Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Sapi News

Comentários dos professores sobre a banca do CACD 2017

Comentários dos professores sobre a banca do CACD 2017

Conteúdo postado em 04/10/2017

Como o blog Sapi divulgou ontem, o Instituto Rio Branco inovou e divulgou a banca do CACD 2017 antes da 3ª Fase do concurso. Com isso, começaram as especulações sobre o que essa banca (e as mudanças em relação ao ano passado) podem indicar sobre as provas desse fim de semana. Para ajudar, os diplomatas e professores Emanuel Sebag, de Economia, e Leonardo Rocha Bento, de Política Internacional, fizeram alguns comentários sobre os nomes divulgados. Confira!

 

Emanuel Sebag - Economia:

"Como vocês viram, a banca de economia sofreu algumas alterações em relação ao ano passado, mas a predominância da banca segue ortodoxa.
Atentem que há uma examinadora mais heterodoxa, Luciana Acioly, afeita a temas de desenvolvimento econômico comparado, utilizando elementos de economia institucional e com extenso trabalho sobre China.
Segue um texto dela caso queiram aprofundar a leitura nos temas de desenvolvimento."
- Texto: "À guisa de conclusão: Soberania nacional e desenvolvimento – qualificado o debate" - em Trajetórias Recentes de Desenvolvimento: estudos de experiências internacionais selecionadas (pp. 507-514)

 

Leonardo Rocha Bento - Política Internacional:

Atenção! Deixamos diversas sugestões sobre os membros da banca então quem estiver se preparando para a prova esse fim de semana tem que selecionar com cautela o que pode dará tempo para ser aproveitado devido ao curto tempo. Foque naquilo que você não domina para aumentar o seu repertório. Quem já estiver se preparando para o CACD 2017 pode aproveitar das dicas com mais calma.

Francisco Doratioto: inesperado para a banca de PI, mas tradicional membro da banca de História do Brasil. Pode indicar uma questão de História da Política Externa Brasileira. Dado o limite temporal do edital de PI, os temas mais próximos a ele são relações Brasil-Argentina pós-1945 ou Cone Sul no mesmo período.


- O Brasil no Rio da Prata - em Coleção Em poucas palavras, FUNAG (pp. 101-178)

Pio Penna Filho: professor da Universidade de Brasília, africanista. Pode cobrar algo relacionado à sua linha de estudo, como ZOPACAS, relações Brasil-África, inserção internacional da África, segurança regional, IBAS, redemocratização.

- ZOPACAS: Discurso do Patriota na última ministerial

- Apresentação do Pio Penna no 12º Congresso Acadêmico sobre defesa nacional: O Continente Africano e suas Dinâmicas de Segurança: Reflexos para o Brasil

- Reflexões sobre o Brasil e os desafios Pan-Amazônicos

 

Gisela Padovan: Embaixadora, Assessora de Assuntos Federativos e Parlamentares (AFEPA) e estava em Buenos Aires. Pelo cargo que ocupa atualmente, pode seguir temas como paradiplomacia e impacto dos poderes federais na política externa brasileira.
- Problemas para a atividade internacional das unidades subnacionais: estados e municípios brasileiros (Tullo Vigevani)
- Relações internacionais federativas no Brasil (Gilberto Marcos Antonio Rodrigues)
- A arte do encontro: a paradiplomacia e a internacionalização das cidades criativas (Diego Santos Vieira de Jesus)

 

Benoni Belli: estava em Washington e é o atual Secretário de Planejamento Diplomático do MRE, o que complica a delimitação de uma área, visto que todos os assuntos importantes passam por essa secretaria. Pode trazer um tema mais atual da política internacional. Também trabalhou com Direitos Humanos e temas sociais.
- Vários artigos publicados na revista Política Exterior
- Tema do Curso de Altos Estudos (IRBr): O Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas e as resoluções sobre os países: o fim da politização e da seletividade? (não disponível online)

 

Sugestões gerais:
- Discurso de posse de Aloysio Nunes
- Notas de imprensa do MRE sobre as viagens para a África
- Nos Cadernos de Política Exterior:
Edição 5 - textos sobre desarmamento e direitos humanos;
Edição 4 - BRICS, política externa e participação social, LGBTI;
Edição 3 - Brasil-Argentina, ABACC, Desarmamento nuclear, China e sua vizinhança;
Edição 2 - relações Brasil-África, Síria, relações Brasil-EUA;
Edição 1 - Brasil e China; Kôssovo.

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS