Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Quero ser Diplomata, e agora?

Como dividir as matérias do CACD no planejamento de estudos

Como dividir as matérias do CACD no planejamento de estudos

Olá, Sapientes!

 

Como anda o cumprimento do cronograma de estudos para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD)? Estão conseguindo progredir em todas as matérias, ao longo do período pré-estabelecido, ou sentem que o rendimento em umas está melhor que em outras? Bem, o nosso papo de hoje é para conversar sobre esse aspecto peculiar dos estudos para concurso e sugerir algumas adaptações na hora de se planejarem.

 

Para que esse diagnóstico do cronograma de estudos seja o mais próximo do real possível, apresentamos dois critérios para que sejam levados em consideração na hora de efetuar a divisão de matérias a serem estudadas nos próximos dias. Vamos a eles!

 

1) Qual matéria do CACD de maior peso no edital?

 

A primeira coisa a se fazer, quando começamos a estudar para qualquer concurso, é ler o edital. É lá que encontraremos o que a banca irá cobrar na prova e priorizar na hora de atribuir notas. No caso do CACD, é muito claro esse ranking de matérias, principalmente quando consideramos a prova de primeira fase, ou seja, a fase objetiva de nosso certame.

 

No último edital publicado pelo Cebraspe, em 2018, para aspirantes à carreira diplomática, a prova objetiva do CACD continha 73 questões com a seguinte divisão:

 

MATÉRIA

Nº DE QUESTÕES

POLÍTICA INTERNACIONAL

12

HISTÓRIA DO BRASIL

11

HISTÓRIA MUNDIAL

11

LÍNGUA PORTUGUESA

10

LÍNGUA INGLESA

9

NOÇÕES DE ECONOMIA

8

NOÇÕES DE DIREITO

6

GEOGRAFIA

6

TOTAL DE PONTOS

73

 

Diante desse quadro, fica claro que nossos estudos precisam atribuir mais atenção a matérias com maior peso na prova que outras com menor impacto, não é mesmo? Mas cuidado! História Mundial, por exemplo, só é cobrada na primeira etapa e as línguas estrangeiras – Francês e Espanhol – só aparecem na terceira fase.

 

Tenham em mente que é preciso saber ponderar o estudo de maneira que nenhuma disciplina fique descoberta, pois, em um concurso tão competitivo como o CACD, um item certo pode fazer toda a diferença na classificação.

 

2) Qual matéria do CACD você tem mais dificuldade?

 

É fundamental que se saiba quais matérias nos criam mais dificuldades, pois elas serão as que mais demandarão esforços para serem assimiladas. Por mais que amemos Inglês e queiramos estudá-lo todos os dias, na hora de efetuar a divisão de matérias, teremos que atribuir mais tempo às disciplinas em que temos maior dificuldade. Isso porque nosso rendimento em Inglês não pode ser maior que em Direito ou em Economia, por exemplo. Todas as matérias devem caminhar numa velocidade semelhante, para que o edital seja cumprido de uma forma mais uniforme e nenhum conteúdo fique sem ser estudado.

 

Nesse sentido, o critério de “dificuldade x facilidade” deve ser contemplado juntamente com o critério de peso das matérias no edital, isso porque não basta, apenas, planejar o cronograma com base em obstáculos, sem, também, considerar dados concretos em relação à prova, combinado?

 

A carreira de diplomata é o seu objetivo de vida?

 

Então não perca esta oportunidade que já está quase no fim! Se você está começando seus estudos para o CACD agora, ou se já começou e sente que está precisando “aparar as arestas”, para ganhar produtividade, o Sapientia abriu uma nova turma para o Programa Primeiros Passos. O intuito desse programa é oferecer orientações estratégicas para seus estudos e te ajudar a sistematizar e planejar sua preparação. As aulas são 100% on-line e os professores são experts no assunto. Vem com a gente fazer esse tour guiado pelo edital do concurso e dar um importante passo em direção ao seu sonho. Mas tem que correr, porque restam pouquíssimas vagas, tudo bem?

 

>>> Curtiu? Conheça mais sobre o Programa Primeiros Passos aqui.

 

Até a próxima!

 

CACD-diplomata-itamaraty-diplomacia-como-dividir-as-materias-do-cacd-no-planejamento-de-estudos

 

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS