Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Dicionário de Sociologia para o CACD

Dicionário de sociologia para o CACD: Rururbano

Dicionário de sociologia para o CACD: Rururbano

Conteúdo postado em 03/06/2022

Olá, sapientes!

 

Hoje o Blog Sapi vai falar sobre um termo da sociologia e da geografia que é bastante relevante para entender a organização espacial do Brasil na atualidade: o rururbano. 

 

Para entendermos o que esse conceito expressa, precisamos primeiro conhecer as transformações que o espaço rural do país tem vivenciado nas últimas décadas.

 

Foi no anuário estatístico de 1965 do IBGE que os dados mostraram que a maior parte da população brasileira estava vivendo em zonas consideradas urbanas; em outras palavras, o Brasil tornou-se majoritariamente urbano naquele ano, o que não significa dizer que as funções e a cultura das zonas rurais deixaram de existir. Muito pelo contrário, desde então, a linha que dividia a dicotomia campo-cidade e rural-urbano ficou cada vez mais difícil de distinguir.

 

Novas identidades rurais ou manifestações de ruralidades começaram a ser identificadas tanto no campo quanto na cidade. Muitas vezes, essas manifestações, que poderiam ser festivais, o estabelecimento de hotéis-fazenda, ou mesmo uma estética “sertaneja” de grupos sociais, são associadas a políticas de revitalização de espaços urbanos ou de práticas que remetem às origens da cidade.

 

Nas zonas rurais, por sua vez, tem-se desenvolvido atividades não relacionadas com a agropecuária. Muitas delas são relacionadas com o turismo ambiental ou apenas outras atividades em geral, possibilitadas pela metodologia home office do trabalho a distância, algo que é muito procurado por jovens famílias em busca de melhor qualidade e menor custo de vida, longe dos centros urbanos metropolitanos. O resultado disso é um continuum entre o rural e o urbano, que chamamos de rururbano. 

 

E, para lidar com a complexidade desse tema, a OCDE criou alguns conceitos para classificar os ajuntamentos. Do menos relacionado com atividade urbanas ao mais relacionado, a organização definiu: rural remoto > rural integrado parcialmente > predominantemente urbano. Já na classificação dos municípios em rural-urbano do IBGE, inaugurado no Grande Região e população de 2010, temos: Urbano > Intermediário Adjacente > Intermediário Remoto > Rural Adjacente > Rural Remoto.

 

Cabe ressaltar que o termo rururbano tornou-se mais conhecido pelos trabalhos de Gilberto Freyre sobre o tema. O sociólogo pernambucano publicou uma série de artigos nos jornais defendendo a “rurbanização” no processo de planejamento e desenvolvimento de cidades, como uma forma de que, com as qualidades do rural e do urbano, os habitantes pudessem usufruir de uma melhor qualidade de vida.

 

Renascimento rural

 

Dessa forma, nesse processo, temos também o que se convencionou chamar de renascimento rural, que é quando o crescimento de pequenas e médias cidades do campo acompanha o crescimento da influência das metrópoles. Nisso, surgem também outros conceitos, como neorural ou novo rural, que são áreas com características fortemente rurais, mas próximas das áreas urbanas, como um transbordamento da área metropolitana. 

 

Nesses arranjos populacionais, é comum que as antigas funções produtivas ligadas ao rural sejam substituídas pelas novas funções já citadas, de home office e ecoturismo, mas mantendo a cultura e identidade do campo, como práticas de produção orgânica nas atividades agrárias e os mercados de produtos produzidos localmente.

 

Tudo isso foi possível com a melhora nas condições de acesso a serviços, como a infraestrutura de transportes e de comunicações. Sendo assim, os limites entre a cidade e o campo diluem-se, e as cidades transformam-se em pontes que ligam as áreas rurais e o mundo exterior.

 

Ser diplomata está em seus planos?

 

Se você está começando agora sua preparação para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD), o Sapientia acaba de abrir uma turma novinha para o Programa Primeiros Passos, que vai te ajudar a traçar a melhor estratégia de estudos para o concurso e sistematizar seu planejamento. Trata-se de um treinamento 100% on-line, desenvolvido sob medida para quem precisa de orientações básicas para engatar de vez os estudos para o CACD. E isso vale, também, para aqueles que já iniciaram sua preparação e estão precisando de uma forcinha extra para atualizar suas estratégias. E aí, curtiu?

 

>>> Conheça mais sobre o Programa Primeiros Passos clicando aqui.

 

Até a próxima!

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS