Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Quero ser Diplomata, e agora?

Habemus portaria! O que fazer na reta final de preparação para o CACD 2018

Habemus portaria! O que fazer na reta final de preparação para o CACD 2018

Olá, futuros diplomatas!

 

É oficial! Como a gente já falou, a portaria autorizando o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata foi publicada. Com isso, confirmamos o que a gente sempre soube: vai ter concurso esse ano! E agora entramos em contagem regressiva para a publicação do edital.

 

A emoção é grande, mas é hora de respirar fundo e decidir: o que fazer daqui em diante?

 

Se você está em dúvida sobre se deve ou não prestar o concurso de 2018, sugerimos dar uma lida nesse post que fizemos sobre o tema.

Mas se você já sabe que a prova deste ano é para você, vamos te dar algumas dicas para orientar sua preparação nesses últimos meses antes da prova. Preparado(a)?

 

Fale com quem você se importa

 

Não foi à toa que a portaria foi publicada no Dia dos Namorados. Quem estuda para o CACD entra em um relacionamento sério com o concurso!

 

Brincadeiras à parte, dado o nível de compromisso necessário para passar na prova, é preciso que aqueles que estão próximos de você estejam à par do seu nível de comprometimento. Namorado(a), família, amigos, trabalhos: é importante que todos entendam que você vai estar menos disponível nos próximos meses. E assim você pode dedicar seu tempo ao concurso com paz de espírito (na medida do possível).

 

Foco no agora

 

É comum bater aquele frio na espinha quando cai a ficha de que o concurso vai mesmo acontecer. O passo seguinte é respirar fundo e olhar só para frente. Não pense no passado ou no que você deixou de fazer; aproveite o tempo que você tem agora e vá fundo!

Para conseguir aproveitar bem o tempo que você tem de agora em diante, vale tudo! Por exemplo: sabe aquelas músicas que te colocam lá em cima, que fazem você pensar “eu quero, eu posso, eu consigo”? Agora é a hora de fazer uma playlist com elas. Se você já tem uma, dá o play e coloca no repeat!

 

Evite assuntos novos

 

Essa dica é importante para quem já está nos estudos há algum tempo. Muitas vezes, com confirmação do concurso, os candidatos querem aproveitar todo o tempo para ver TUDO que sobrou do edital. Mas será que esse é melhor caminho?

 

Nosso cérebro precisa de um tempo para poder acomodar informações novas. Da publicação do edital até a prova, só haverá quarenta e cinco dias. Por isso, como essa reta final já é reduzida, agora não é o melhor momento para isso.

 

Se você já conseguiu varrer todo o edital, ótimo! Agora é o momento de aparar as arestas e testar como estão seus conhecimentos de tudo que você estudou.

 

Mas se você viu uma parte, fique tranquilo: seu compromisso é com o que você já estudou. Vale mais garantir o que você já sabe do que tentar se aventurar em novos assuntos, que demandarão muito tempo e esforço para serem aprendidos e podem não ter um retorno favorável.

 

Questões, questões e mais questões

 

Os editais dos últimos anos fixaram que apenas as 300 maiores notas passariam para as fases escritas. Por isso, a Primeira Fase do concurso, conhecida como TPS, é como a muralha de Game of Thrones: seu intuito é justamente barrar a maioria dos candidatos.

Costuma-se dizer que o TPS é mais um teste de resistência e atenção do que de conhecimento. Muitas vezes, você sabe o conteúdo do item, mas a maneira como ele foi escrito te deixa em dúvida.

 

Como resolver isso? Ora, entrando de cabeça na “gramática Cespe”: quanto mais questões você fizer, mais você se acostuma à maneira que o Cespe cobra os tópicos.

 

Fazer questões é a melhor maneira de averiguar se você realmente está dominando os assuntos; além disso, também é uma avaliação se você está dominando as pegadinhas da banca.

 

Você pode fazer baterias de questões avulsas, mas também é importante que você…

 

Simule as condições de prova.

 

Imagina você estar totalmente preparado para prestar o concurso, com todos os assuntos na ponta da língua, mas… não conseguir terminar a prova a tempo?

 

Para evitar que esse pesadelo (comum nas noites dos ceacedistas) se torne realidade, é importante simular como você se sai no formato de prova.

 

Tire um dia tranquilo, vá para um canto isolado (se tranque no quarto, alugue uma sala de estudos, expulse todo mundo de casa aos gritos se for necessário), prepare alguns lanches, encha uma garrafa d’água e divirta-se!

 

Todas as provas do CACD dos anos passados estão disponíveis no site do Cespe. É só baixar, fazer e depois conferir seu desempenho.

Se você passar do tempo previsto para cada prova, não se desespere. Ainda há tempo de reverter essa situação, e essa será sua meta.

Ah, e não se esqueça de reservar um tempo para a marcação do gabarito, hein?

 

Planeje sua revisão

 

É hora de entrar num regime focado de revisão! Quer saber como fazer isso? O Sapi vai te ajudar!

 

Confira nosso curso totalmente voltado para a Primeira Fase do CACD para aprender como fazer uma revisão verdadeiramente eficiente!

E não se esqueça de acompanhar a gente no Facebook e Instagram para saber em primeira mão todas as novidades do CACD 2018!

 

Sebo nas canelas, pessoal!

 

Até a próxima!

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS