Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Quero ser Diplomata, e agora?

Como o Ciclo PDCA pode turbinar seus estudos para o CACD

Como o Ciclo PDCA pode turbinar seus estudos para o CACD

Olá, Sapientes!

 

Estamos no meio do ano e, a essa altura, já pudemos perceber muita coisa que funcionou ou que, infelizmente, não deu muito certo em relação ao que planejamos lá no início, não é mesmo? E, às vésperas de uma publicação de edital, todo nosso foco está se voltando para o máximo possível de cumprimento do conteúdo programático de cada matéria, não sobrando espaço para avaliações e eventuais mudanças de percurso. Tudo bem, isso é normal e até instintivo, podendo assim dizer. Corremos contra o tempo e, depois da prova, veremos os sucessos e insucessos de nossa trajetória.

 

O que queremos propor aqui é que vocês conheçam uma ferramenta chamada Ciclo PDCA, que faz parte de um programa de Controle de Qualidade Total muito utilizado em empresas e indústrias. Mas o que isso tem a ver com os estudos? Tudo! Afinal, estamos lidando com um processo extensivo, que pode apresentar erros e acertos, e que, portanto, é passível de melhorias contínuas.

 

OK, mas o que é o Ciclo PDCA e como eu o aplico aos estudos?

 

Criado na década de 1920 e popularizado nos anos 1950, o Ciclo PDCA pode ser considerado um circuito composto por quatro ações: Plan (planejar), Do (fazer), Check (verificar) e Act (agir). Trata-se de um modelo que nos ajuda a compreender o porquê de problemas surgirem e como podemos solucioná-los, ao nos concentrarmos em suas causas e não em suas consequências. Vamos entender cada fase desse ciclo:

 

1- Plan (planejar): primeiramente, escolheremos o problema a ser abordado, para, assim, elaborarmos um plano, definirmos metas e objetivos e selecionarmos os indicadores de desempenho a serem seguidos. Será necessário, também, estipular os métodos de estudo a serem utilizados para esse determinado fim. Trata-se do momento mais importante do ciclo, pois todas as outras fases decorrerão desse planejamento. Faça tudo, portanto, com bastante cuidado e da forma mais próxima possível de sua realidade.

 

2- Do (fazer): esta é a fase em que colocamos o plano na prática, ou seja, saímos do planejamento e nos direcionamos para sua execução de fato. E é aqui que muitas pessoas acabam parando. Planos maravilhosos podem nunca sair do papel ou da cabeça dos seus criadores.

 

3- Check (verificar): Nesta fase, fazemos a verificação, o controle do que está sendo executado, comparando os resultados com o que havia sido planejado. É o momento de identificar os problemas que eventualmente tenham ocorrido durante o processo e de pensar em soluções para que eles não se repitam. Neste estágio do ciclo, localizamos as possíveis falhas do planejamento e tomamos as providências para que os ajustes e acertos necessários sejam efetivados na fase seguinte.

 

4- Act (agir): É a etapa em que implementamos as ações necessárias para correção dos erros identificados na fase anterior. Aqui, aplicamos ações corretivas voltadas ao aperfeiçoamento contínuo do processo, plano ou projeto. Podemos dizer que esta fase é, ao mesmo tempo, o fim e o começo dos ciclos, já que, após minuciosa apuração do que tenha causado falhas em estágios anteriores, todo o ciclo PDCA é refeito com novas diretrizes e novos parâmetros. Tudo para que a melhoria seja, de fato, contínua como propõe esta metodologia.

 

Vamos combinar assim: após a prova, se precisar de uma mudança de rota, que tal dar uma chance ao Ciclo PDCA em nossos estudos?

 

Você está se preparando para a CACD 2019?

 

Então, nossa novidade é para você! Com a publicação da portaria, o Sapi lançou o 2º lote para o curso Maratona 1ª Etapa 2019, com uma revisão totalmente voltada para a primeira fase do concurso e verdadeiramente eficiente nesta reta final de preparação para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD). Sabe aquela arrancada no finzinho de uma longa corrida? É exatamente essa a proposta do Maratona. Serão 9 módulos, com direito a aulas teóricas e listas de questões objetivas, abrangendo absolutamente tudo o que você precisa saber para a primeira etapa do concurso para diplomata. E, ainda, você terá uma garantia incondicional de atualização, o que significa que, caso o edital de 2019 traga itens inéditos em seu conteúdo programático, não haverá nenhuma cobrança adicional para cobrir esses tópicos. Sensacional, né? E aí, curtiu? Então, vem com a gente!

 

>>> Saiba mais sobre o 2º lote do curso Maratona 1º Etapa 2019 clicando aqui.

 

Até a próxima!

 

CACD-diplomata-itamaraty-diplomacia-como-o-ciclo-pdca-pode-turbinar-seus-estudos-para-o-cacd

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS