Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Matricule-se Agora

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Quero ser Diplomata, e agora?

Dicas de como manter a disciplina no estudo para o CACD

Dicas de como manter a disciplina no estudo para o CACD

Olá, futuras e futuros diplomatas!

Aproveitaram o feriadão para fechar alguns tópicos do edital?

 

Para a coluna de hoje, vamos falar sobre disciplina. Sabemos como isso é importante na hora de estudar, ainda mais para um concurso tão difícil quanto o CACD. Mas… será que você sabe realmente o que significa ter disciplina? Vem com a gente e siga nossas dicas!

 

Ter disciplina é trabalhar a seu favor

Muita gente associa disciplina a forçar-se a fazer alguma coisa, às vezes algo que você não gosta. Isso acaba quebrando a motivação do estudante; afinal de contas, ninguém gosta de fazer algo só por obrigação!

 

Por isso, o primeiro passo é enxergar a disciplina em um contexto mais amplo: quando você tem uma meta, existe um caminho de trabalho duro para alcançá-la. A jornada e o objetivo não estão separados: são as fases mais difíceis que vão te levar a realizar seu sonho (nesse caso, entrar no Itamaraty). Por isso a disciplina é importante.

 

Gerencie seu tempo

Ser disciplinado é mais simples quando você tem clareza naquilo que deve fazer. Planeje sua semana com um cronograma prático, que inclua sua rotina de estudos e atividades do dia a dia. E não se culpe se algo fugir do script: nem tudo na vida é previsível, e ter disciplina também significa manter o pulso firme com aquilo que foge do seu controle.

 

Use a tecnologia com cautela

É claro que celulares, tablets e computadores são ótimas ferramentas na hora de estudar. Mas eles também podem ser uma grande fonte de distração. Enquanto estuda, evite aquela olhadinha no Whatsapp, e não se deixe distrair com aquela nova notificação no Facebook ou Instagram. Se for preciso, desative as notificações, ou mantenha o celular afastado do seu local de estudos.

 

Faça intervalos

Ser disciplinado é fazer o possível para que todas as fases do processo sejam utilizadas em favor do seu objetivo. Isso também inclui descansar! Afinal de contas, seu cérebro precisa de um tempo para fixar a informação que você estudou. Por isso, pequenos intervalos também fazem parte de uma rotina eficiente de estudos. Mas atenção: cuidado para não extrapolar, hein? E lembre-se que os intervalos são periódicos, e não aleatórios.

 

Reconheça pequenas vitórias

Como é satisfatório quando você completa um dia inteiro de estudos de acordo com o que você tinha planejado, não é mesmo? Para manter-nos motivados, é importante reconhecer que seu esforço está sendo positivo e contribuindo para seu objetivo principal. Só não tente se recompensar a cada pequeno esforço, pois isso pode criar um hábito de que você “merece um prêmio” por apenas cumprir com o que você planejou.

 

Prepare-se para os erros

Adivinha só: nem tudo vai dar certo sempre. Você vai errar algumas (muitas) questões. Seu planejamento vai fugir do seu controle aqui e ali. Nessas horas, você precisa respirar fundo e mentalizar o que te remete ao sonho de ser diplomata (eu particularmente gosto de pensar no jardim suspenso do Palácio Itamaraty). Errar faz parte, e é preciso ser realista quanto a isso para não colocar todo seu projeto a perder. Ser disciplinado também passar por saber lidar com os erros.

 

Curtiu as dicas? Pronto(a) para mais uma sessão de estudos de sucesso hoje? Conte com o Sapi para te ajudar!


E não se esqueça de nos seguir no Facebook e Instagram!

ARTIGOS RELACIONADOS