Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Quero ser Diplomata, e agora?

Como melhorar sua concentração nos estudos

Como melhorar sua concentração nos estudos

Olá, Sapientes!

 

Vocês já se sentaram na cadeira e pensaram “hoje eu vou estudar um capítulo inteiro”? Então, abriram a primeira página, leram o primeiro tópico, voltaram para o mesmo parágrafo, releram o mesmo conteúdo e sentiram que não absorveram nada? Pois é, meus caros, esse é o famoso caso de falta de concentração. Mas, e aí, como fazer para nos concentrarmos mais, principalmente quando pegamos uma matéria em que temos mais dificuldade? Bom, abaixo trazemos alguma sugestões para que vocês tentem seguir e vejam como será a experiência. Por que não experimentar, não é mesmo?

 

1) Saiba qual é o seu objetivo

 

A primeira coisa a se fazer é ter em mente qual o seu real objetivo. Não é, simplesmente, passar no concurso, mas para que passar. O que a aprovação viabilizará em sua vida? Qual seu grande sonho será realizado a partir do momento em que se tornar um diplomata? Isso está bem claro? Ótimo.

 

Agora, pegue um pedaço de papel e escreva, em poucas – e impactantes – palavras, seu real objetivo e cole atrás de seu celular. Deixe a mensagem virada para você, para que, toda vez que sentir sua concentração sendo perdida, você olhe para a mensagem e se sinta com a energia revitalizada. E, de quebra, ainda vai evitar que pegue o aparelho a todo o tempo para checar se há novas mensagens.

 

2) Encontre um local silencioso

 

Encontrar o local ideal de estudos nem sempre é muito fácil. Se, em sua casa, você tem um cantinho silencioso, em que possa se concentrar por algumas horas, seu problema está resolvido. Entretanto, se você até tem uma mesa e uma cadeira para estudos, seja em sua casa ou em uma biblioteca, mas o silêncio raramente se faz presente, não desanime. Existem artifícios para amenizar o barulho do ambiente.

 

É possível encontrar, em lojas que vendam equipamentos de proteção individual (EPI), os famosos protetores auriculares, que podem ser desde os tampões básicos de silicone, até aqueles fones tipo “concha” que trabalhadores utilizam em locais com muita poluição sonora.

 

Outra possibilidade é encontrar vídeos ou áudios que contenham sons para o seu cérebro se concentrar e desconsiderar o som do local. Busque por “ruídos brancos” ou “músicas para concentração”, ajuste o volume de seu fone e crie seu próprio ambiente.

 

3) Torne o seu estudo mais lúdico

 

Para deixar seus estudos mais dinâmicos, dentro de longos períodos de dedicação, tente sempre alternar entre videoaulas, leituras e exercícios. Não gaste todo o seu tempo de estudo fazendo apenas uma atividade, pois o cansaço pode aparecer mais rápido e a concentração pode se esvair.

 

Outra sugestão é utilizar aplicativos, ou mesmo cronômetros, para fazer uso da técnica Pomodoro. Você poderá determinar blocos de estudos, com um tempo específico, em que sua concentração será totalmente voltada para estudar – e nada mais. No intervalo de cada bloco, faça outras atividades que não serão possíveis nos blocos de estudos, como, por exemplo, checar o celular ou ir ao banheiro. Acreditem no potencial dessa técnica, pois ela pode funcionar para vocês.

 

Quer melhorar ainda mais os seus estudos?

 

Durante esta semana e o comecinho da próxima, o Sapientia está realizando um Workshop on-line inteiramente dedicado a como estudar para o Concurso de Admissão à Carreira Diplomática. Vão ser quatro aulas de muito conteúdo, em que serão discutidos os 3 Pilares para otimização de seus estudos e serão fornecidas orientações sobre como estruturar um plano de ação totalmente focado em sua aprovação. E, claro, será totalmente gratuito.

 

As duas primeiras aulas já foram liberadas, mas fique tranquilo que ainda dá tempo de assistir, ok? Ah, e na segunda aula você poderá fazer o download do Mapa da Preparação Otimizada para ter mais clareza, organização e ajudar na alta performance dos seus estudos voltado para o CACD. Então, pegue seu papel e caneta e vem com a gente!

 

>>> Garanta já sua vaga no workshop clicando aqui.

 

Até a próxima!

 

CACD-diplomata-itamaraty-diplomacia-como-melhorar-sua-concentracao-nos-estudos

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS