Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Quero ser Diplomata, e agora?

Estudar sozinho x Estudar acompanhado: qual o melhor método?

Estudar sozinho x Estudar acompanhado: qual o melhor método?

Olá, sapientes!

 

Agora que já temos edital, é oficial: o CACD 2018 está entre nós!

 

E você, está com os motores a pleno vapor?

 

Pra te ajudar nos estudos, vamos conversar sobre uma dúvida comum entre os aspirantes à carreira diplomata:

Afinal, é melhor estudar sozinho ou acompanhado?

 

Vem que a gente te conta!

 

Vantagens de estudar sozinho


Ah, a solidão… Para muitos, estar na sua mesa, apenas você e seus cadernos, é sinônimo de paz de espírito. Dessa forma, o estudo ocorre sem maiores distrações, e o desafio de cada matéria é apenas entre você e você mesmo.

 

Por que estudar sozinho pode ser bom?

 

- Você monta seus horários


Quando você estuda sozinho, você é o chefe! Apenas as suas prioridades estão na mesa, e você pode fazer o que quiser com elas. Assim, você tem total liberdade para definir quanto tempo vai despender em cada matéria.

 

- Você imprime seu ritmo


Está tendo dificuldade em algum tema? Não tem problema, é só modificar seu planejamento para dedicar algumas horas a mais a ele. Esse outro assunto é mais fácil? Vamos logo para o próximo! Estudando sozinho, você não precisa se preocupar se os demais já dominam ou não a matéria; tampouco faz diferença se é você que precisa de mais um tempinho.

 

- Menos distração


Essa aqui é relativa. Especialmente para pessoas mais sociáveis, estudar em grupo pode ser uma distração, se você não desenvolveu bem sua disciplina.

 

Imagina só: vocês estão estudando a Revolução Farroupilha, aí começam a falar de Giuseppe Garibaldi. De repente, alguém lembra que teve eleições italianas recentemente; logo depois, outra pessoa menciona que a Itália sequer foi classificada na Copa… como vocês chegaram aí?! Às vezes, o tema é até relevante para o CACD, mas é importante manter o foco no que está sendo estudado.

 

Claro, esse tipo de digressão é totalmente possível quando se está sozinho também! Mas isso pode ser potencializado se outras pessoas não estão muito focadas.

 

No fim das contas, é uma questão de ser disciplinado e se ater ao planejamento, seja sozinho ou acompanhado.

 

Vantagens de estudar acompanhado


Ah, vamos lá: somos seres humanos, e seres humanos são sociáveis! Em um concurso de alto nível como o de Diplomata, é importante aquela sensação de que outras pessoas estão segurando a mesma barra que você. Sem falar que pode ser mais produtivo!

 

E aí, por que estudar em grupo pode ser bom?

 

- Dúvidas em conjunto


A união faz a força! Você pode ser bom em história e português, por exemplo, enquanto que seu companheiro se sai bem em economia e geografia. Em caso de dúvidas, vez de ir procurar na fonte, o que pode levar mais tempo, você pode simplesmente perguntar ao(à) seu(ua) amigo(a). Da mesma forma, você pode ajudar outra pessoa, o que é também é bom para você consolidar o conteúdo.

 

- Incentivo mútuo


A gente sabe: tem dias que não são fáceis. Você levanta, e a vontade de estudar não vem nunca. E agora?

 

Estudar em grupo é uma boa maneira se manter motivado. Você passa a ter um compromisso com outros, e não apenas consigo mesmo, o que dá um senso de responsabilidade. Além disso, desabafar com alguém que sabe como é tortuoso o caminho do CACD às vezes é tudo que você precisa.

 

- Troca de anotações


O tempo é curto, e o edital é grande! Uma das formas de otimizar seu tempo é aproveitando anotações que seu colega já tenha feito. Claro, a cortesia sugere que você também tenha algo para oferecer! Seja com flashcards ou o resumo de algum livro, estudar com a ajuda de amigos é uma ótima maneira de montar um caderno mais robusto.

 

E você, como prefere estudar? Pra muita gente é bom conciliar os dois métodos, não é mesmo?

 

Se você tem dificuldade de encontrar ceacedistas em sua cidade, dá um grito! Procura em grupos de Facebook, ou até aqui nos comentários… quem sabe você não encontra alguém para turbinar seus estudos?

 

Pra acompanhar tudo sobre o CACD 2018, não se esqueça de acompanhar o Sapi no Facebook e no Instagram.

 

Até a próxima!

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS