Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Quero ser Diplomata, e agora?

Como conciliar os estudos para o CACD com a vida social

Como conciliar os estudos para o CACD com a vida social

Olá, Sapientes!

 

A rotina de estudos para o Concurso de Admissão à Carreira Diplomática anda meio puxada, não é mesmo? A gente acorda, senta na cadeira, almoça, senta na cadeira, janta, vê as notícias do dia e – puff! – o dia acabou. Se você concilia trabalho com estudos, então cada minuto dedicado aos livros é um tempo precioso, não é verdade? O problema disso tudo é que, conforme nossos dias vão passando, a gente vai dando mais importância ao cumprimento das tarefas e vai deixando de lado o nosso convívio social. Em um longo prazo, nosso cérebro vai reclamar.

 

No post de hoje, vamos apresentar algumas dicas para que você tenha tempo para desfrutar com sua família e até bater um papo com seus amigos. E nada de medidas drásticas. Basta apenas fazer algumas adaptações. Vamos lá?

 

1- Estabeleça prioridades

 

Você tem aquela sensação de que fez um monte de coisas ao longo do dia, mas, quando chegou a noite, faltou cumprir várias tarefas importantes? Bom, talvez esteja faltando priorizar algumas atividades em seu checklist.

 

Quando for relacionar sua lista de atividades, lembre-se de destacar aquilo que é mais urgente e essencial, para que comece seu dia focando sua atenção nisso. Ao checar uma atividade importante como feita em sua lista, você terá uma sensação de que o dia valeu a pena. Ah, e lembre-se de tratar o tempo com a família e uma saída leve com os amigos como algo necessário. Não estamos falando de priorizar baladas em detrimento dos estudos, até porque os eventos sociais, nessa fase de estudos, devem ser mais light. Mas, sim, encarar esse momento de lazer como um item de sua lista e não ficar com neuras de que você deveria estar estudando naquele instante.

 

2- Inclua descanso em seu cronograma de estudos

 

Quando for elaborar seu cronograma de estudos, não se esqueça de incluir momentos de lazer para praticar seus hobbies e ter uma vida social. Claro que tudo com moderação. Pense em sua semana de uma forma global e estabeleça o tempo que passará descansando, com o detalhamento do que fará durante esse período. Sim, estamos falando de planejar o lazer da mesma forma que você planeja seus estudos, pois o descanso é tão importante quanto a produção.

 

Uma dica fundamental é não deixar que as redes sociais engulam seu tempo de estudos ou de lazer. Se está estudando, mantenha o celular distante. Se está com a família ou com os amigos, aproveite e faça esse momento ser único. Determine um espacinho em sua agenda para checar suas redes sociais e viva a vida de verdade.

 

3- Se bater a ansiedade, anote.

 

Se você estiver em um momento de descanso, mas os pensamentos de cobrança não te deixarem em paz, pegue uma caneta e um bloco e anote aquilo para ser tratado depois. Não tem papel por perto? Anote no bloco de notas do celular. O importante é gravar esse pensamento e reservá-lo para ser tratado na hora certa. A tendência é que o cérebro entenda que aquele pensamento teve a atenção necessária e desse modo se dissipe naturalmente.

 

Se, ainda assim, as cobranças de que você deveria estar estudando e não descansando não saírem de sua cabeça, é essencial que você saiba exatamente em que ponto do seu cronograma você está. Se você pensar “putz, eu deveria estar estudando economia”, lembre-se daquilo que você já cumpriu ao longo do dia e de que aqueles 20 minutinhos de lazer estão dentro da programação. Mais tarde, conforme seu planejamento, você cumprirá os estudos daquela matéria.

 

Que tal uma ajuda pra fazer tudo isso funcionar na prática?

 

Se você está começando seus estudos para o CACD agora, o Sapientia desenvolveu o Programa Primeiros Passos para oferecer orientações básicas e te ajudar a planejar sua preparação. As aulas são 100% online e contam com professores especialistas no assunto. E aí, curtiu?

 

>>> Conheça mais sobre o Programa Primeiros Passos aqui.

 

Até a próxima!

 

CACD-diplomata-itamaraty-diplomacia-como-conciliar-os-estudos-para-o-cacd-com-a-vida-social

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS