Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Quero ser Diplomata, e agora?

Entenda a contagem de pontos para o concurso de diplomata

Entenda a contagem de pontos para o concurso de diplomata

Olá, futuras e futuros diplomatas!

 

Já estamos a pleno vapor na reta final para o CACD 2018!

 

Se você está inscrito para o certame deste ano, hoje e amanhã é o dia para verificar se sua foto foi acatada. Que tal passar lá no site do Cespe e ver?

 

E já que estamos falando do concurso, vamos abordar um tema muito importante para quem vai fazer a prova: como funciona a contagem de pontos. Para isso, vamos abordar cada fase individualmente.

 

Não se preocupa que a gente te explica tudo!

 

Primeira fase (TPS)


A primeira fase (também conhecida como TPS) é composta exclusivamente de questões objetivas. Nela, há questões de oito das dez matérias cobradas no concurso: Português, Política Internacional, Geografia, Noções de Direito e Direito Internacional Público, Inglês, História do Brasil, História Mundial e Noções de Economia.

 

O TPS é composto de 73 questões ao todo, cada uma com quatro itens. Todas as questões têm o mesmo peso, independentemente da matéria. Cada questão vale um ponto, o que significa que cada item equivale a 0,25 pontos. Ao todo, o candidato pode atingir até 73 pontos no TPS.

 

A grande questão no TPS é que existem três maneiras de marcar o gabarito:

 

C – se você acque o conteúdo do item está correto
E – se você acha que existe algum erro na redação do itemha 
Branco – se você não está seguro e deixa o item sem marcação, ou se marca tanto C quanto E para o mesmo item.


Se sua marcação estiver de acordo com o gabarito, você ganha 0,25 pontos.

 

Se sua marcação estiver em desacordo com o gabarito, você perde 0,25 pontos.

 

Se você deixou em branco ou marcou tanto C quanto E, sua nota não muda.

 

Em outras palavras, é o famoso “uma errada anula uma certa”. Por isso, é preciso estar bastante seguro na hora de marcar a resposta, já que você pode perder o ponto adquirido com um item que você havia mercado corretamente.

 

Segundo o edital do CACD 2018, existe uma nota de corte para o TPS: 29,25 pontos. Contudo, esse não é único critério para passar para as próximas fases: apenas os 260 melhores classificados seguirão em frente, sendo 195 para ampla concorrência, 52 para candidatos negros e 13 para pessoas com deficiência. Ou seja, na prática, a verdadeira “nota de corte” é bem mais alta, mas ela varia de ano a ano, de acordo com o desempenho dos candidatos. Em 2017, a última nota a passar para a segunda fase foi 44,25, na ampla concorrência.

 

O TPS funciona apenas como fase eliminatória. Em outras palavras, significa que sua nota nessa etapa não será levada em consideração na classificação final do concurso.

 

Segunda fase


Se você ficou entre os 260 melhores, parabéns, está habilitado a fazer a segunda e a terceira fase! Agora, as notas dessas fases são as que realmente vão compor sua nota final no concurso.

 

Neste ano, há uma diferença de apenas quatro dias entre as duas últimas fases, o que significa que os candidatos farão todas as provas. Isso não quer dizer que não haja critérios de eliminação na 2ª fase. Vamos ver?

 

A prova de língua portuguesa da segunda fase é composta de três atividades, que totalizam 100 pontos: Redação (60 pontos), Exercício de Interpretação I (20 pontos) e Exercício de Interpretação II (20 pontos). No entanto, para ser aprovado nessa prova, é preciso obter a pontuação mínima de 60 pontos. Ou seja: por melhor que seja seu desempenho nas demais provas, se você não tirou ao menos 60 pontos em português, já está eliminado do concurso.

 

A prova de língua inglesa também soma um total de 100 pontos, mas que se dividem em quatro partes: uma tradução de inglês para português (20 pontos); uma tradução de português para inglês (15 pontos); um resumo, em inglês, de um texto em inglês (15 pontos); uma redação em inglês (50 pontos). Como na prova de português, é preciso obter uma pontuação mínima, nesse caso, de 50 pontos.

 

Terceira Fase


A terceira fase também é composta de questões discursivas. São seis provas ao todo: História do Brasil; Política Internacional; Geografia; Noções de Economia; Noções de Direito e Direito Internacional Público; Língua Espanhola e Língua Francesa (sim, as duas línguas compõem uma única prova).

 

As provas de História do Brasil, Política Internacional, Geografia, Noções de Economia, Noções de Direito e Direito Internacional Público são compostas de quatro questões discursivas cada, sobre temas relativos a cada matéria. Cada prova é composta de duas questões valendo 20 pontos e duas valendo 30 pontos. Ou seja, cada uma dessas provas totalizam 100 pontos.

 

Já a prova de Língua Espanhola e Língua Francesa é formada por duas traduções e dois resumos. Ou seja, o candidato deve produzir uma tradução de um texto em português para o espanhol; outra tradução de outro texto em português para o francês; um resumo, em espanhol, de um texto em espanhol; e um resumo, em francês, de um texto em francês. Cada uma dessas atividades vale 25 pontos, no que a prova, ao final, totaliza 100 pontos.

 

A nota final na terceira fase equivale a soma algébrica das notas nas seis provas. No máximo, o candidato pode obter 600 pontos. Também existe um critério de eliminação: é preciso atingir a nota mínima de 360 pontos no somatório das provas da terceira fase.

 

Nota final no concurso


Como a nota do TPS é descartada, a nota final no concurso equivale à soma das notas na segunda e na terceira fase, respeitados os critérios de eliminação. As ordens são postas em ordem decrescente, e apenas 26 são aprovados no concurso. Se você achou que a nota só seria usada para passar no certame, se enganou: A nota compõe sua avaliação final no curso de formação do Instituto Rio Branco, sendo critério (junto a diversos outros fatores) para sua promoção pelo resto da carreira no Itamaraty.

 

Ufa! São muitos números, não é mesmo? Mas fica tranquilo que tudo isso vai ficar natural para você!

 

E para te ajudar nessa jornada, pode contar com o Sapi!

 

Siga nossas páginas no Facebook e no Instagram para ficar por dentro de todas as novidades do mundo diplomático.

 

Até a próxima!

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS