Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Matricule-se Agora

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Quero ser Diplomata, e agora?

Dá tempo sim! Confira 5 dicas para estudar melhor para o CACD

Dá tempo sim! Confira 5 dicas para estudar melhor para o CACD

Olá, futuras e futuros diplomatas!

 

Já começou seu dia com o pé direito pondo em dia aquelas matérias mais difíceis? Esperamos que sim!

 

Mas se você está com algum empecilho em engatar nos estudos, com certeza o tema da coluna de hoje vai te ajudar: vamos te dar cinco dicas para melhorar sua administração do tempo nos estudos para o Itamaraty. Vamos lá?

Tempo é essencial,

 

Identifique o que te faz gastar tempo

 

Todos os dias temos diversas atividades importantes para fazer: estudar, se alimentar, tomar banho, dormir…

Mas também tem aquelas nem tão relevantes assim, não é mesmo? Será que você precisa passar esse tempo todo no Facebook? Ou será que essa série não pode esperar até o domingo?

 

Para uma boa administração do tempo, é preciso identificar como você o utiliza. Veja o seu dia e sua semana: quais são as atividades que você executa? O que é essencial? Quanto tempo você gasta com o que não é essencial? Essas são algumas perguntas que podem te dar um norte.

 

Estabeleça prioridades

 

Uma vez verificado como você gasta seu tempo, está na hora de separar o que é importante do que não é. Se você está estudando para o Itamaraty, com certeza seu tempo de estudos é uma prioridade. Mas há outras coisas que podem ser relevantes para você: uma atividade física, tempo com a família, tempo de leitura… classifique o que merece mais atenção (e, consequentemente, mais tempo) e reduza o que for menos importante.

 

Separe o dia em blocos

 

Fica mais fácil manter uma rotina de estudos… se ela for de fato uma rotina! O cérebro se acostuma e desempenha melhor sua função quando há certa previsibilidade com o que se vai estudar. Além disso, você não gasta tempo decidindo. Separe seu dia em blocos: geralmente, divide-se em manhã, tarde e noite, mas você tem liberdade para adaptar essa divisão de acordo com sua rotina. Com os blocos, é mais fácil organizar suas tarefas e seus períodos de estudo.

 

Dedique um período para executar tarefas do cotidiano

 

Fazer feira, ir ao médico, realizar um exame… existem tarefas que não contribuem diretamente para seus estudos, mas que precisam ser realizadas. Isso faz parte! Por isso, procure ter um espaço na sua semana só para realizá-las. Você pode usar esse período mesmo para imprevistos.

 

Faça revisões periódicas das suas prioridades

 

Nenhum planejamento é perfeito, o que significa que precisa estar em constante avaliação. É preciso avaliar na semana como foi seu desempenho: o tempo utilizado em determinada matéria foi bem aproveitado? E quanto tempo você gastou com atividades não essenciais?

  

É possível que você vá melhorando em alguma matéria, o que te dê espaço para se dedicar para outra mais difícil. Tudo isso muda de estudante para estudante, e mesmo você pode ter prioridades diferentes a depender do seu momento da preparação para o CACD. Daí a importância da reavalição constante das suas prioridades de estudo.

 

E aí, gostou das dicas de hoje? Então mãos à obra e vamos aproveitar esse feriadão que vem aí para avançar ainda mais nos estudos!

 

Conte com o Sapi! Siga-nos no Facebook e no Instagram.


Até a próxima!

ARTIGOS RELACIONADOS