Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Quero ser Diplomata, e agora?

Descubra qual a sua matemática literária para o CACD

Descubra qual a sua matemática literária para o CACD

Olá, Sapientes! 

 

Hoje o nosso papo tem a ver com planejamento de estudos e nós vamos fazer isso por meio de algumas continhas. "Ah, mas eu sou de humanas". Relaxa, que os cálculos vão ser bem básicos e, no final, você vai entender o porquê de eles serem interessantes para montar uma previsão bem realista dos nossos estudos para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD). Topa fazer umas regrinhas de três junto com a gente? Então, partiu!

 

O primeiro passo nessas continhas será o de encontrarmos a sua matemática literária. Para isso, precisaremos calcular a sua velocidade de leitura, de acordo com o método de estudos que você utiliza. Em relação a esse aspecto, é necessário compreendermos que cada um tem o seu tempo e não existe método ideal de aprendizagem. Portanto, esse cálculo se aplicará somente a você, combinado? 

 

Bem, vamos lá! Separe um papel, um cronômetro e um dos livros que você está lendo ou que pretende ler para o CACD. Agora, cronometre quanto tempo você leva para ler, grifar, resumir - ou qualquer outra atividade que seja parte do seu método de estudo - uma página inteira desse livro, na velocidade normal que você levaria em um dia normal de dedicação.

 

Pronto, você acaba de descobrir o seu número literário, ou seja, o tempo padrão que leva para apreender o conteúdo de uma página de livro. Supondo-se que o seu número literário seja de 5 minutos por página e o livro da vez contenha 100 páginas no total, ao aplicarmos a matemática literária, descobriremos que você precisará de 500 minutos para finalizar o estudo dessa obra. Transformando em horas, esse cálculo resultaria em 8 horas e 20 minutos de dedicação exclusiva. 

 

Ao refletirmos essas contas para o planejamento de estudos e considerarmos que dedicamos 2 horas por semana a essa matéria, chegaremos à conclusão de que levaremos um pouco mais de 4 semanas para finalizarmos essa obra. É uma previsão bem mais tangível quando encaramos o estudo de nossos livros dessa forma, não é mesmo? Então, basta fazer esse mesmo cálculo para todas as outras obras que pretende ler para aquela matéria e descobrirá qual o tempo aproximado para completar o estudo de determinada disciplina.

 

Apenas lembre-se que todo planejamento é passível de modificação e ajustes poderão ser necessários ao longo do tempo previsto para término da matéria em questão. Por último, basta se comprometer com a previsão calculada e ter flexibilidade suficiente para quando precisar alterar algo em seu planejamento. Se for necessário, refaça os cálculos e chegue a um número mais próximo de sua realidade. Curtiram a ideia?

 

Você está se preparando para a CACD 2019?

 

Temos novidades! Com a publicação da portaria, o Sapi abriu o 2º lote para o curso Maratona 1ª Etapa 2019, com uma revisão totalmente voltada para a primeira fase do concurso e verdadeiramente eficiente nesta reta final de preparação para o CACD. Sabe aquela arrancada no finzinho de uma longa corrida? É exatamente essa a proposta do Maratona. Serão 9 módulos, com direito a aulas teóricas e listas de questões objetivas, abrangendo absolutamente tudo o que você precisa saber para a primeira etapa do concurso para diplomata. E, ainda, você terá uma garantia incondicional de atualização, o que significa que, caso o edital de 2019 traga itens inéditos em seu conteúdo programático, não haverá nenhuma cobrança adicional para cobrir esses tópicos. Aproveite essa chance para chegar o mais preparado possível na primeira fase. 

 

>>> Saiba mais sobre o 2º lote do curso Maratona 1º Etapa 2019 clicando aqui.

 

Até a próxima!

 

CACD-diplomata-itamaraty-diplomacia-descubra-qual-a-sua-matematica-literaria-para-o-cacd

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS