Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Atualidades

Eleições na África do Sul

Eleições na África do Sul

Conteúdo postado em 21/05/2019

Olá, Sapientes!

 

No início do mês de maio, ocorreram as eleições parlamentares e presidenciais na África do Sul, vocês acompanharam? Pois bem, confirmando expectativas, o partido do presidente interino no poder foi escolhido para a presidência e também garantiu a maioria na bancada parlamentar.

 

Cyril Ramaphosa estava no comando do país desde fevereiro de 2018, quando substituiu o então presidente Jacob Zuma, o qual, após pressão de seu partido, renunciou seu cargo por denúncias de corrupção, envolvendo contratação de armamento e favorecimento de empresários.

 

O partido de Ramaphosa, o Congresso Nacional Africano (ANC), está no poder desde 1994, ano em que Nelson Mandela foi eleito, após dissolução do apartheid. No entanto, as eleições de 2019 apontaram a menor porcentagem de vitória dos últimos 25 anos, com menos de 60% dos votos, o que, de fato, torna-se um indicativo de um desgaste político da população com o partido.

 

Ramaphosa foi eleito com a promessa de promover mudanças no país, em meio a um cenário de descontentamento dos sul-africanos com seu sistema político. E essas mudanças são realmente necessárias, já que a África do Sul enfrenta uma grave crise econômica, com baixo crescimento de seu PIB e graves taxas de desemprego e desigualdade social. Cabe a nós, agora, acompanharmos os noticiários internacionais e desejarmos a reversão dessa situação para o nosso parceiro de BRICS, não é mesmo?

 

As eleições na África do Sul são tema do edital do concurso para diplomata?

 

Sim, o assunto é abordado pelo item 12, de Política Internacional, em que é cobrada a temática acerca das relações entre “A África e o Brasil”, conforme o último edital de abertura do Concurso de Admissão à Carreira Diplomática (CACD) em 2018. Nesse sentido, é importante que acompanhemos os desdobramentos das novas eleições nesse país e as relações da chancelaria brasileira com os novos representantes sul-africanos.

 

Para isso, o Sapientia oferece todo o apoio que você precisa em seus estudos. As aulas do curso regular extensivo de Política Internacional – que começaram há pouco tempo – englobam temas como a política externa brasileira, as teorias de relações internacionais, as relações do Brasil com diversos atores do cenário mundial, os temas da agenda internacional e as atualidades referentes ao edital.

 

Quer fazer parte dessa nova turma? Então saiba que as aulas são 100% inéditas, com plantão de dúvidas diretamente com o professor e material disponibilizado em PDF. Não dá pra perder, né?

 

>>> Vem com a gente para conhecer mais sobre nosso curso regular aqui.

 

Até a próxima!

 

CACD-diplomata-itamaraty-diplomacia-eleicoes-na-africa-do-sul

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS