Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Matricule-se Agora

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Sugestão de Leitura

Como dominar os falsos cognatos no estudo de línguas para o CACD

Como dominar os falsos cognatos no estudo de línguas para o CACD

Conteúdo postado em 13/06/2019

Hello, Sapientes!

 

A sugestão de leitura de hoje é especial para nós, falantes da língua portuguesa, quando nos empenhamos a fazer a tradução de um texto em inglês para nossa língua materna. Às vezes, encontramos termos como “reunion”, “sympathy” e “security” que podem, à primeira vista, parecer fáceis de serem traduzidos, dada a sua semelhança com o português, porém guardarem pormenores em seus significados, dependendo do contexto aos quais são aplicados. Já palavras como “graduate”, “ingenious” e “agenda” parecem uma coisa e são verdadeiramente outra. É uma tarefa cheia de artimanhas mesmo.

 

Mas acalmem-se! Trazemos soluções para estudar esses termos ardilosos denominados falsos cognatos. Se vocês fizerem uma busca online, verão que existem várias opções de dicionários sobre o assunto. Qualquer um será de grande ajuda se você adquiri-lo. E a nossa sugestão é de um desses dicionários, que, infelizmente, não possui edições recentemente publicadas, mas que é facilmente encontrado em sebos físicos ou virtuais: Dicionário das Palavras que Enganam em Inglês, do tradutor e intérprete Ulisses Wehby de Carvalho. Trata-se de um livro que reúne, alfabeticamente, mais de 700 termos muito bem diagramados e explicados, com caixinhas comparativas das palavras confundidas e exemplos para deixar bem claro quando utilizar um termo ou não.

 

Vocês devem estar se perguntando por que cargas d’água comprar um dicionário diante de tantas opções digitais. Bem, os dicionários comuns são extremamente úteis em apontar significados e, muitas vezes, em fornecer exemplos em que podemos utilizar o termo buscado. No entanto, somente um dicionário de falsos cognatos colocará em contraste as palavras que normalmente confundimos e em qual situação cada uma deve ser aplicada. É um investimento do qual não nos arrependemos. Podem apostar!

 

E tem muitas questões de Inglês no CACD?

 

A resposta é – felizmente ou infelizmente – SIM. No Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) de 2018 – o último realizado até o momento –, só na primeira fase objetiva, foram 6 textos, de razoável extensão, para 9 questões das 73 no total. Lembrando que cada questão contém 4 itens a serem julgados, o que significa que é uma prova que leva um tempo considerável para ser realizada. Não basta, portanto, acreditar ser fluente no idioma; é preciso estar treinado para esse modelo de prova e não levar mais tempo do que deveria em sua finalização.

 

Já na segunda fase dissertativa, o inglês “separa os adultos das crianças”. Trata-se de uma prova de caráter classificatório e eliminatório, para a qual são propostos 4 exercícios de alta complexidade: uma redação sobre tema geral, com extensão de 400 a 450 palavras; uma tradução de um texto do inglês para o português; uma versão de um texto do português para o inglês; e um resumo, em inglês, a partir de um texto escrito em Língua Inglesa. São nada mais nada menos que 100 pontos, no total, que poderão te deixar mais perto do sonho de ser um diplomata. Percebeu a importância de estudar o idioma para o concurso?

 

Você está se preparando para a CACD 2019?

 

Então, temos ótimas notícias! O Sapientia acaba de lançar o Maratona 1ª Etapa 2019, para fazer uma super-revisão verdadeiramente eficiente nesta reta final de preparação para o CACD. Sabe aquela arrancada no finzinho de uma longa corrida? É exatamente essa a proposta do Maratona. Serão 9 módulos, com direito a aulas teóricas e listas de questões objetivas, abrangendo absolutamente tudo o que você precisa saber para a primeira etapa do CACD. E, ainda, você terá uma garantia incondicional de atualização, o que significa que, caso o edital de 2019 traga itens inéditos em seu conteúdo programático, não haverá nenhuma cobrança adicional para cobrir esses tópicos. Sensacional, né?

 

>>> Saiba mais sobre o Maratona 1º Etapa 2019 clicando aqui.

 

Até a próxima sugestão de leitura!

 

CACD-diplomata-itamaraty-diplomacia-como-dominar-os-falsos-cognatos-no-estudo-de-linguas-para-o-cacd

ARTIGOS RELACIONADOS