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Dica para o CACD: 5 ideias para substituir o cafezinho

Dica para o CACD: 5 ideias para substituir o cafezinho

Olá, Sapientes!

 

Essa vida de estudo intenso realmente não é fácil e chega uma hora que nosso corpo pede uma ajuda extra para nos manter alertas e concentrados nos estudos, não é mesmo? Bem, normalmente, acabamos recorrendo ao bom e velho companheiro cafezinho preto (hello, darkness, my old friend...), o qual, consumido com moderação, oferece benefícios para nossa saúde, como o estímulo ao cérebro, à respiração, aos rins e à circulação. O problema é que, se ingerido em excesso, o café pode causar problemas também, como a insônia, a ansiedade, a irritabilidade, dores de cabeça, problemas gastrointestinais e, até mesmo, aumentar a probabilidade de osteoporose.

 

É pensando nisso, que hoje trazemos uma lista com ideias para aquela hora em que sentirmos sono e já tivermos consumido nossa dose de cafezinho diária. Curtiram? Então, venham com a gente conferir:

 

1) Água: sabemos da importância da água para manter as funções do corpo em ordem, no entanto, o que não ouvimos normalmente é o quanto a água pode contribuir para melhorar nossa concentração e a atividade cognitiva de nosso cérebro. Com uma garrafinha a tiracolo, é possível ir bebericando até alcançar o mínimo de 2 a 3 litros, conforme nossa estrutura corporal. Se tiver dificuldades em ingerir a água pura, tente espremer um limão ou fazer infusões de hortelã ou chá verde – todos sem açúcar – para potencializar o consumo e o efeito sobre a performance cerebral.

 

2) Cereais integrais: se o sono bate logo pela manhã, a recomendação é que se faça uso de cereais integrais, como a aveia e o amaranto por exemplo, pois, por serem fontes de fibra, vão ajudar a manter a glicemia estável e evitar picos de insulina, agindo, assim, na sonolência. Tente combinar os cereais com sua receita de mingau, de omelete ou, até mesmo, substituindo a farinha refinada em uma massa da panqueca. Sabor e funcionalidade unidos!

 

3) Cacau: o cacau é fonte de teobromina, que, além de possuir ação antioxidante em nosso organismo, contribui para que nos sintamos mais atentos e tenhamos o pensamento mais rápido e a memória mais aprimorada. Em algumas pessoas, é possível, ainda, verificar o aumento da capacidade das funções metabólicas e a vascularização do cérebro. Claro que, para observar esses efeitos, sugere-se o consumo moderado de barras com alto teor de cacau, em vez do chocolate ao leite, pois, além de conterem maior concentração do alimento, também terão menos açúcar e, consequentemente, menos calorias.

 

4) Caminhada: bateu aquele sono e está fora do horário de fazer um lanchinho? Que tal uma caminhada ao ar livre? Sim, uns poucos minutinhos, em volta do quarteirão, podem ser uma boa oportunidade para rever mentalmente nossa lista diária de tarefas. Esse momento pode ser ainda mais potencializado se conseguirmos desligar a mente e ficarmos mais conscientes da nossa respiração e do ambiente onde caminhamos, impactando, dessa forma, em nosso bem-estar em geral e reduzindo nosso estresse. Vamos tentar hoje?

 

5) Banho frio: o quê? Banho gelado com esse tempo frio? Vocês estão loucos? Calma, que existe uma razão por trás disso. Vocês sabiam que o banho frio pode ajudar a amenizar o mau humor e o nível de irritabilidade? Sim, isso ocorre porque a água fria tem influência sobre nosso cérebro, propiciando a produção de noradrenalina, hormônio que combate a depressão. Ao encararmos uma chuveirada gelada, podemos até experimentar uma sensação de rejuvenescimento e de mais energia. E mais, como a água fria melhora o transporte de nutrientes no corpo e enche as células de oxigênio, a concentração no estudos também vai melhorar. Ficaremos menos cansados e poderemos permanecer por mais tempo em uma determinada atividade. E aí, convencidos a, pelo menos tentar dar um susto no corpo com o chuveiro desligado?

 

Você está se preparando para a CACD 2019?

 

Então, temos ótimas notícias! O Sapientia acaba de lançar o Maratona 1ª Etapa 2019, para fazer uma super-revisão verdadeiramente eficiente nesta reta final de preparação para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD). Sabe aquela arrancada no finzinho de uma longa corrida? É exatamente essa a proposta do Maratona. Serão 9 módulos, com direito a aulas teóricas e listas de questões objetivas, abrangendo absolutamente tudo o que você precisa saber para a primeira etapa do CACD. E, ainda, você terá uma garantia incondicional de atualização, o que significa que, caso o edital de 2019 traga itens inéditos em seu conteúdo programático, não haverá nenhuma cobrança adicional para cobrir esses tópicos. Sensacional, né? E aí, curtiu? Então, vem com a gente!

 

>>> Saiba mais sobre o Maratona 1º Etapa 2019 clicando aqui.

 

Até a próxima!

 

FACEBOOK: O post de hoje traz algumas ideias para ajudar a reduzir o consumo de café e manter (ou até melhorar) sua performance cerebral. Vem com a gente conferir!

 

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