Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Quero ser Diplomata, e agora?

Como aliviar o estresse causado pelos estudos para o CACD?

Como aliviar o estresse causado pelos estudos para o CACD?

Olá, Sapientes!

 

A rotina de estudos de quem estuda para a carreira diplomática não é nada fácil. E, muitas vezes, precisamos conciliá-la com outras situações também importantes, como a faculdade, o trabalho, a participação familiar, a interação social e por aí vai. Tudo isso acaba nos deixando com aquela sensação de sempre ter algo pendente, abrindo espaço para os clássicos sintomas do estresse, como o cansaço frequente, a falta de sono, a irritabilidade e, até mesmo, a taquicardia e a falta de ar.

 

É pensando em aliviar esses sintomas que hoje trazemos algumas dicas acerca do que fazer para reduzir o impacto da carga de estudos sobre nossas vidas e encarar as coisas de uma forma mais leve e harmoniosa. Curtiram a ideia? Então vamos para as dicas!

 

1) Respiração: o oxigênio está diretamente ligado à produção de energia nas células e a respiração ofegante, no caso do estresse, pode prejudicar seu desempenho nos estudos. Todo dia, ao acordar, ou em qualquer outro momento em que for possível, tire cinco minutinhos para praticar a inspiração e a expiração de forma consciente e controlada. E, caso esteja se sentindo com falta de ar, desligue seus pensamentos e comece a respirar mais lentamente. Isso enviará uma mensagem ao cérebro de que as coisas estão controladas e de que você está se sentindo mais calmo.  

 

2) Aceitação: o perfeccionismo é um grande inimigo para quem estuda, pois ele nunca deixará que nos sintamos satisfeitos com nossas realizações. Sempre haverá alguma falha. É por essa razão que nós devemos ser mais realistas com nossas limitações e aceitar aquilo que não pode ser mudado. Não adianta fazer um planejamento de estudos fora da realidade e se sentir culpado por não ter cumprido a programação. Devemos, portanto, compreender as circunstâncias de nossas vidas, estabelecer objetivos realizáveis e comemorar as pequenas vitórias. É de tijolo em tijolo que solidificamos nossa construção, certo?

 

3) Lazer: todos temos um hobby ou uma atividade que nos gera alegria quando fazemos, não é mesmo? Durante o período em que estamos inteiramente dedicados aos estudos, não podemos abrir mão de um espacinho na agenda para realizar algo que nos faça rir, que nos deixe entretidos e que nos faça sentir o gostinho da vida. Ir ao cinema, assistir a um seriado, jogar RPG é o que te deixa feliz? Então, reserve um tempinho na sua agenda semanalmente e estabeleça essa atividade como uma meta a ser realizada, simplesmente porque você merece.

 

4) Caminhada: bateu aquele desânimo e está meio sem inspiração para realizar suas atividades? Então, saia para caminhar. Sim. Nem que sejam uns poucos minutinhos apenas, isso permitirá uma melhor oxigenação de seu cérebro e uma consequente retomada de energia. Colocar o corpo em movimento vai te ajudar a ver as coisas sob outra perspectiva. Às vezes, tudo o que precisamos é de um pouco de ar puro.

 

É importante ressaltar que as dicas que disponibilizamos aqui são tentativas iniciais de controlar um problema muito comum entre aqueles que estudam para um concurso com um conteúdo programático tão exigente. Entretanto, se perceber que os sintomas persistem, não hesite em procurar ajuda profissional. O importante é não deixar as coisas como estão e dar um primeiro passo em direção a uma melhor qualidade de vida, combinado?

 

E como saber se o que estou estudando está certo?

 

Não se preocupe, pois não poderia haver melhor pergunta a se fazer agora. Aqui no Sapientia, nossa equipe de professores é expert nas matérias que caem no Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) e ela vai te orientar certinho, ponto a ponto do edital, sobre qual capítulo de livro ler para que cada item seja assimilado da melhor forma.

 

E sabe qual o curso ideal para este início de preparação? O nosso Curso Regular Extensivo. É tudo bem explicadinho e sem perda de tempo. Sem contar que as aulas são online e 100% inéditas, com plantão de dúvidas diretamente com os professores e material em PDF disponibilizado aos alunos. Dica mais que valiosa, né?

 

>>> Conheça mais sobre o nosso curso regular clicando aqui.

 

Até a próxima!

 

CACD-diplomata-itamaraty-diplomacia-como-aliviar-o-estresse-causado-pelos-estudos

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS