Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Atualidades

BREXIT: sair ou não sair, eis a questão!

BREXIT: sair ou não sair, eis a questão!

Conteúdo postado em 16/01/2019

Olá, Sapientes!

 

O nosso papo de hoje é sobre a votação do plano proposto pela primeira-ministra britânica, Theresa May, acerca da saída do Reino Unido da União Europeia – o chamado Brexit.

 

Recordando um pouco o histórico desse assunto, Theresa foi eleita com um único objetivo, quando substituiu David Cameron: proporcionar um desfecho ao resultado do referendo de 2016, que decidiu pela saída britânica do bloco europeu.

 

A votação apertada desse referendo, com apenas 52% da população a favor do Brexit, já era indicativo de que o caminho para se chegar a um acordo seria bastante complexo. Para agravar o cenário, a proposta de Theresa para uma saída gradual da UE não tinha ampla concordância daqueles que defendiam o Brexit.

 

Em consequência, ontem, 15 de janeiro, a votação parlamentar acerca desse impasse, assim como apontavam os especialistas, foi de rejeição do acordo, com 432 votos contra e 202 a favor.

 

E agora, o que será do Reino Unido?

 

Bom, a primeira-ministra britânica tem três dias úteis, a contar da data de rejeição do acordo, para apresentar uma proposta alternativa, sobre a qual os parlamentares terão maior liberdade em sua elaboração. Entretanto, não há nada que garanta que ela faça essa opção, tendo em vista que existem outras saídas como, por exemplo, uma renegociação ampla do acordo ou convocação para eleições gerais, sendo que, em ambas as situações, o prazo para o Brexit – 29 de março de 2019 – teria que ser prorrogado.

 

Há ainda a possibilidade de que, conforme a legislação da UE, o desdobramento seja a saída do Reino Unido do bloco europeu, em 29 de março, com a tipificação de Brexit sem acordo, caso nenhuma solução seja apresentada – o que não agradaria considerável parcela dos parlamentares.

 

Em suma, teremos que aguardar o desenvolvimento desse impasse e acompanhar, bem de perto, as próximas etapas dessa possível – ou não – saída do Reino Unido da UE. Muitas águas ainda hão de rolar...

 

E essa notícia tem relação direta com o concurso para diplomacia?

 

Sim, esse assunto está relacionado ao item 10, de Política Internacional, sobre “a União Europeia e o Brasil”, constante no último edital de abertura do Concurso de Admissão à Carreira Diplomática (CACD) em 2018. Para esse tópico, faz-se necessário o acompanhamento de todos os fatores relevantes que impactam as relações sociopolíticas, econômicas e comerciais entre o Brasil e a União Europeia.

 

Socorro! Mas como eu faço para estudar Política Internacional?

 

Calma, respira... Aqui no Sapientia nós oferecemos todo o apoio que você precisa em seus estudos. As aulas do curso regular de Política Internacional englobam temas como a política externa brasileira, as teorias de relações internacionais, as relações do Brasil com diversos atores do cenário mundial, os temas da agenda internacional, tudo isso sendo permeado pelo acompanhamento das atualidades referentes ao edital.

 

Parece muito complicado? Pode se tranquilizar, que os cursos do Sapientia contam com experientes professores que irão te orientar, passo a passo, sobre cada um dos itens do edital a serem estudados.

 

>>> Conheça mais sobre nossos cursos regulares clicando aqui.

 

Quer ficar por dentro do universo do CACD? Então siga a gente no Facebook e no Instagram, que lá sempre tem novidade.

 

 

CACD-diplomata-itamaraty-diplomacia-brexit-sair-ou-nao-sair-eis-a-questao

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS