Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Quero ser Diplomata, e agora?

Concurso Diplomata 2018: Como é a prova?

Concurso Diplomata 2018: Como é a prova?

Olá, futuras e futuros diplomatas!

 

Você sabia que o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata deste ano está cada vez mais perto?

 

Não, não temos bola de cristal, nem algum informante interno no governo! Temos apenas estatísticas.

 

O CACD vem se realizando há décadas no atual formato, com regularidade de um concurso anual. Além disso, nos últimos três anos, o edital foi publicado no mês de junho.

 

Então, vamos aproveitar o post de hoje para responder uma pergunta comum entre os que estão tendo o primeiro contato com a carreira diplomática: que matérias são cobradas no concurso?

 

Para entender quais são as matérias e como elas são cobradas, é preciso antes compreender um pouco a estrutura do CACD atualmente.

Ao longo dos anos, várias foram as matérias exigidas pelo certame. Já houve mesmo a aplicação de provas orais, mas estas foram extintas em 2005.

 

No molde atual, estas são as matérias cobradas pelo Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata:

 

- Língua portuguesa
- Língua inglesa
- Língua francesa
- Língua espanhola
- Política internacional
- História do Brasil
- História mundial
- Geografia
- Noções de direito e direito internacional público
- Noções de economia


O método de abordagem de cada uma delas, contudo, é diferente de acordo com a fase do do concurso. Ao todo, existem três fases:

 

- A Primeira Fase, conhecida antigamente como Teste de Pré-Seleção (ou TPS, para os íntimos), é formada de 73 questões. Cada questão possui quatro itens, que devem ser julgados como Certo ou Errado. Se sua resposta está de acordo com o gabarito oficial, você ganha 0,25. Se está divergente, você perde -0,25. O TPS tem caráter eliminatório.

- A Segunda e a Terceira Fases é formada por questões escritas, de diferentes modelos, a depender da matéria. As provas são de caráter classificatório e eliminatório.


Agora que sabemos mais um pouco sobre o CACD, podemos ver como cada matéria é abordada no certame. Vamos lá?

 

Língua portuguesa


É a primeira matéria na prova do TPS e uma das mais importantes de todo o concurso.

 

No TPS, dez questões (pouco menos de 14% do total) são dedicadas ao português. Aqui, os itens sempre abordam elementos de textos trazidos na prova, seja de interpretação, seja de gramática.

 

Português também consta na segunda fase. Nela, é preciso produzir uma redação sobre tema geral, de 600-650 palavras, além de dois exercícios de interpretação, cada um com 120-150 palavras; tudo deve ser feito em até cinco horas. A redação vale sessenta pontos, enquanto que cada exercício vale vinte, totalizando, assim, cem pontos. Entretanto, é eliminado do concurso o candidato que não conseguir somar um mínimo de sessenta pontos nessa prova.

 

Língua inglesa


A matéria de língua inglesa no TPS conta com nove questões (cerca de 12% da prova). Assim como em português, as questões têm como base textos diversos trazidos na prova e requerem do candidato habilidades de interpretação e conhecimento da gramática inglesa.

 

A matéria também consta na segunda fase. Aqui, é preciso produzir:

 

- Uma tradução do inglês para o português, valendo vinte pontos.
- Uma tradução do português para o inglês, valendo quinze pontos.
- Um resumo, em inglês, de um texto em inglês.
- Uma redação sobre tema geral, em inglês, de 400-450 palavras.


Tudo isso deve ser feito em até cinco horas. Também existe um nota mínima: será eliminado da prova quem não obtiver, ao menos, cinquenta pontos.

 

Língua francesa e língua espanhola


As matérias de francês e espanhol são “irmãs gêmeas”, pois são abordadas da mesma forma, em uma mesma prova. Elas são cobradas apenas na terceira fase. Em quatro horas, o(a) candidato(a) deve produzir:

 

- Um resumo, em francês, de um texto em francês.
- Um resumo, em espanhol, de um texto em espanhol.
- Uma tradução de um texto em português para o francês.
- Uma tradução de um texto em português para o espanhol.


Cada uma dessas atividades vale 25 pontos, totalizando cem pontos na prova.

 

Política Internacional


A matéria de Política Internacional (ou PI, para os íntimos) tem a maior quantidade de questões do TPS: doze, o que equivale a pouco mais de 16% da prova. As questões abordam tanto temas teóricos, como teoria das relações internacionais, quanto acontecimentos da atualidade (a negociação de paz entre as Coreias, por exemplo, é um tema quente para esse ano).

 

A matéria também consta na terceira fase. Aqui, é preciso produzir quatro questões discursivas sobre temas relacionados à matéria. As questões são assim distribuídas:

 

- Duas questões de trinta pontos, de noventa linhas.
- Duas questões de vinte pontos, de sessenta linhas.


Sim, recomenda-se deixar seu braço descansando no gelo após o término da prova.

 

História do Brasil


A matéria conta com onze questões TPS (15% do total). Aqui, vale tudo que aconteceu no Brasil, desde a assinatura de Tordesilhas até o início da década de 1990.

 

História do Brasil também conta com sua própria prova na terceira fase. O formato é o mesmo da prova de PI: quatro questões discursivas, duas de noventa linhas, duas de sessenta linhas.

 

História Mundial


A prova de HM também conta com onze questões. O recorte temporal, contudo, é um pouco menor: da Independência dos EUA (1776) até a década de 1990, pegando um pouco da história inglesa pré-Revolução Industrial. Diferentemente das demais matérias, é abordada exclusivamente na primeira fase.

 

Geografia


No TPS, a prova de Geografia conta com seis questões (ou 8% do total). Aspectos geográficos do mundo e do Brasil são abordados aqui, bem como preceitos teóricos da matéria.

 

Na terceira fase, a prova de Geografia também é formada por quatro questões discursivas sobre temas afins à matéria. Muda apenas a quantidade de linhas, em relação a PI e História do Brasil:

 

- Duas questões de sessenta linhas, valendo trinta pontos cada
- Duas questões de quarenta linhas, valendo vinte pontos cada
- Noções de Direito e Direito Internacional Público


Essa prova mescla duas matérias em uma, totalizando seis questões no TPS. Aqui, aborda-se o direito interno brasileiro (mormente direito constitucional, administrativo e civil) e o direito internacional público. Nos últimos anos, houve uma tendência de equilíbrio entre as duas na quantidade de questões.

 

A matéria também está na terceira fase. O formato é o mesmo da prova de Geografia: quatro questões discursivas, duas de sessenta linhas, duas de quarenta linhas.

 

Noções de Economia


A prova de Economia fecha o segundo turno do TPS, com oito questões (por volta de 11% do total). Microeconomia, Macroeconomia, Economia internacional e História Econômica Brasileira são os macrotemas em que se divide a matéria.

 

Economia também está na terceira fase com sua própria prova. O modelo é o mesmo das provas de Direito e Geografia.

 

Ufa! Não é pouca coisa, não é mesmo?

 

Mas sabe qual é a melhor parte? É possível sim estudar todas essas matérias e alcançar o sonho da carreira diplomática!

Como? É só contar com o Sapi!

 

Aproveita que hoje, dia 04/06, faremos o lançamento de um novo pacote de cursos on-line para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) com condições promocionais muito especiais que vão durar apenas 48 horas. Se você quiser receber os detalhes, clique AQUI e inscreva-se. Apenas as pessoas que demonstrarem interesse receberão informações.

 

E não se esqueça de acompanhar a gente pelo Facebook e Instagram.


Até a próxima!

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS