Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Dicionário de Sociologia para o CACD

Dicionário de sociologia para o CACD: comportamento de bandwagoning

Dicionário de sociologia para o CACD: comportamento de bandwagoning

Conteúdo postado em 01/04/2021

Olá, sapientes!

 

Alguém aqui já ouviu falar no comportamento de bandwagoning? Não? Pois bem, no dicionário de sociologia para o CACD da vez, o Blog Sapi vai explicar esse conceito para, no caso de ele ser citado na primeira fase do CACD, você já estar com a resposta na ponta da língua. 

 

Mudança de significado do termo 

 

Do inglês, bandwagons são aquelas carruagens ou carroças circenses, comumente presentes em desfiles e paradas musicais. No entanto, o termo assumiu outro significado quando passou a ser usado na psicologia social e na economia comportamental. 

 

Também conhecido como "efeito adesão" e "efeito bandwagon", o comportamento de bandwagoning é a tendência dos indivíduos de agirem em conformidade com o grupo que fazem parte, como uma forma de se alinhar com a maioria ou de aceitar a influência de seus pares, ou seja, é o famoso efeito da famosa expressão cômica “maria vai com as outras”.

 

E o que caracteriza esse comportamento?

 

Esse tipo de comportamento é o que explica a moda, os resultados de algumas eleições e até comportamentos temporários de consumo das famílias que não podem ser explicados por necessidade nem, muitas vezes, gosto individual. Dessa forma, analistas de mercado e firmas podem utilizar-se dessa tendência para estabelecer estratégias publicitárias e adequar produtos às demandas coletivas dos consumidores. 

 

Vamos pegar o veganismo como exemplo disso.

 

O veganismo, como movimento político, foi forte em vários momentos desde o nascimento do movimento ambientalista nos anos 1970. No entanto, na atualidade, ser “vegano” também se tornou uma moda e um sinônimo para "dieta e alimentação saudável". Desse modo, muita gente compra alimentos veganos nem mesmo seguir uma alimentação totalmente vegana. Independentemente das preferências individuais, os consumidores continuam comprando a bolacha vegana simplesmente porque todo mundo está dando preferência para produtos veganos, o que faz desses produtos um perfeito modelo de efeito de bandwagon. Sem esquecer do fato de que muitas empresas não veganas se beneficiam disso ao produzirem linhas veganas apenas para lucrarem e não por compartilharem os ideais políticos do veganismo. 

 

E como eu me preparo para o CACD?


Para você que está começando agora sua preparação para o CACD e também para você que já se prepara há algum tempo e busca uma estratégia de estudos dinâmica e eficiente, o Sapientia acaba de lançar a Trilha Regular Extensiva (TRE), um programa pensado para otimizar sua preparação, perpassando todos os itens do edital do concurso de forma sólida e pragmática. A TRE utiliza o que há de melhor dos recursos multimídia para unir teoria, prática e aprofundamento. Curtiu a ideia?

 >>> Conheça mais sobre nosso mais novo curso regular clicando aqui.

Até a próxima!

 

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS