Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Quero ser Diplomata, e agora?

Desvendando o site do Itamaraty para o CACD

Desvendando o site do Itamaraty para o CACD

Olá, Sapientes!

 

O nosso papo de hoje vem com uma dica quentíssima. Você provavelmente já andou navegando pelo site do Ministério das Relações Exteriores, certo? E você sabia que existem informações preciosíssimas publicadas por lá que são essenciais para os estudos do Concurso de Admissão à Carreira à Diplomática? Não? Então vem que a gente vai revelar todos os tesouros desse grande baú online.

 

1) Notas à Imprensa

 

As Notas à Imprensa são a parte em que o Itamaraty posiciona-se acerca de temas da atualidade em pauta, expondo à imprensa o ponto de vista oficial do Ministério. Trata-se de uma excelente fonte para compreendermos qual o direcionamento da chancelaria brasileira sobre tudo que envolva a política externa do país. Dica anotada, certo?

 

2) Relações Bilaterais

 

A parte do site reservada às Relações Bilaterais contém informações valiosas sobre o histórico de parceria com cada um dos países com os quais o Brasil tem relação. Então, pegue um punhado de papel e prepare a “ficha-país” de cada um deles, pois, não raramente, questões da primeira fase do concurso são retiradas daí. Não dá pra vacilar, não é mesmo?

 

3) Temas de Política Externa

 

Para acessar os Temas de Política Externa, não existe um link específico. É preciso, na verdade, localizar o menu da página principal à esquerda e clicar no link do tema de seu interesse. No site, os Temas de Política Externa são:

 

  • Integração regional;
  • Mecanismos inter-regionais;
  • Diplomacia econômica, comercial e financeira;
  • Cooperação;
  • Direitos humanos e temas sociais;
  • Desenvolvimento sustentável e meio ambiente;
  • Energia;
  • Ciência, tecnologia e inovação;
  • Diplomacia cultural;
  • Paz e segurança internacionais.

 

Ao clicarmos em Integração Regional, por exemplo, encontraremos informações sobre todos os grupos da região do qual o Brasil faz parte, bem como link para conteúdos acerca do tema publicados em outros veículos. Vale a pena conferir cada um desses temas, para dar aquela encorpada em nossas anotações.

 

Bom, esses são os três principais tesouros a serem explorados no site do Itamaraty, quando você estiver estudando Política Internacional. Contudo, existem outras partes do site que você pode acessar com menos frequência, como, por exemplo, os Discursos, Artigos e Entrevistas, em que você poderá acompanhar o pronunciamento da Presidência, da Vice-Presidência e do Ministério das Relações Exteriores na participação de eventos de abordagem internacional.

 

O edital para o CACD engloba esses temas?

 

Completamente! As informações encontradas no site do MRE vão abranger os itens 3 a 21 do conteúdo programático previsto para Política Internacional. Claro que o estudo desses temas não será feito apenas pelo acompanhamento do site, mas, também, precisará ser aprofundado por meio de aulas, leituras específicas, sistematização de notícias e muito exercício.

 

Está perdido? Calma, que você veio ao lugar certo. Aqui no Sapientia, você pode contar com o nosso curso regular extensivo, que vai te proporcionar aulas online 100% inéditas, com professores experts no CACD. Fora os plantões de dúvidas diretamente com cada professor e materiais em PDF que são um plus na preparação, né? Tá esperando o quê? Vem com a gente!

 

>>> Conheça mais sobre o nosso curso regular clicando aqui.

 

Até a próxima!

 

CACD-diplomata-itamaraty-diplomacia-desvendando-o-site-do-itamaraty-para-o-cacd

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS