Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Sapi News

Edital CACD 2019: Tudo que você precisa saber para este ano

Edital CACD 2019: Tudo que você precisa saber para este ano

Conteúdo postado em 08/07/2019

Sapientes, a espera acabou.


O Edital do Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata foi publicado e... respira, teremos sim algumas mudanças significativas, agora com o IADES como banca organizadora. No post de hoje, vamos analisar ponto por ponto, mas é importante que você, ceacedista, leia todo o edital na íntegra. A publicação pode ser encontrada neste link.

 

DIVISÃO DAS VAGAS

As 20 vagas para este ano, já previamente divulgadas na publicação da Portaria, serão distribuídas da seguinte maneira: 15 delas para a ampla concorrência, 4 vagas para candidatos negros e 1 vaga para pessoas com deficiência.

 

PRAZO DAS INSCRIÇÕES:

As inscrições poderão ser feitas a partir das 08h do dia 17 de julho e ficarão abertas até às 23h59 de 12 de agosto, pelo site do IADES. O pagamento da inscrição neste período poderá ser feito até o dia 15 de agosto.

 

VALOR DA TAXA DE INSCRIÇÃO:

R$208,00 (duzentos e oito reais)

 

DATA E LOCAIS DA PROVA 1ª FASE: 

Aplicada em 08 de setembro de 2019, a prova da 1a Fase continuará acontecendo em todas as capitais e Distrito Federal.

 

ESTRUTURA DA PROVA OBJETIVA (1ª FASE): 

De caráter eliminatório, a prova objetiva de 2019 seguirá exatamente a mesma estrutura do CACD 2018: serão ao todo 73 questões com 4 assertivas cada uma no modelo C (Certo) ou E (errado) com a divisão de número de questões por disciplina. Caso você não se lembre, confira: 

Língua portuguesa: 10 questões
Língua inglesa: 9 questões
História do Brasil: 11 questões
História mundial: 11 questões
Política internacional: 12 questões 
Geografia: 6 questões 
Economia: 8 questões 
Direito e direito internacional público: 6 questões

 

CÁLCULO DE PONTOS DA PROVA OBJETIVA (1ª FASE):

Atenção que aqui houve mudança significativa: se no modelo anterior de prova o cálculo de pontos era baseado em "uma errada anula uma certa", o atual trouxe outra medida de proporção. Agora, duas erradas anularão uma certa. Nas palavras do edital, temos que: 

 

"5.5 A nota em cada item do tipo CERTO ou ERRADO de cada questão, feita com base nas marcações da folha de respostas, será igual a: a) 0,25 ponto, caso a resposta do candidato esteja em concordância com o gabarito oficial definitivo da prova; b) 0,125 ponto negativo, caso a resposta do candidato esteja em discordância com o gabarito oficial definitivo da prova; e c) 0,00 caso não haja marcação ou caso haja marcação dupla."

 

DATA DO GABARITO PROVISÓRIO DA PROVA OBJETIVA (1ª FASE):

Outra novidade que o Edital do CACD 2019 trouxe em comparação aos anteriores: o gabarito provisório da prova objetiva está com publicação prevista para o dia 8 de setembro de 2019, ou seja, mesmo dia da aplicação da prova. Certamente que se trata de uma mudança positiva, já que não será necessário esperar tanto tempo para saber como você foi na prova. Além disso, os candidatos que constatarem boa pontuação poderão adiantar o início de sua preparação para a fase dissertativa.  

 

QUANTOS CANDIDATOS FARÃO AS PROVAS DE 2ª FASE:

200 candidatos, sendo que 150 serão da ampla concorrência, 40 serão candidatos negros e 10 serão pessoas com deficiência. 

 

DATAS DAS PROVAS DE 2ª FASE
12 de outubro de 2019 - Prova Dissertativa de Língua Portuguesa
13 de outubro de 2019 - Prova Dissertativa de Inglês

18 de outubro de 2019 - Prova Dissertativa de História do Brasil e Geografia

19 de outubro de 2019 - Prova Dissertativa de Política Internacional e Economia

20 de outubro de 2019 - Prova Dissertativa de Direito,  Espanhol e Francês

 

MUDANÇAS NO EDITAL DESTE ANO EM CADA DISCIPLINA:

Apesar da mudança da banca organizadora para o IADES, a espinha dorsal na estrutura das provas parece ter sido mantida. Mas, ainda assim, houve mudanças que podemos considerar significativas, como é o caso, por exemplo, da prova dissertativa de Língua Portuguesa, que não terá mais contagem de palavras

E agora?


Agora, mais do que nunca, é hora de mergulhar no processo de revisão para chegar afiado para a primeira fase do concurso. E é claro que não te deixariamos sozinho nessa.  Está aberto o terceiro lote de matrículas do Maratona, nosso curso on-line intensivo de revisão para a 1a Fase do CACD 2019. Você pode se matricular no pacote completo, com todas as disciplinas, ou também pode cursar as matérias isoladamente. Clique AQUI para saber mais detalhes e garantir a sua vaga.

 

Estamos com você!

 

CACD-diplomata-itamaraty-diplomacia-edital-cacd-2019-tudo-que-voce-precisa-saber-para-este-ano

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS