
Quero ser Diplomata, e agora?
Como vencer o medo de estar sempre atrasado nos estudos
Uma abordagem prática e honesta sobre foco, equilíbrio e confiança na sua trajetória.
Complemente seu Estudo
Olá, Sapiente!
Antes de falarmos da “Era Vitoriana”, devemos lembrar que a Inglaterra possuía hegemonia no cenário internacional durante o século XIX. Ela dominava o comércio internacional, administrava as finanças internacionais por meio do padrão-ouro, bem como tinha influência em políticas regionais e mundiais. Esse cenário, no entanto, só foi “interrompido” depois das Guerras Mundiais, quando os Estados Unidos assumiu esse papel de liderança do sistema internacional.
Nesse sentido, parte dessa supremacia inglesa deu-se durante o reinado da rainha Vitória, entre 1837 a 1901. Além do longevo período de império, Vitória foi conhecida como “Rainha Avó da Europa” devido à quantidade de herdeiros e herdeiras de tronos espalhados pelo continente europeu. Em termos econômicos, a “Era Vitoriana” foi marcada pela grande ascensão da burguesia industrial (lembra que é a fase, inclusive, da Revolução Industrial? E a Inglaterra foi, aliás, pioneira nesse processo). Ademais, em 1849, a revogação do Ato de Navegação, sancionado por Oliver Cromwell, foi importante nesse processo de crescimento, diante do estímulo ao liberalismo econômico. Foi nessa época, também, que se assistiu à revolução dos meios de transporte (como o uso do barco a vapor) e à evolução de ferrovias.
Imperalismo Britânico
A “Era Vitoriana” foi caracterizada pelo Imperialismo Britânico. O Império Inglês, substancialmente, expandiu-se para a Ásia e para a África. Chegou a dominar quase um quarto do planeta, o que lhe rendeu a denominação de “o Império no qual o Sol nunca se põe”. Diante da chamada Pax Britânica, o crescimento não foi somente em termos econômicos, mas também populacionais. O número populacional também cresceu - isso se justificou pelo aumento da taxa de natalidade e pela também diminuição da taxa de mortalidade. Como “nem tudo são flores”, no entanto, a “Era Vitoriana”, apesar de representar a grandiosidade britânica, também mostrou a sociedade dual inglesa. Diante do desenvolvimento industrial, parte da população vivia sob condições precárias, com baixos salários e condições de trabalho ruins.
Sob esse período, rondam diversas histórias. Não à toa, portanto, que foram lançados diversos filmes e séries sobre a temática. Vamos, então, deixar uma indicação para entender melhor esse período: o filme britânico de 2009, The Young Victoria (A Jovem Rainha Vitória), conta um pouco sobre os primeiros anos de reinado da rainha.
Quer se preparar para o CACD 2023 com o Sapi?
O Programa Primeiros Passos pode te ajudar! Com o objetivo de traçar a melhor estratégia de estudos para o concurso e sistematizar seu planejamento, o Primeiros Passos é um treinamento 100% on-line, desenvolvido sob medida para quem precisa de orientações básicas para engatar de vez os estudos para o CACD. E isso vale, também, para aqueles que já iniciaram sua preparação e estão precisando de uma forcinha extra para atualizar suas estratégias.
E aí, curtiu?
>>>> Conheça mais sobre o Programa Primeiros Passos clicando aqui.
Até a próxima!
Uma abordagem prática e honesta sobre foco, equilíbrio e confiança na sua trajetória.
O Dia do Diplomata, celebrado em 20 de abril, data do nascimento do Barão do Rio Branco, é um marco simbólico da diplomacia brasileira. Mas, além de uma homenagem ao patrono do Itamaraty, a data também nos convida a refletir sobre a cara da diplomacia hoje: quem representa o Brasil no exterior? Que vozes compõem o corpo diplomático? A dip
A carreira diplomática é frequentemente associada a eventos de gala, negociações de alto nível e viagens internacionais. No entanto, por trás dos bastidores, a verdade é que a carreira diplomática é construída sobre experiências humanas profundas, desafios práticos e aprendizados que extrapolam as páginas dos livros.