente que a prova de Noções Economia venha se tornando com o passar dos anos, as obras do autor americano ainda trazem todas as teorias básicas necessárias para responder grande parte das questões. Com linguagem direta e exemplos da realidade, ler Mankiw é uma maneira eficaz de consolidar seus estudos em Economia.

 

Bibliografia para Concurso Diplomacia

 

Puxa! Vou ter que ler isso tudo?

 

Se você achou muito, é bom lembrar que os livros aqui citados ainda são insuficientes para varrer todo o extenso edital do CACD (pedimos desculpas pelo balde de água fria, rs). Mas você não vai deixar alguns (muitos) livros ficarem entre você e o Itamaraty, não é mesmo?

 

Ok, resolvido esse impasse, também temos que esclarecer outra coisa. Antes de sair lendo cada obra de cabo a rabo, lembre-se: o estudo para o CACD deve ser mais eficiente do que enciclopédico. É claro que essas obras são referência em suas respectivas áreas, mas o que diferencia um candidato bem preparado é ser generalista, ou seja, ser capaz de extrair diversos os conhecimentos essenciais de várias fontes, e não decorar obras inteiras.

 

Sim, tudo isso exige tempo e prática. Por isso, mãos à obra e vamos pôr as leituras em dia!

 

E você sabe que pode contar com o Sapientia né? Nosso Curso Regular Extensivo (CRE) conta com uma bibliografia completa, selecionada pelos nossos professores com base em profundos estudos das provas dos anos anteriores.

 

Além disso, também temos uma Orientação Pedagógica Exclusiva para futuros diplomatas, que auxilia o canditado a descobrir, passo a passo, qual o melhor caminho para a sua preparação para o CACD, conforme o seu perfil de aprendizagem e nível nos estudos. Solicite já a sua orientação clicando aqui!

 

Até a próxima!

 

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS