Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Atualidades

Entenda a relação entre o conflito Israelo-Palestino e um festival internacional de música

Entenda a relação entre o conflito Israelo-Palestino e um festival internacional de música

Conteúdo postado em 07/05/2019

Olá, Sapientes!

 

Na próxima semana, do dia 14 a 18 de maio, será transmitido um dos festivais de música mais famosos do mundo: o Eurovision Song Contest, ou, em português, o Festival Eurovisão da Canção, no qual competidores de toda a Europa disputarão um prêmio em nome de seu país. Ué, mas o que isso tem a ver com o conflito entre Israel e Palestina? Tudo! A cidade que sediará o evento, com transmissão ao vivo, em cadeia internacional, será Tel Aviv, a segunda maior cidade de Israel.

 

O agravante dessa situação é que, neste último fim de semana, o conflito entre Israel e Palestina se intensificou diante de impetuosos ataques e dezenas de mortes como resultado de um dos momentos mais violentos na região nos últimos cinco anos. O último embate mais brutal havia ocorrido em 2014, com a morte de 2.200 pessoas, conforme anunciado pela Organização das Nações Unidas.

 

O ataque deste final de semana começou na sexta-feira, 3 de maio, quando, durante protestos em Gaza contra bloqueios de Israel na região, um manifestante atirou em dois soldados israelenses. A resposta veio através de ataques aéreos, que mataram dois palestinos. Já no sábado, Gaza disparou foguetes, sendo dezenas deles abatidos por Israel. No entanto, prédios israelenses acabaram sendo atingidos e dezenas de cidadãos ficaram feridos. Em represália, Israel passou, também, a disparar foguetes, o que ocasionou na morte e ferimento de outras dezenas de pessoas.  

 

No domingo, foi anunciado um cessar-fogo pelos palestinos, porém Israel não aceitou declarar trégua no conflito. O clima ainda permanece tenso e o mundo aguarda os próximos acontecimentos desse embate. Enquanto isso, a data de realização do festival se aproxima e o governo israelense precisará garantir a segurança dos competidores, para que o evento transcorra normalmente. Cabe a nós, agora, continuar acompanhando as notícias, não é mesmo?

 

O conflito entre Israel e Palestina é assunto do edital do concurso para diplomata?

 

Não tenha dúvidas que sim. O tema é abordado por um dos pontos constantes no item 14, de Política Internacional, em que é cobrada a temática acerca do “Oriente Médio: a questão palestina”, conforme o último edital de abertura do Concurso de Admissão à Carreira Diplomática (CACD) em 2018. Nesse sentido, é fundamental que acompanhemos os desdobramentos do conflito e o posicionamento da chancelaria brasileira diante das ações executadas pelos atores em questão.

 

Para isso, o Sapientia oferece todo o apoio que você precisa em seus estudos. As aulas do curso regular extensivo de Política Internacional – que começaram há pouco tempo – englobam temas como a política externa brasileira, as teorias de relações internacionais, as relações do Brasil com diversos atores do cenário mundial, os temas da agenda internacional e as atualidades referentes ao edital.

 

Quer fazer parte dessa nova turma? Então saiba que as aulas são 100% inéditas, com plantão de dúvidas diretamente com o professor e material disponibilizado em PDF. Não dá pra perder, né?

 

>>> Vem com a gente para conhecer mais sobre nosso curso regular aqui.

 

Até a próxima!

 

CACD-diplomata-itamaraty-diplomacia-entenda-a-relacao-entre-o-conflito-israelo-palestino-e-um-festival-internacional-de-musica

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS