Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Matricule-se Agora

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Quero ser Diplomata, e agora?

Existe vida após o TPS?

Existe vida após o TPS?

Olá, futuros diplomatas! Como vão os estudos?

 

Na semana passada tivemos novidades no universo do CACD!

 

Na última sexta-feira (14/09) foi divulgado o gabarito definitivo do TPS 2018. Com ele, 260 felizardos foram convocados para as próximas fases (parabéns, pessoal!). Mas os outros 5.034 inscritos tiveram que deixar o sonho do Itamaraty para 2019. Para muita gente, foi o momento de perguntar: e agora? Existe vida após o TPS?

 

E a resposta é: claro que sim!

 

Apesar do momento difícil, essa é uma das partes mais importantes na preparação rumo ao Itamaraty. É um momento de reflexão, em que se deve avaliar os resultados e traçar a estratégia para os próximos meses e o ano seguinte.

Por isso, vamos te dar algumas dicas hoje no Blog Sapi sobre o que fazer no pós-TPS. Vamos nessa?

 

Calcule sua nota

 

Com a saída do gabarito definitivo, muita coisa muda na sua nota. Neste ano, nove itens foram anulados. Isso sem contar as mudanças de gabarito (de “C” para “E” e vice-versa). Só com a nota definitiva você pode saber como foi seu desempenho real na prova, e isso é essencial para se preparar para o ano seguinte.

 

Mas ó, nada de ficar muito triste, tá? Se a sua nota foi baixa, pense pelo lado positivo: você tem um ano inteiro para mudar isso. Mãos à obra!

 

Os gabaritos oficiais estão disponíveis na página do concurso no Cespe, divididos por manhã e tarde. É um pouco chato porque você precisa tomar como referência a ordem das questões da prova disponibilizada no site, que pode estar diferente da sua prova. Mas vale a pena.

 

Avalie seu desempenho

 

Em uma prova capciosa como o CACD, você pode errar um item por vários motivos. Mas é importante saber por quê: foi falta de conhecimento do assunto? Foi um erro convicto? Você sabia o assunto, mas a redação do item te deixou confuso? Ou era algo tão específico que não tinha como acertar a famosa “cota da banca”?

 

Além disso, é essencial conferir seu desempenho por matéria. Onde você teve mais dificuldade? Que tópicos do edital caíram? Como você se saiu nos assuntos que você já estudou?

 

Acompanhe as próximas fases

 

Mesmo que você não vá prestar as fases avançadas neste ano, é importante estar por dentro do que será cobrado. Por isso, não desista do CACD 2018 ainda! Fique ligado nas provas que estão vindo; afinal de contas, ano que vem você estará lá fazendo-as.

 

 

Neste sábado e domingo (22 e 23) já teremos a Segunda Fase, com as provas de Português e Inglês. E já na semana seguinte a Terceira Fase segue firme, com provas de História do Brasil e Geografia (sexta-feira 28), Política Internacional e Economia (sábado 29) e Direito e Francês/Espanhol (domingo 30).

 

 

Fique de olho nas questões, converse sobre elas com seu professor, quem sabe até faça algumas! Tudo isso será importante para sua preparação para o ano seguinte.

 

Não desanime!

 

Lembre-se: o caminho para a diplomacia é uma maratona. Apesar de ser possível passar logo no primeiro ano, é mais comum que se levem alguns anos até chegar na aprovação. Muitos são os candidatos que somaram bons e maus desempenhos no TPS, até finalmente terem seus nomes na listas de aprovados. A palavra é uma só: resiliência.

 

Talvez você queira descansar um pouco antes de retomar os estudos. Isso é normal, mas lembre-se: não deixe a peteca cair! Mais do que uma competição, o CACD é uma batalha que você trava com você mesmo. É essencial acreditar que você vai vencê-la um dia :)

 

E se você está pronto pro próximo confronto, ainda dá tempo de aproveitar o 1º Workshop sobre como Estudar para o Concurso da Carreira de Diplomata, com Priscila Zillo e participação de Fernando Mesquita. A primeira aula já está disponível e é 100% online e 100% gratuito. Inscreva-se aqui!

 

A verdade ainda está lá fora, futuras e futuros diplomatas.

 

Vamos em frente!

ARTIGOS RELACIONADOS