Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Matricule-se Agora

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Quero ser Diplomata, e agora?

Como organizar seu ambiente de estudos para o CACD

Como organizar seu ambiente de estudos para o CACD

Olá, sapientes!

 

O fim do ano está chegando… com ele, é comum dividir seu tempo com as confraternizações da família, amigos e trabalho. Por isso, é tempo de focar ainda mais!

 

Já que você tem que aproveitar seu tempo ao máximo, é importante contar com disciplina e organização. E falando em organização, é essencial deixar seu espaço de estudos arrumado. Assim você consegue estudar muito melhor e sem perder tempo!

 

Por isso, hoje no Sapi vamos te dar algumas dicas de como organizar seu ambiente de estudos para o CACD.

Vem com a gente!

 

  • O local de estudos é para estudar!

  

O primeiro passo é designar um espaço que seja destinado especificamente para estudar. Como o intuito é não se distrair, não ajuda se você estuda em um lugar que também desempenha outras atividades, não é mesmo? Assim, tá fora estudar na cama, na mesa de jantar, no sofá… Seu cérebro precisa associar imediatamente o local escolhido ao estudo.

 

Sabe aquela mesinha que ninguém usa? Ou aquele quarto que só serve para acumular bagunça? Com uma boa arrumação, podem ser os espaços de estudo perfeitos.

 

Ah, e se for difícil estudar em casa, tem sempre a opção de procurar uma sala de estudos ou uma biblioteca!

  

  • Afaste-se das distrações

 

Outra coisa que ajuda na escolha do local é evitar as distrações. O celular, por exemplo: se ele não está te auxiliando diretamente na sessão de estudo, é importante mantê-lo fora do campo de visão. Tente também evitar estar próximo à televisão, ou à sua cama.

 

  • Tenha tudo sempre à mão

 

Sua energia deve se concentrar ao máximo no estudo em si. Cada pausa que você dá, leva um tempo até retomar no ritmo em que estava. Para evitar paradas durante a sessão, prepare o ambiente com aquilo que vai precisar: uma garrafa d’água, um lanchinho, o estojo ou computador, o material que você vai utilizar (seja um livro, fichamentos, anotações, flashcards…). Claro que se der vontade de fazer xixi pode parar sem problemas!

 

  • Deixe o local a sua cara

  

Por mais que você goste do assunto, não dá evitar que estudar te deixe cansado. Por isso, é essencial se manter inspirado para aguentar a maratona de estudos necessária para chegar no Itamaraty.

 

Quando você pensa em se tornar um diplomata, que imagem vem à sua cabeça? O que te motiva a passar horas estudando para passar no CACD? Deixe essa inspiração (ou algo que a simbolize) visível em seu ambiente de estudos: pode ser uma frase, uma imagem, uma pessoa… assim, você pode se voltar para sua inspiração quando bater aquele cansaço.

 

  • Cuide do conforto e da saúde

 

Estudar é um esforço repetitivo e sedentário; por isso, é importante estar atento ao seu corpo. Não adianta passar horas estudando se no final você ficar com dor nas costas e prejudicar seu desempenho no dia seguinte, não é mesmo?

 

Escolha uma cadeira confortável; mantenha seus pés em contato com chão; caso use o computador, posicione-o à altura dos olhos; mantenha a postura ereta… essas são algumas dicas que podem preservar sua saúde enquanto você devora o edital do CACD.

 

  • Não acumule bagunça

 

Nada mais desmotivador do que encontrar um ambiente de estudos todo desarrumado, não é mesmo? Por isso, não deixe a bagunça se acumular. Durante o dia, é normal que você mova alguns materiais de acordo com a matéria que você vá estudar, mas procure sempre deixar tudo no seu lugar ao final do dia. Sua produtividade agradece!

 

E aí, gostou das dicas? Pronto(a) para estudar com tudo nessa reta final de 2018?

 

Para saber mais dicas, não se esqueça de nos seguir no Instagram e no Facebook.

 

Até a próxima!

ARTIGOS RELACIONADOS