Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Quero ser Diplomata, e agora?

Como você prefere estudar? Descubra seu perfil de estudo e turbine sua trajetória rumo ao Itamaraty!

Como você prefere estudar? Descubra seu perfil de estudo e turbine sua trajetória rumo ao Itamaraty!

Olá, futuras e futuros diplomatas!

 

Você já parou para pensar como existem diferentes maneiras de estudar? Escrevendo resumos, fichando textos, produzindo flashcards, assistindo a aulas… na preparação para o CACD, ferramentas de estudo são o que não falta!

 

Ao mesmo tempo, nem sempre todos as ferramentas são ideais para você, não é mesmo? Aposto que você tem a sua preferida, enquanto as outras, acaba não usando tanto.

 

Isso ocorre porque existem diferentes perfis de estudo. A depender do seu, um método acaba sendo mais apropriado que o outro.

É sobre isso que vamos falar hoje aqui no Blog! E aí, vamos descobrir qual o seu perfil de estudo?

 

Alunos escritores


Quem não gosta de fazer um bom resumo? Os alunos escritores adoram! Estudantes com esse perfil costumam ter facilidade para interpretação e gramática, o que os ajuda bastante na leitura de livros. Assim, se você se identifica com esse perfil, provavelmente tem o hábito de estudar fazendo anotações, resumos e fichamentos, além se sair espalhando post-its pela casa!

 

Alunos escritores também tendem a ter mais facilidade na produção de textos. Isso já é uma grande vantagem para as fases avançadas do CACD!

 

Alunos exatos


Sem muitos floreios com esses alunos! Para eles, o importante é seguir a lógica. Alunos exatos são estimulados por números, dados e modelos cartesianos. Um forte indicativo de pertencer a esse grupo, por exemplo é sua matéria favorita no CACD ser economia.

 

Para os exatos, um estudo proveitoso se faz com a elaboração de gráficos e tabelas. Além de terem aptidão para matérias como dados comerciais, alunos exatos também podem explorar seu potencial na hora de analisar o desempenho nas questões objetivas.

 

Alunos visuais


Já dizia o ditado: uma imagem vale mais do que mil palavras. Pois os alunos visuais fazem bastante uso dessa máxima nos seus estudos. Para eles, recorrer à imagem mental é a melhor maneira de revisar. Por isso, recomenda-se a confecção de flashcards, esquemas e mapas mentais. Quanto mais colorido, melhor!

 

O uso de cores é uma ferramenta muito útil para os visuais. Elas não devem ser usadas a esmo: utilizar as cores para hierarquizar informações, dando uma função a cada cor, é uma maneira simples de tornar seu caderno mais intuitivo e, portanto, mais prático. Que tal experimentar?

 

Alunos musicais


Para os alunos musicais, o som é a chave. Por isso, assistir a aulas, sejam elas online ou presenciais, costuma ser sua ferramenta de uso mais comum. Para eles, ouvir o professor é a maneira mais prática para absorver o conteúdo.

 

Há várias maneiras de estimular a sessão de estudos de um aluno musical. Muitos preferem o silêncio absoluto, mas já tentou colocar música clássica ao fundo? Existem estudos que apontam para uma melhoria dos genes ligados a aprendizagem e memória ao se escutar Mozart. Falando em memória, uma tática útil é revisar falando o conteúdo em voz alta. Muitos alunos também gravam pequenos resumos, para escutar no transporte ou tomando banho. E você tem algum outro método?

 

Lembre-se: todo aluno é plural!

 

Talvez depois de ver essas descrições, você pode achar que não se encaixa só em uma categoria, mas em várias delas. Isso é perfeitamente normal! Os perfis de estudo servem para identificar que atributos ativam seu processo de aprendizagem, e isso pode não se resumir a um único perfil.

 

O segredo é se manter aberto: que tal experimentar diferentes métodos para ver com qual você se adapta mais? Não faltam ferramentas para deixar sua trajetória rumo ao Itamaraty mais proveitosa!

 

Gostou das dicas? Comenta com a gente qual o seu perfil!

 

E não deixa de seguir o Sapi no Facebook e no Instagram.

 

Até a próxima!

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS