
Quero ser Diplomata, e agora?
Como vencer o medo de estar sempre atrasado nos estudos
Uma abordagem prática e honesta sobre foco, equilíbrio e confiança na sua trajetória.
Complemente seu Estudo
Olá, Sapiente!
O CACD 2023 está cada vez mais perto de nós e, com isso, a necessidade de iniciar uma revisão especializada para a 1ª fase só aumenta.
É por meio da revisão especializada que você descobre, por exemplo, dois temas que podem aparecer na prova deste ano: Direito Internacional Privado (DiPriv) e Sujeitos do Direito Internacional.
No Maratona CACD 2023, a revisão desses temas tem sido feita por meio de questões, que, no caso do estudo jurídico, representam o melhor meio de revisá-los. Em grande medida, esses itens são cobrados por meio da cópia da legislação.
Que tal um pequeno spoiler de como esses itens estão sendo abrangidos no Maratona?
O primeiro ponto a ser lembrado sobre o Direito Internacional Privado é que as suas normas são, por excelência, tratadas no direito interno dos Estados. Diferente do Direito Internacional Público, que é mais autônomo em termos legislativos, o Direito Internacional Privado regula os conflitos de leis no espaço; basicamente, vai determinar quais tribunais vão julgar determinado caso, assim como quais serão as leis a serem aplicadas, diante de uma situação multiconectada.
Para ficar mais elucidativo, vamos partir para um exemplo em que seria útil a aplicação do Direito Internacional Privado: um empresário brasileiro compra artigos de um fornecedor francês. Se der problema nessa relação, qual lei será aplicada? A brasileira ou a francesa? Em qual tribunal essa lei será julgada? O Direito Internacional Privado oferece subsídios para responder essas questões.
As normas do Direito Internacional Privado não resolvem o caso concreto. São normas de sobredireito. No caso brasileiro, a previsão desse normativo está na Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro (LINDB), assim como no Código de Processo Civil (CPC). No Maratona CACD 2023, o professor Victor Ávila citou alguns artigos que são fundamentais para a prova - e você pode conferi-los agora mesmo, se quiser.
Como?
Com Maratona CACD 2023, um programa completo que te permite revisitar o conteúdo constante no edital de forma intensiva, prática e estratégica, priorizando os temas mais recorrentes e atuais da primeira fase do concurso.
>>> Conheça mais sobre nosso curso regular clicando aqui.
Até a próxima!
Uma abordagem prática e honesta sobre foco, equilíbrio e confiança na sua trajetória.
O Dia do Diplomata, celebrado em 20 de abril, data do nascimento do Barão do Rio Branco, é um marco simbólico da diplomacia brasileira. Mas, além de uma homenagem ao patrono do Itamaraty, a data também nos convida a refletir sobre a cara da diplomacia hoje: quem representa o Brasil no exterior? Que vozes compõem o corpo diplomático? A dip
A carreira diplomática é frequentemente associada a eventos de gala, negociações de alto nível e viagens internacionais. No entanto, por trás dos bastidores, a verdade é que a carreira diplomática é construída sobre experiências humanas profundas, desafios práticos e aprendizados que extrapolam as páginas dos livros.