
Quero ser Diplomata, e agora?
Como vencer o medo de estar sempre atrasado nos estudos
Uma abordagem prática e honesta sobre foco, equilíbrio e confiança na sua trajetória.
Complemente seu Estudo
Olá, Sapientes!
A compreensão da Geografia Urbana perpassa por uma série de conceitos importantes e necessários para o CACD. Vale dizer que, especialmente em Geografia, é quase que imprescindível, na terceira fase, que o candidato traga conceitos-chave para as suas respostas. Quando se fala da urbanização, um desses indispensáveis conceitos é o de “gentrificação”.
Com o termo criado pela socióloga britânica Ruth Glass, o processo de gentrificação é marcado pela expulsão da população de menor poder aquisitivo diante da valorização de áreas urbanas. Sabe aquele bairro periférico da sua cidade? Vamos pensar que, por uma série de razões (como arquitetura, localização, baixo custo, infraestrutura etc.), essa região da sua cidade é ressignificada e passa por uma modernização de seus espaços. É nesse contexto que a gentrificação ocorre. Esse bairro outrora periférico passou a ser valorizado e passa a atrair novos moradores.
Com a concentração desses novos moradores, a região, que antes era desvalorizada, passa a ser uma área nobre. Essa valorização da área urbana, agora ressignificada, acaba por expulsar a população de menor poder aquisitivo que ali residia originalmente (aqui, aliás, podemos trazer um outro conceito da geografia, o de “autossegregação”). As áreas antes desvalorizadas passam a ter um custo muito alto, e, ao mesmo tempo, a população residente nesses locais acaba sendo gradativamente substituída por um perfil comercial ou de grupos sociais mais abastados.
Embora esse conceito seja ferramenta importante nos estudos da Geografia Urbana, ele não é consensual. Há dissensos sobre as suas causas, sobre os agentes responsáveis... Enfim, há discordâncias sobre o tema. O fato é que, pela sua relevância no campo geográfico, é importante ter conhecimento sobre o significado dele.
Quer uma ajudinha na preparação para o CACD?
O Sapientia acaba de abrir uma turma novinha para o Programa Primeiros Passos, que vai te ajudar a traçar a melhor estratégia de estudos para o concurso e sistematizar seu planejamento. Trata-se de um treinamento 100% on-line, desenvolvido sob medida para quem precisa de orientações básicas para engatar de vez os estudos para o CACD. E isso vale, também, para aqueles que já iniciaram sua preparação e estão precisando de uma forcinha extra para atualizar suas estratégias. E aí, curtiu?
>>> Conheça mais sobre o Programa Primeiros Passos clicando aqui.
Até a próxima!
Uma abordagem prática e honesta sobre foco, equilíbrio e confiança na sua trajetória.
O Dia do Diplomata, celebrado em 20 de abril, data do nascimento do Barão do Rio Branco, é um marco simbólico da diplomacia brasileira. Mas, além de uma homenagem ao patrono do Itamaraty, a data também nos convida a refletir sobre a cara da diplomacia hoje: quem representa o Brasil no exterior? Que vozes compõem o corpo diplomático? A dip
A carreira diplomática é frequentemente associada a eventos de gala, negociações de alto nível e viagens internacionais. No entanto, por trás dos bastidores, a verdade é que a carreira diplomática é construída sobre experiências humanas profundas, desafios práticos e aprendizados que extrapolam as páginas dos livros.