Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Quero ser Diplomata, e agora?

Dica para o CACD: vire um stalker do Presidente e do Chanceler

Dica para o CACD: vire um stalker do Presidente e do Chanceler

Olá, Sapientes!

 

Vocês devem ter achado um pouco curiosa nossa sugestão de transformá-los em “stalkers” do Presidente da República e do Ministro das Relações Exteriores, não é mesmo? Calma, que nós vamos explicar. Mas, antes, peguem uma caneta e seu bloquinho de anotações, porque, a partir de hoje, vocês serão os mais novos "detetives" aspir antes à carreira diplomática. Todos prontos? Então, vamos lá!

 

A ideia aqui é deixá-los antenados em relação a todas as viagens para o exterior que o Presidente e o Chanceler fizerem, mas não somente por meio da seção internacional dos maiores jornais em circulação, já que a cobertura desses veículos nem sempre é completa e voltada para o que a gente precisa. Afinal de contas, não é tudo que vira notícia, certo?

 

Pois bem, o que vamos sugerir é que que vocês façam um acompanhamento sistemático da visita dessas autoridades, registrando a data, o local e o motivo da viagem. O site do Planalto disponibiliza a ferramenta chamada Agenda do Presidente, assim como o site do Itamaraty disponibiliza a Agenda do Ministro. Clicando em seus respectivos calendários, será possível observar a informação atualizada sobre onde cada um deles está e qual a pauta do dia.

 

Mas, cuidado! Sejam bem pragmáticos no acompanhamento dessas informações e anotem somente aquilo que estiver de acordo com o edital do concurso para diplomata. Desse modo, se a banca seguir o modelo de algumas questões de anos anteriores, será possível marcar certo ou errado só em saber se o Presidente ou Chanceler esteve naquela localidade, no período eventualmente mencionado, e para aquela determinada finalidade. Simples assim. Partiu “vida de detetive”?

 

As viagens do Presidente e do Chanceler estão previstas no edital do CACD?

 

Indiretamente, sim. Muitas informações encontradas nas agendas do Presidente da República e do Chanceler estarão conectadas com os temas abordados pelo conteúdo programático de Política Internacional constante no edital do Concurso de Admissão à Carreira Diplomática. Claro que o estudo desses assuntos não será feito apenas pelo acompanhamento dessas agendas. Ele também precisará ser aprofundado por meio de aulas, leituras específicas, sistematização de notícias e muito exercício.

 

E tem mais! O Sapientia acaba de lançar o Maratona 1ª Etapa 2019, para fazer uma super-revisão verdadeiramente eficiente nesta reta final de preparação. Sabe aquela arrancada no finzinho de uma longa corrida? É exatamente essa a proposta do Maratona. Serão 9 módulos, com direito a aulas teóricas e listas de questões objetivas, abrangendo absolutamente tudo o que você precisa saber para a primeira etapa do CACD. E, ainda, você terá uma garantia incondicional de atualização, o que significa que, caso o edital de 2019 traga itens inéditos em seu conteúdo programático, não haverá nenhuma cobrança adicional para cobrir esses tópicos. Sensacional, né? E aí, curtiu? Então, vem com a gente!

 

>>> Saiba mais sobre o Maratona 1º Etapa 2019 clicando aqui.

 

Até a próxima!

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS