Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Dicionário de Economia para o CACD

Dicionário de economia para o CACD: Análise Hicks-Hansen

Dicionário de economia para o CACD: Análise Hicks-Hansen

Conteúdo postado em 06/06/2022

Olá, sapientes!

 

Antes de explicarmos o que é essa tal análise Hicks-Hansen, precisamos ressaltar que essa teoria adota a perspectiva do modelo keynesiano simples. Isso significa dizer que, quando o nível de preços permanece constante, é a demanda que determina o crescimento da economia. Lembrando que, se o paradigma que guiasse essa teoria fosse o da teoria clássica, então, seria a oferta a responsável por guiar a economia. Dito isso, podemos prosseguir.

 

A análise Hicks-Hansen

 

Também conhecida como modelo IS-LM, a análise Hicks-Hansen analisa graficamente as relações entre a taxa de juros e a renda e a forma como esses dois fatores provocam consequências no mercado de bens e de ativos. Isso porque, no gráfico, a curva LM (Liquid Money) representa o mercado de ativos, isto é, a oferta e demanda de moeda determinada pela taxa de juros. A outra curva do gráfico, a IS (Investments and Savings) também é afetada pela taxa de juros, definindo a demanda agregada e o nível de investimentos. Assim, a taxa de juros é o fator que modifica o nível do produto da economia. 

 

Com a interligação entre o lado real e o lado monetário ocorrendo basicamente através da taxa de juros, o fato é que há quatro possibilidades principais para esse primeiro modelo econômico IS-LM: política fiscal expansionista ou contracionista, e política monetária expansionista ou contracionista. Na política fiscal expansionista, o governo aumenta os seus gastos, o que no gráfico é representado por um deslocamento da curva IS para cima e para a direita, marcando um aumento na taxa de juros e no nível da renda como efeito do impulsionamento dos investimentos.

 

Já a política monetária expansionista é expressa por um deslocamento para baixo e para a direita. Nesse movimento, o gráfico revela um aumento da renda acompanhado de diminuição na taxa de juros, como resultado do maior lançamento de moeda no mercado. Vale notar que as políticas contracionistas provocam um deslocamento contrário no gráfico e os efeitos são os mesmos, mas de forma invertida.

 

Para mais detalhes e imagens dos gráficos do modelo, é só clicar aqui e conferir os vídeos da Khan Academy Brasil sobre o tema.

 

Ser diplomata está em seus planos?

 

Se você está começando agora sua preparação para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD), o Sapientia acaba de abrir uma turma novinha para o Programa Primeiros Passos, que vai te ajudar a traçar a melhor estratégia de estudos para o concurso e sistematizar seu planejamento. Trata-se de um treinamento 100% on-line, desenvolvido sob medida para quem precisa de orientações básicas para engatar de vez os estudos para o CACD. E isso vale, também, para aqueles que já iniciaram sua preparação e estão precisando de uma forcinha extra para atualizar suas estratégias. E aí, curtiu?

 

>>> Conheça mais sobre o Programa Primeiros Passos clicando aqui.

 

Até a próxima!

 

 

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS