Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Sugestão de Leitura

Como achar os resumos da Corte Internacional de Justiça para o CACD

Como achar os resumos da Corte Internacional de Justiça para o CACD

Conteúdo postado em 06/06/2019

Olá, Sapientes!

 

Precisando de uma ajudinha para dar aquela guinada nos estudos de Direito Internacional? Então, vocês vão curtir a sugestão de leitura de hoje. Sabem quando o professor menciona um caso julgado pela Corte Internacional de Justiça (CIJ) e seu primeiro ímpeto é o de abrir o navegador e ficar “caçando” um site confiável que resuma a deliberação do órgão internacional? Bem, no melhor estilo das organizações Tabajara, seus problemas acabaram!

 

A CIJ tem uma página inteiramente reservada para acessarmos e fazermos o download, de graça, de todos os casos por ela julgados. Anotem aí: no endereço http://legal.un.org/icjsummaries/ vocês encontrarão os Summaries of Judgments, Advisory Opinions and Orders of the International Court of Justice. Basta clicarem em “Published volumes (1948-2017)” e vocês verão seis volumes, em formato PDF, para guardarem eternamente em seus computadores.

 

Os volumes são divididos em seis períodos: 1948-1991, 1992-1996, 1997-2002, 2003-2007, 2008-2012 e 2013-2017, sendo os três primeiro volumes em formato escaneado. Caso queiram encontrar um caso julgado mais recentemente, basta clicar, no mesmo endereço lá de cima, em “Unpublished summaries (2013–)”, que vocês verão a lista completa em ordem cronológica. É uma verdadeira “mão na roda”.

 

Só existe um pequeno porém: vocês não encontrarão, no site, o resumo do casos julgados pela CIJ em português. Por ser um órgão judiciário das Nações Unidas, os resumos estarão disponíveis nos seis idiomas oficiais da ONU: árabe, chinês, espanhol, francês, inglês e russo. Mas vejam isso como um bônus, já que será possível absorver vocabulário nas línguas estrangeiras cobradas pelo nosso concurso – e, até mesmo, comparar as diferentes traduções – enquanto estudam sobre Direito Internacional. Interdisciplinaridade total! Curtiram a ideia?

 

E Direito Internacional cai bastante no CACD?

 

Ao olharmos para o edital, veremos que uma das matérias cobradas é Noções de Direito e Direito Internacional Público, porém não se enganem! As “noções” são relativas apenas ao Direito Interno, já que, em Direito Internacional, o conhecimento exigido do candidato é de nível avançado.

 

No Concurso de Admissão à Carreira Diplomática de 2018 – o último realizado até o momento –, a primeira fase objetiva contou com 6 questões, das 73 totais, inteiramente dedicadas às Noções de Direito e Direito Internacional Público. E, na terceira fase do concurso, Direito Interno e Direito Internacional têm uma prova exclusiva, com 4 questões dissertativas, somando até 100 pontos em sua nota classificatória final. Não tem escolha. Precisamos nos tornar proficientes nessa disciplina.

 

Você está se preparando para a CACD 2019?

 

Então, temos ótimas notícias! O Sapientia acaba de lançar o Maratona 1ª Etapa 2019, para fazer uma super-revisão verdadeiramente eficiente nesta reta final de preparação para o CACD. Sabe aquela arrancada no finzinho de uma longa corrida? É exatamente essa a proposta do Maratona. Serão 9 módulos, com direito a aulas teóricas e listas de questões objetivas, abrangendo absolutamente tudo o que você precisa saber para a primeira etapa do CACD. E, ainda, você terá uma garantia incondicional de atualização, o que significa que, caso o edital de 2019 traga itens inéditos em seu conteúdo programático, não haverá nenhuma cobrança adicional para cobrir esses tópicos. Sensacional, né?

 

>>> Saiba mais sobre o Maratona 1º Etapa 2019 clicando aqui.

 

Até a próxima sugestão de leitura!

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS